Benjamin Graham, pioneiro na análise financeira e investimentos de valor

No texto a seguir apresentamos a biografia de Benjamin Graham, o professor de Warren Buffett. As fórmulas e métodos de interpretação da análise financeira de Graham, em especial em seu livro Security Analysis, são fundamentais para todo estudante do mercado. Pioneiro em análise de ações, o investidor tornou-se a autoridade máxima para quem estuda contabilidade financeira.

Se liga nesse material bacana que preparamos para você, dividido nos seguintes tópicos:

  • Quem é Benjamin Graham
  • Formação de Benjamin Graham
  • Livros sobre Benjamin Graham

Boa leitura!

Benjamin Graham

Benjamin Graham nasceu em Londres, no dia 8 de maio de 1894, mas viveu a vida toda nos Estados Unidos. Morreu em 21 de setembro de 1976, na França, deixando valioso legado para o mundo das finanças. Autor do livro “O investidor inteligente” e “Security Analysis”, Graham foi professor de Warren Buffett e o mais prestigiado economista de todos os tempos.

Não tem como negar que Benjamin Graham foi um dos maiores investidores da história. Com métodos e estratégias pioneiras no mercado de capitais, o investidor inglês tornou-se a autoridade máxima para quem estuda contabilidade financeira.
Ainda criança foi morar em Nova York, e por conta da Primeira Grande Guerra, a família, de origem judia, teve que mudar de sobrenome. Passou por momentos difíceis. Ainda jovem enfrentou a morte do pai e dificuldades financeiras.

Formação de Benjamin Graham

Conseguiu uma bolsa de estudos e ingressou no curso de Economia da Universidade de Columbia, em 1925. Lá começou a trabalhar como professor assistente de diversas disciplinas, como matemática financeira. Após a formação foi convidado a lecionar, mas preferiu seguir a trajetória de sucesso em Wall Street.

Estávamos em pleno crash da Bolsa de Nova York, em 1929, e a crise o fez rever suas estratégias e métodos de investimentos. Foi nesta época que começou escrever a sua obra clássica “Security Analysis” e toda sua teoria de gestão de riscos, interpretação e análise financeira.

Publicado em 1934, a obra tem coautoria de David Dodd, e tornou-se a principal referência de livro para investidores iniciantes. A parceria também resultou no campeão de vendas “O Investidor Inteligente”, de 1949.

No mercado financeiro começou como estagiário na Newburger, Henderson & Loeb. Trabalhou duro e teve reconhecido o seu esforço. Em pouco mais de 5 anos já era um dos sócios do grupo.

Portanto, em 1926 fundou a Graham-Newman Partnership com o investidor Jerry Newman. A empresa chegou a ter entre seus funcionários Warren Buffett e Walter Schloss, ex-alunos de Benjamin Graham na Universidade de Columbia. Leia mais sobre a parceria de Graham e Newman.

Alguns anos depois, o professor Graham assumiu a cadeira na UCLA Anderson School of Management, na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

Benjamin Graham e análise financeira

Apesar de Graham ser um dos grandes estrategistas de investimentos buy and hold, também acreditava que o investidor deveria reservar 10% do seu patrimônio para especular.

Graham fez escola, e além de Warren Buffett, alguns de seus seguidores foram Walter J. Schloss, Irving Kahn, Charlie Munger e John Templeton. Precursor da estratégia value investing, Graham introduziu conceitos importantes para a época. Ele entendia como poucos a volatilidade do mercado acionário. A famosa frase “as pessoas não conseguem prever o que irá acontecer no mercado de ações,” já alertava sobre os riscos de se investir na Bolsa.

Para ele, entretanto, é importante saber que uma carteira de ações tem o risco da volatilidade, mas que isso não é algo essencialmente negativo. Afinal, é preciso pensar no longo prazo.

Nos defrontamos então com a teoria e o conceito de margem de segurança. Ou seja, é preciso que o investidor faça a lição de casa e de fato analise a empresa antes de investir nela. Além disso, é importante investir o capital apenas em ações baratas empresas que acredita estão negociando abaixo do valor patrimonial, as ações baratas sob o viés de sua análise.

Livros de Benjamin Graham

No livro “Security Analysis” deixa claro que existem pessoas que especulam no mercado. Para Graham, “uma operação de investimento é aquela que, após uma análise completa, promete segurança da capital investido e retorno adequado. Já as operações que não atendem a esses requisitos são todas especulativas.”

A teoria de análise financeira de Benjamin Graham causou uma revolução no mercado de capitais. Ao propor o value investing, o investidor quebrava o paradigma do ganho especulativo no curto prazo, prática comum na época. Graham defendia que o investidor deveria evitar riscos desnecessários e entender bem o negócio para assegurar-se com boa margem de segurança.

Assim, é fundamental para o investidor descobrir qual o preço justo de uma ação a fim de ser bem sucedido e diminuir os riscos dos balanços do mercado. Para Graham, é preciso ter uma boa diferença de preço que reduza os riscos do investimento.

O eterno professor

Benjamin Graham lecionou na Universidade de Columbia até os 62 anos de idade. Como já dissemos, deixou um legado para todos jovens investidores. Confira abaixo alguns livros escritos por ele:

Infelizmente apenas os dois primeiros tem tradução para o português, e é difícil encontrar pdf no Google. De qualquer modo, vale um esforço para conhecer a obra completa de Graham. Seus livros são obras clássicas e leitura obrigatória para quem deseja se debruçar sobre o mundo das finanças.

redator seo
Danilo Hadek
Redator do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub