0

UBS eleva projeção final da taxa Selic para 12%

mercados

UBS eleva projeção final da taxa Selic para 12%

Para o UBS, o ciclo de alta da taxa Selic deve se estender até 12% devido à piora nas expectativas para a inflação no ano que vem

UBS eleva projeção final da taxa Selic para 12%
cintia-thomaz

Atualizado há 5 meses

Ícone de compartilhamento

Rio de Janeiro, 9 de dezembro – Depois da reunião da quarta-feira, 8, do Comitê de Política Monetária, o Copom, os analistas do banco UBS projetam agora que a taxa Selic chegará a 12,00% ao ano em março de 2022, ante uma expectativa de 11,50%, diante da piora das estimativas para a inflação.

Em relatório assinado por Alexandre de Azara, Fabio Ramos e Roque Montero, o UBS acredita o Copom realizará uma alta na taxa Selic de 1,5 ponto percentual na próxima reunião e de 1,25 ponto percentual em março.

Ontem, o Copom elevou o juro em 1,5 ponto percentual, como o consenso do mercado previa, e antecipou um aumento da mesma magnitude em fevereiro para controlar a pressão inflacionária, enquanto a atividade econômica ainda apresenta sinais de enfraquecimento.

Na análise dos economistas, o Banco Central já sinalizou que não vai reduzir a taxa básica de juros antes de convergir a inflação. “As taxas terminais podem ser menores se as expectativas de inflação para 2023, convergirem de volta para 3,25%, antes da reunião de 16 de março”, aponta o comunicado.

Aperto monetário

Para o UBS, a maior surpresa foi justamente nas estimativas em relação ao IPCA, índice considerado a inflação oficial. Para 2022 e 2023, as expectativas do Banco Central são agora de uma inflação de 4,7% e 3,2%, respectivamente, ante 4,1% e 3,1%.

O relatório ainda pontua que, nas duas reuniões anteriores, o Copom considerou o ritmo como o ‘adequado para garantir a convergência da inflação para a meta no horizonte”. Contudo, os analistas do UBS afirmam que, no encontro de ontem, o Banco Central não se referiu mais ao “ritmo”, mas mencionaram que dado o “risco de redução das expectativas de longo prazo, é apropriado avançar o processo de aperto monetário de forma significativa até o processo de desinflação”.

Texto: Cintia Thomaz
Edição: Nicolas Nogueira
Imagem: Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.