0

Taxa de juros no Brasil e nos EUA, serviços, Ucrânia: Calendário Econômico

mercados

Taxa de juros no Brasil e nos EUA, serviços, Ucrânia: Calendário Econômico

As decisões sobre a taxa de juros no Brasil e nos EUA são os destaques do dia; no radar, serviços e discurso do presidente da Ucrânia

Taxa de juros no Brasil e nos EUA, serviços, Ucrânia: Calendário Econômico
beatriz-cantadori

Atualizado há 2 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 16 de março– Nesta super quarta, dia que coincidem as reuniões monetárias no Brasil e nos Estados Unidos, os juros são os destaques do Calendário Econômico. Enquanto por aqui a estimativa é que o Comitê de Política Monetária do Banco Central, Copom, desacelere o ritmo, o Comitê Federal de Mercado Aberto do Federal Reserve, FOMC, deve iniciar o ciclo de alta nos EUA.

Além disso, os investidores acompanharão a pesquisa de serviços de janeiro, na agenda econômica nacional. O discurso do presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky ao Congresso americano, também está no radar. Confira abaixo o calendário completo!

Brasil

IPC-S – A Fundação Getulio Vargas, FGV, informará, às 8h, o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal, conhecido pela sigla IPC-S, referente ao período entre os dias 5 e 12 de março. Na quadrissemana anterior, houve inflação de 0,47%.

Inflação – Outro dado inflacionário divulgado pela FGV no mesmo horário é o Índice Geral de Preços – 10, IGP-10, de março. As informações do índice são coletadas entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês de referência. Em fevereiro, o indicador subiu 1,98%.

Serviços – Às 9h, sai a pesquisa de serviços de janeiro. Em dezembro, o levantamento registrou avanço de 1,40% na base mensal, e de 10,40% na anual.

Teleconferências – No mesmo horário, a Yduqs fará uma teleconferência de resultados do quarto trimestre. Depois, às 14h, será a vez da CVC Brasil, e às 15h, ocorrerá a reunião da SLC Agrícola.

TC Rádio– A economista-chefe da Claritas Investimentos, Marcela Rocha, concederá entrevista à TC Rádio, no programa Espresso da Manhã, às 9h30. Mais tarde, às 15h, o economista-chefe do banco Modalmais, Álvaro Bandeira, participará da cobertura especial sobre o FOMC. Depois, às 18h30, a conversa será com o sócio e economista da Reach Capital, Igor Barenboim, para falar sobre o Copom.

Taxa Selic– Os investidores acompanharão o segundo dia da reunião do Copom, que anunciará, às 18h, a taxa básica de juros, Selic. A autarquia pode dar pistas sobre os próximos passos da política monetária do país. Atualmente, os juros estão em 10,75% ao ano, e é esperada alta de 100 pontos-base.

Pesquisa eleitoral– Será divulgada às 14h a pesquisa eleitoral feita pelo PoderData, instituto do portal Poder360, com projeções sobre a disputa presidencial de 2022.

Câmbio – O Banco Central anunciará, às 14h30, o fluxo cambial da semana terminada em 11 de março. O saldo da semana anterior foi de US$1,14 bilhões.

Vencimento de opções– Os investidores devem ficar atentos ao vencimento de opções sobre o Ibovespa na Bolsa de Valores brasileira, a B3. Este é o último dia para exercer o direito de comprar ou vender o ativo pelo preço pré-determinado.

Balanços– Após o fechamento do mercado, a Aliansce Sonae, a Bemobi, a MRV, a Unipar Carbocloro, a Alliar, a Braskem, a Marisa Lojas e a Petz divulgarão os lucros líquidos do quarto trimestre.

EUA

Varejo– As vendas no varejo de fevereiro serão informadas às 9h30, no horário de Brasília. Espera-se alta de 0,4% na comparação mensal e de 15% na base anual. Além disso, será informado o núcleo do varejo, que exclui automóveis, combustíveis, materiais de construção e alimentação, referente ao mesmo período.

Exportações – Ainda nesse horário, será informada a variação mensal no preço de bens exportados e importados em fevereiro. A expectativa é de alta de 1,60% e de 1,50%, respectivamente.

Discurso – O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky fará, às 10h, um discurso ao Congresso Americano.

Mercado imobiliário – Será anunciado às 11h o índice NAHB do mercado imobiliário residencial americano, referente a março.

Petróleo – Já às 11h30, agência governamental americana Administração de Informação de Energia, EIA, atualizará os estoques de petróleo do país referentes à semana terminada em 11 de março. A expectativa é de saldo negativo de 1,375 milhão de barris.

Juros – O FOMC se reunirá às 15h para decidir a Taxa Fed Funds, equivalente aos juros básicos, que estão entre 0,00% e 0,25%. A expectativa é de elevação em 25 pontos-base, iniciando o ciclo de alta.

Dot plot – Também será anunciado no mesmo horário, o “Dot plot”, que é a pesquisa trimestral com perspectivas do Federal Reserve, banco central americano, sobre juros, emprego, Produto Interno Bruto, PIB, e inflação, no país.

Jerome Powell – A tradicional coletiva de imprensa com o presidente do banco central americano, Jerome Powell, ocorrerá às 15h30, após a decisão do FOMC.

Texto: Beatriz Lauerti
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação

Nesta matéria

YDUQ3

YDUQS PARTICIPACOES S.A.

16,98

1,06

+6,29%

Relacionadas

CVCB3

CVC BRASIL OPERADORA E AG...

13,08

0,68

+5,26%

SLCE3

SLC AGRICOLA S.A.

51,85

1,24

+2,26%

ALSO3

ALIANSCE SONAE SHOPPING C...

19,71

0,41

+2,06%

BMOB3

BEMOBI MOBILE TECH S.A.

14,27

0,12

+0,86%

MRVE3

MRV ENGENHARIA E PARTICIP...

9,94

0,28

+2,74%

UNIP6

UNIPAR CARBOCLORO S.A.

98,07

2,24

+2,23%

AALR3

CENTRO DE IMAGEM DIAGNOST...

19,85

-0,02

-0,10%

BRKM5

BRASKEM S.A.

41,85

1,40

+3,30%

AMAR3

MARISA LOJAS S.A.

2,23

0,08

+3,36%

PETZ3

PET CENTER COMERCIO E PA...

13,33

0,51

+3,67%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.