Beatriz Aguillar, do "Papo de Bolsa" - TC | TradersClub

Beatriz Aguillar, do “Papo de Bolsa”

Apresentamos a biografia de Bea Aguillar, influenciadora digital, dona do canal no YouTube “Papo de Bolsa” e apresentadora do canal de renda variável da Clear Corretora. Atualmente, o seu canal possui mais de 400 vídeos sobre investimentos e finanças pessoais, e conta com mais de 330 mil inscritos.

No texto a seguir, falamos sobre a sua formação, história à frente do canal “Papo de Bolsa”, dicas de investimentos, frases, livros, projetos e investimentos da influencer. Elencamos o artigo nos seguintes tópicos:

  • Quem é Beatriz Aguillar
  • YouTube “Papo de Bolsa”
  • Dicas financeiras para enfrentar uma crise
  • Livros marcantes

Boa leitura!

Bea Aguillar

Quem é Beatriz Aguillar

Mais conhecida nas redes sociais como Bea Aguillar, Beatriz tem 28 anos de idade e nasceu em Santa Catarina. Começou a trabalhar no mercado financeiro muito jovem. Com 16 anos de idade entrou na Caixa Econômica Federal e no Banco Santander, onde passou 7 anos.

Bea Aguillar conta que o trabalho nas instituições financeiras era muito estressante. Sempre que uma meta era atingida, essa meta era aumentada. Depois de 7 anos, ela sai do Banco Santander e começa a estudar sobre Bolsa de Valores, um assunto que sempre despertou interesse na vida da digital influencer.

Como a maioria das pessoas, Bea Aguillar teve contato primeiramente com o day trade. Com o sonho de fazer dinheiro de casa e num curto espaço de tempo, Bea acabou se frustrando inicialmente, mas conta que conseguiu desenvolver as técnicas e habilidades necessárias para tornar o day trade lucrativo.

A investidora conta que o mais difícil foi ter controle psicológico que o mercado exigia. Diz que demorou quase 2 anos para poder “virar a chave” e passar a obter lucro de suas operações. Lucro, os quais eram diretamente aplicados em investimentos de longo prazo.

As técnicas que Bea Aguillar utilizava no day trade era a análise gráfica, a qual consiste em operar padrões de candlesticks e indicadores, e o tape reading (leitura de fita, na tradução livre), o qual consistia em comprar/vender ativos de acordo com a oferta e demanda no Book de Ofertas – o método também consiste em operar padrões.

YouTube “Papo de Bolsa”

A ideia de criar um canal falando sobre Bolsa de Valores vem de um grupo de WhatsApp e Facebook, nos quais um grupo de mulheres se reuniam para discutir assuntos relacionados a investimentos no geral.

Bea Aguillar relata que recebia muitas dúvidas e que não conseguia responder todas. A ideia de criar um canal começou assim, como um plano B de Beatriz para ocupar-se durante a tarde (o plano A era operar pelo período da manhã), com o objetivo de falar sobre mercado de ações e ajudar as pessoas com assuntos relacionados à educação financeira e finanças pessoais.

Dessa forma, Beatriz Aguillar fala que passar o dia comprando e vendendo ativos atrás de um monitor não agregava nada à vida de ninguém. Foi assim que, em 2018, surgiu o canal no YouTube “Papo de Bolsa”.

No primeiro momento, o canal era mais focado em day trade, porém, Bea Aguillar percebeu que haviam pessoas que queriam investir para o longo prazo e que não tinha tempo de se dedicar a vida de day trader. Assim, ela começa a mesclar conteúdos, falando um pouco sobre várias classes de ativos e investimentos, para todo tipo de pessoa, desde aquela que está começando, até a mais experiente.

Bea Aguillar também ficou famosa por ser uma pessoa alinhada com o pensamento de muitos profissionais “especialistas” do mercado de ações, que dizem que a carteira de investimento deve ser formada por diversas classes de ativos, da mais arriscada à mais conservadora. No entanto, Bea afirma investir 100% do seu dinheiro em renda variável.

Hoje, seu canal no YouTube conta com diversas playlists sobre assuntos bem variados. Entre os vídeos com mais visualizações estão:

  1. Ações preferidas, onde ela faz o overview de empresas listadas na Bolsa;
  2. Análise fundamentalista, onde ela ensina os principais pontos que devem ser analisados antes de comprar uma ação;
  3. Bolsa de Valores, onde ela aborda diversos temas, como: subscrição em ações, IPO, setores, impostos, entre outras curiosidades.

Além disso, com a proporção que o conteúdo produzido por Bea Aguillar tomou nas mídias sociais, a Clear Corretora, do Grupo XP, a chamou para ser uma influenciadora digital da marca.

Dicas de finanças da Bea Aguillar

3 dicas para enfrentar uma crise financeira

  • Tenha uma Reserva de Emergência

Bea Aguillar diz que antes de tomar risco em investimentos, a pessoa sempre deve separar um dinheiro como reserva de emergência, a qual garante, pelo menos, 6 meses de custo de vida, pois ela diz que é comum ver pessoas tomando dívidas as quais não seriam necessárias caso tivessem uma reserva de emergência.

  • Classifique despesas e receitas

Para Beatriz, o mais importante é saber o quanto se ganha e o quanto de gasta, a fim de planejar os meses à frente, pois o futuro é incerto.

  • Troque juros caros por juros baixos

Bea Aguillar é muito ligada a finanças pessoais e ela diz que é muito importante acompanhar o quanto de juros a pessoa está pagando nas faturas e ficar de olho na taxa de juros da economia (Selic), pois dependendo do cenário macroeconômico é possível aproveitar excelentes oportunidades para renegociar dívidas com bancos e outras instituições financeiras.

Livros indicados por Bea Aguillar

Bea Aguillar conta que durante sua jornada como investidora, alguns livros foram marcantes. Ela indica uma série de livros sobre investimentos, finanças e mercado de ações. Algumas indicações de leitura são:

No TC School também temos muitas recomendações de livros de economia, contabilidade e mercado financeiro. Ah, e se você tem primos ou irmãos menores, uma dica super legal é o livro infantil que elaboramos especialmente para as crianças – “A árvore dos desejos”, um gibi sobre educação financeira para as crianças!

Frases de Bea Aguillar

Ter disciplina e não tentar desafiar o mercado também são importantes.

A prática inevitavelmente será essencial para que você saiba se está no caminho certo dos estudos ou não.

Por fim, não deixe de acompanhar também o canal do TC School no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Daniel Santos
Daniel Santos
Estagiário do TradersClub
Graduando em Ciências Contábeis pela UFRN. Ex-membro da Liga de Finanças e vencedor do 1º Campeonato de Análise Fundamentalista do TC.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub