Anthony Bolton, o maior investidor da Bolsa de Londres

No texto a seguir apresentamos a biografia de Anthony Bolton, um dos gestores de fundo de maior prestigio da Bolsa do Reino Unido – London Stock Exchange. Falamos sobre a sua formação, história à frente do Fidelity Special Situations, rentabilidade do fundo, estratégias de investimentos, livro “Investindo Contra a Maré”, frases e patrimônio.

Se liga neste material bacana que preparamos para você, dividido nos seguintes tópicos:

  • Quem é Anthony Bolton
  • Fidelity Special Situations
  • Livro: “Investing Against The Tide”
  • Frases de Anthony Bolton

Boa leitura!

Quem é Anthony Bolton?

Anthony Bolton nasceu no dia 7 de março de 1950. Autor do livro “Investing Against The Tide: Lessons From A Life Running Money”, Anthony Bolton é um dos grandes gestores de fundos do mundo e mentor de grandes investidores. Fez fortuna como gestor na LSE – London Stock Exchange, administrando o fundo Fidelity UK Special Situations.

Anthony Bolton conclui a faculdade de Engenharia na Stowe School, em Buckinghamshire, e completou a formação em Business School na Trinity College, em Cambridge – Inglaterra.

Em 1971, iniciou a carreira ao ingressar no Keyser Ullman, tradicional banco britânico, com sede em Londres. Depois de trabalhar por 5 anos no banco, e outros três como gestor de fundos na corretora Schlesinger Investment Management. Em 1979 é convidado como diretor de investimentos no Fidelity Special Situations do Reino Unido. Atuando no setor de fundos de investimentos se tornou o melhor investidor britânico do século XX.

Fidelity Special Situations

Desta forma, o investidor Anthony Bolton foi o administrador de situações especiais do Fidelity UK de 1979 a 2007. Neste intervalo também foi gestor do Fidelity European Fund, de 1985 a 2002, do Fidelity European Growth Fund, de 1990 a 2003, entre outros OEIC. Foram quase 3 décadas à frente do fundo Fidelity UK, com crescimento anualizado acima de 19%, bem superior aos principais índices das bolsas globais no mesmo intervalo.

Para Anthony Bolton, é importante o gestor não ter medo de ir contra a multidão. “Tenha um método e se apegue a ele, conheça o máximo de empresas que puder, observe o que os diretores estão fazendo com suas ações e tenha cuidado com negócios complicados”, disse ele em entrevista ao The Guardian. Afinal, falar sobre estratégia de investimento é uma coisa, produzir retornos consistentes por muitos anos é algo totalmente diferente, completa.

Sanjeev Shah foi quem o sucedeu no Fidelity. Na época falou em aposentadoria, mas não ficou muito tempo longe dos mercados globais. Em 2009, mudou-se para Hong Kong e assumiu a administração do Fidelity China Special Situations. Na China, Bolton não obteve o mesmo sucesso, no primeiro ano à frente do fundo, o mesmo se desvalorizou 66%. Em 2014, após melhorar a performance do fundo, transferiu o cargo para Dale Nicholls e finalmente se aposentou do mercado.

Livro: Investindo contra a maré

No período passou a escrever e publicou o livro “Investing Against The Tide: Lessons From A Life Running Money”, em 2015.

No livro, o gestor Anthony Bolton conta seus métodos para avaliar uma ação para investir no mercado financeiro: a necessidade de identificar bons gerentes, estratégias para administrar uma carteira de ativos, além da importância do value investing, saber ler gráficos e negociar.

Para ele, o gestor de fundo deve estar atento à tudo, desde as centenas de reuniões com a gestão da empresa para discutir seus negócios, ler milhares de relatórios de pesquisa de analistas, e-mails e algumas outras instruções antes de decidir comprar, manter ou vender a ação de uma determinada empresa.

Estratégias de investimentos

Abaixo alguns métodos de análise de Anthony Bolton para comprar ações no mercado financeiro:

  • Avaliar porque está querendo investir na empresa;
  • Analisar ativos problemáticos;
  • Analisar ações descontadas;
  • Operações de aquisição até nova administração;
  • Investir em ações de empresas em recuperação;
  • Atenção nos balanços fortes; e
  • Atenção para bons fluxos de caixa.

Frases de Anthony Bolton

“Nos primeiros anos [de minha carreira], o investimento consistia em obter informações que os outros não possuíam, agora, é mais um caso de como você interpreta a informação que está amplamente disponível.”

“A maneira da Fidelity de empregar analistas para conduzir as próprias pesquisas da empresa e passar tempo conhecendo empresas era ‘a exceção. Agora todo mundo tem isso”.

“Você não pode ser alguém que se perde de um jeito ou de outro. Tem que ter convicção. Se alguém não tiver convicção, não fará nada, mas se tiver muito, for teimoso e não mudar de ideia, também será um mau gestor de fundos. Você tem que ser capaz de dançar conforme a música”.

“O truque é ter um modus operandi que funcione para você”.

“Não fique mais baixista com a queda do mercado”.

Por fim, algumas curiosidades sobre o investidor inglês. De acordo com o The Guardian, Anthony Bolton, que costuma circular com um automóvel Porsche Cayenne, hoje leva uma vida mais pacata em sua casa no condado de West Sussex – sudeste da Inglaterra, dirigindo um Toyota RAV 4. Nas férias de verão, costuma de viajar com sua esposa e os 3 filhos para sua casa de veraneio em Antígua, no Caribe.

redator seo
Danilo Hadek
Redator do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub