0

Lula poderá colocar idealizador do Plano Real na Economia

politica

Lula poderá colocar idealizador do Plano Real na Economia

Considerado um dos pais do Plano Real, André Lara Resende é um dos cotados para ser ministro da Economia em um governo Lula

Lula poderá colocar idealizador do Plano Real na Economia
tcuser

Atualizado há 4 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 24 de janeiro –  O economista André Lara Resende, um dos idealizadores do Plano Real, é um dos nomes cotados para figurar no Ministério da Economia em caso de vitória do ex-presidente e pré-candidato à eleição presidencial Luiz Inácio Lula da Silva, afirmaram fontes ao Scoop by Mover.

O grupo no entorno do ex-presidente tenta encontrar um porta-voz que possa ajudar o partido a se reaproximar da classe empresarial e, eventualmente, montar um plano econômico.

Para assumir a pasta da Economia, André Lara Resende conta com o respaldo do ex-governador Geraldo Alckmin, que, por enquanto, é o mais provável vice da chapa de Lula.

De acordo com algumas pessoas que falaram ao Scoop na condição de anonimato, outro nome cogitado é o de Josué Gomes, atual presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e filho de José Alencar, que foi vice de Lula nos dois mandatos.

“Josué atualmente ajuda mais o Lula na Fiesp do que em qualquer ministério”, afirmou ao Scoop um ex-ministro petista.

Pai do Plano Real

Apesar de ser considerado um dos pais do Plano Real — originado a partir de um estudo desenvolvido por ele e Pérsio Arida —, Resende defende hoje a Teoria Monetária Moderna, que descreve a moeda como um monopólio público e é defendida por economistas de esquerda.

Na visão de Resende, um país que se endivida em sua própria moeda não tem um problema de financiamento estrutural.

“Essas teorias o afastam dos economistas ortodoxos”, disse um banqueiro, que também afirmou ao Scoop que Resende não seria o melhor nome para o mercado. Por outro lado, ele seria uma alternativa que agrada muito mais do que os ex-ministros Guido Mantega e Nelson Barbosa, por exemplo.

A escolha de Resende para o cargo também pode ser vista como a entrega da economia para um tucano, o que pode ter uma alta rejeição por parte de petistas.

“Não é fácil convencer os petistas nessa parte. Mas o Lula tem muita capacidade de persuasão”, disse um deputado petista.

*Esta matéria foi publicada primeiro exclusivamente para os assinantes. Quer receber notícias e furos em primeira mão? Assine um dos planos do TC.

Texto: Bruna Narcizo e Machado da Costa
Edição: Gabriela Guedes e Stéfanie Rigamonti
Imagem: Vinicius Martins / Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.