Semana ativa na economia, política deve pressionar ativos de risco; hoje, feriado nos EUA reduz liquidez

Por
Atualizado há mais de 2 anos
As bolsas da Ásia fecharam em queda na segunda-feira, pressionando as bolsas europeias e as commodities minerais, metálicas e de energia com o aumento das tensões em Hong Kong. O ouro e o iene sobem em dia de menor apetite por risco e feriado do Dia dos Veteranos nos Estados Unidos, que deve reduzir a liquidez no pregão na B3. No mundo, a semana deve ser de discursos de lideranças do Federal Reserve, de dados nas maiores economias do mundo e de expectativa quanto ao acordo comercial entre os EUA e a China. No Brasil, após semana marcada pela soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma realização saudável nos mercados, o câmbio deve sentir alguma pressão extra, assim como as ações mais liquidas no índice Bovespa. Nesta semana teremos Reunião dos BRICS em Brasília, a última leva de balanços trimestrais e mais um episódio de instabilidade política na América Latina, dessa vez na Bolívia, que continua sem liderança após a renúncia de Evo Morales à Presidência do país.
O governo da Bolívia estava sem liderança até a noite de ontem, logo que a renúncia de Evo Morales à Presidência da República obrigou os chefes do poder Legislativo a se demitir. Adriana Salvatierra, presidente do Senado, entregou o cargo, deixando em suspense a sucessão constitucional e forçando a uma reunião extraordinária da Assembleia Legislativa Plurinacional – órgão que decide como deve se reorganizar a institucionalidade na nação andina em uma situação inédita, como a atual. Morales, que até ontem era o mandatário com mais tempo no poder na América do Sul, desde 2006, renunciou em meio à forte pressão por um suposto fraude na eleição de outubro – que o reelegeu – que desencadeou três semanas de violentos confrontos no país.
Aparições públicas do presidente Donald Trump e do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, devem marcar a semana na ausência de uma definição em torno da guerra comercial entre os EUA e a China. Trump discursa no Clube Econômico de Nova Iorque na terça, e o investidor deve ficar atento ao que ele falar em relação à disputa. Powell será sabatinado no Senado e Câmara americanos entre quarta e quinta-feira. No total, haverá nove falas de lideranças do Fed, mesmo em uma semana mais curta, marcada pelo feriado de hoje do Dia dos Veteranos. Já na Europa e na Ásia, os dados econômicos deverão ser os protagonistas – ajudados pela temporada de divulgação de balanços de terceiro trimestre quase no final.
Últimas
Atualizado há cerca de 11 horas
Atualizado há cerca de 13 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.