0

Economista-chefe da Necton prevê vitória de Lula em 2022

politica

Economista-chefe da Necton prevê vitória de Lula em 2022

Para André Perfeito, macroeconomia complica situação de Bolsonaro, mas, em caso de vitória de Lula, "os juros não vão cair rapidamente"

Economista-chefe da Necton prevê vitória de Lula em 2022
cintia-thomaz

Atualizado há 4 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 19 de janeiro – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sair vitorioso na eleição de 2022 e a tendência de queda da taxa de juros no Brasil não será “rápida”, afirmou o economista-chefe da Necton André Perfeito em entrevista à TC Rádio.

“Do ponto de vista macroeconômico, o presidente Bolsonaro tem uma situação extremamente difícil, com uma Selic em um ciclo de alta, com topo estimado próximo ao patamar de 12%, uma inflação que encerrou 2021 com 10%.Por isso, eu vejo o Lula com mais chances de ganhar, mas é importante destacar que, em caso de vitória, os juros não vão cair rapidamente”, avaliou, em sua participação ao vivo no Espresso da Manhã.

Perfeito falou sobre a carta aberta que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, endereçou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, em que indicou razões para justificar o descontrole da inflação. Na carta, Campos Neto citou o desarranjo das cadeias de produção, mas desprezou o fato de o câmbio estar muito pressionado no Brasil.

“Campos Neto tem razão nisso, mas, de fato, a autoridade monetária teve uma condução muito experimental quando a Selic estava em 2,0%. O Brasil exporta commodities e taxa de juros. Talvez regulando a Selic, possa trazer algum tipo de estabilidade ao câmbio, que eu estimo em R$5,40 ao fim de 2022.”

Renda fixa

O economista destacou que a bolsa brasileira já precificou boa parte da volatilidade atrelada às eleições. Para ele, a volatilidade tem chance de subir com uma eleição “animada” no Brasil, e que isso “não é necessariamente ruim”.

No cenário de incertezas eleitorais, que provocam grande oscilação no mercado financeiro, Perfeito enxerga as rendas fixas como melhores oportunidades de investimento neste momento.

“Para ganhar dinheiro em ano eleitoral é preciso ver a dinâmica da volatilidade e assumir alguns riscos. Quando Bolsonaro venceu em 2018, empresas ligadas ao setor de armamento performaram bem. Cabe agora também se imaginar que setores podem ser beneficiados com outras candidaturas”.

Na entrevista, Perfeito ainda falou sobre as condições monetárias nos Estados Unidos, com derivativos apontando 8,1% de chance de alta dos juros no país em janeiro, e afirmou que o mercado já digeriu esse momento, sobretudo, após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, classificar a inflação no país não mais como transitória, mas permanente.

O executivo também abordou os conflitos que envolvem a Rússia e a Ucrânia e vê com preocupações um possível confronto do país comandado por Vladimir Putin com os EUA.

Texto: Cintia Thomaz
Edição: Gabriela Guedes
Imagem: Vinícius Martins / Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.