Yields em alta derrubam futuros; ministérios e orçamento no radar: Espresso
Os futuros acionários dos EUA estão em queda, com Nasdaq Composto intensificando recuo com a elevação dos Treasuries Yields.

Por
Atualizado há cerca de 1 ano
São Paulo, 30 de março – O dia no exterior começava mais tranquilo do que a véspera, quando a chamada de margem afetando o fundo americano Archegos Capital Management pressionou as ações dos maiores bancos. Na véspera do anúncio do plano de infraestrutura de US$3 trilhões do presidente americano Joe Biden, que deve envolver aumento de impostos, os futuros dos índices acionários de Nova Iorque operam em queda. O Nasdaq Composto intensificou recuo com a elevação dos rendimentos dos títulos do Tesouro americano, os Treasuries yields. O Índice Dólar DXY, que acompanha o dólar ante outras moedas, opera acima dos 93 pontos.
Segue preocupação com efeito Archegos
Olhando para a agenda, o principal indicador do dia nos Estados Unidos é a confiança do consumidor americano de março, pelo Conference Board. No plano de fundo segue a preocupação com a irradiação do efeito Archegos, na forma de aperto de condições para fundos e investidores ultra alavancados.
Algum dia tínhamos que ver ajustes nas posições de extremo risco. Nada é eterno, nada é imutável. Mas, prova de que algumas regras têm sua exceção, Goldman Sachs e Morgan Stanley voltaram a liquidar posições antes de outros bancos. A perspicácia dos dois maiores bancos de investimento americanos é perene.
Entre as commodities, o petróleo opera em baixa, apesar da liberação do tráfego no Canal de Suez, antes da reunião dos países produtores na quinta-feira. O minério de ferro futuro fechou em queda hoje em Dalian.
Reforma ministerial deve ser bem recebida pelos investidores
No Brasil, ofuscado ontem pela reforma ministerial do presidente Jair Bolsonaro, persiste o impasse com o Orçamento da União para 2021, classificado como inexequível pelo Ministério da Economia e que pressiona juros e dólar.
Já a mudança na Esplanada dos Ministérios tende a ser recebida com otimismo. O investidor deve enxergar melhor governabilidade depois que o presidente demitiu o chanceler Ernesto Araújo e deixou a articulação política no Planalto para uma deputada aliada do presidente da Câmara, Arthur Lira. No entanto, a mudança não contempla todos os pleitos do bloco do Centrão.
O ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, está sob pressão depois que os Estados Unidos exigiram ontem redução rápida do desmatamento ilegal. Fica no radar o descontentamento militar com a demissão do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. A tentativa de Bolsonaro de ampliar seu apoio nas Forças Armadas em meio ao agravamento da crise sanitária e a sua queda de popularidade aparentemente fracassou.
Confira outras notícias sobre Brasília
O aprofundamento do conflito entre a ala ideológica do governo e o bloco conhecido como Centrão, que busca alinhar o presidente Jair Bolsonaro com um figurino pragmático e eleitoralmente viável em 2022, abriu espaço para uma reforma ministerial que fortalece o ministro da Economia, Paulo Guedes. É o que apontam fontes da TC Mover com conhecimento direto no assunto. Leia mais.
Acelerar a vacinação em massa e garantir auxílio emergencial maior serão duas fortes pressões nos próximos dias sobre o presidente Jair Bolsonaro e sobre o Congresso, indicando a necessidade não apenas de o governo destravar a imunização, inclusive para setores de baixa renda, como de ampliar esforços pelo equilíbrio fiscal. Leia mais.
Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover
Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.
Leia também
Calendário Econômico: IGP-M, Caged, Governo Central
Especial: Mudança ministerial favorece alinhamento entre Guedes e Lira
Bolsas oscilam com perdas de fundo; no radar, reforma ministerial, Caged: Espresso
Últimas
Atualizado há cerca de 3 horas
Atualizado há cerca de 4 horas
Atualizado há cerca de 6 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.