0

Datafolha mostra Lula vencendo eleições no 1º turno

politica

Datafolha mostra Lula vencendo eleições no 1º turno

Confirmando pesquisas anteriores, o ex-juiz Sergio Moro aparece na frente entre os nomes da terceira via, mas bem abaixo de Bolsonaro

Datafolha mostra Lula vencendo eleições no 1º turno
stefanie-rigamonti

Atualizado há 5 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 16 de dezembro – A última pesquisa Datafolha de intenções de votos, divulgada nesta quinta-feira, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disparado à frente dos demais candidatos à Presidência da República, vencendo em primeiro turno em todos os cenários simulados.

Na primeira simulação, com um leque menor de candidatos, Lula, do PT, aparece com 48% dos votos, seguido do presidente Jair Bolsonaro, do PL, com 22%.

Em relação à terceira via, confirmando pesquisas anteriores, o ex-juiz federal Sergio Moro, do Podemos, aparece com 9% dos votos, Ciro Gomes, do PDT, com 7%, e o governador paulista João Doria, do PSDB, com 4%.

Bancos e nulos somam 8%, e os que responderam que não sabem são 2% dos entrevistados.

Como a soma das porcentagens de todos os candidatos está abaixo dos 48%, nesse cenário, Lula venceria no primeiro turno, assim como em pesquisa do Ipec, na terça-feira, que mostrou o ex-presidente vencendo no primeiro turno com 56% dos votos válidos, descontando brancos e nulos.

Ainda no Datafolha, em um segundo cenário, com mais candidatos, as intenções de voto não mudam muito: Lula tem 47%, seguido de Bolsonaro, com 21%, enquanto Moro e Ciro ficam com a mesma porcentagem de votos do cenário anterior. Doria aparece com 3%.

Entre os nomes alternativos, a senadora Simone Tebet, do MDB, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do PSD, têm 1% das intenções de voto. Alessandro Vieira, do Cidadania, Aldo Rebelo, sem partido, e Felipe d’Ávila, do Novo, não pontuaram.

Apenas entre o empresariado, Bolsonaro aparece à frente, com 47%, enquanto Lula foi a escolha de 21% dos empresários entrevistados. O petista é a escolha número um da maioria dos moradores do Nordeste, com 61%, enquanto o atual presidente tem apenas 16% dos votos de quem ganha até dois salários mínimos. Moro é a escolha de 17% da população com até dez salários mínimos, e de 2% dos desempregados.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 16 de dezembro, e entrevistou 3.666 pessoas com mais de 16 anos presencialmente em 191 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Texto: Stéfanie Rigamonti
Edição: Renato Carvalho e Gustavo Boldrini
Imagem: Vinicius Martins / Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.