Caito Maia, CEO da Chilli Beans e empreendedor de sucesso

Apresentamos a biografia de Caito Maia, dono da Chilli Beans, a maior marca de lojas de óculos de sol da América Latina, além de vender outros produtos, como relógios e acessórios. O empresário dá palestras e é um dos investidores anjo do reality show Shark Tank Brasil.

Ao longo do texto, vamos discorrer sobre a formação, trajetória profissional de sucesso, dicas de empreendedorismo, história à frente da Chilli Beans, fortuna, desafios e conquistas, além de curiosidades da vida do empreendedor. No artigo você irá encontrar:

  • Quem é Caito Maia?
  • A história da Chilli Beans
  • Programa Shark Tank Brasil
  • 7 dicas para crescer na crise
  • Livro: “E se colocar Pimenta? A história da marca mais quente do Brasil”
  • Frases de Caito Maia

Boa leitura!

Caito Maia

Caito Maia nasceu em 1969, na Granja Viana, município da Grande São Paulo. É o CEO e fundador da Chilli Beans, uma das mais conhecidas marcas de óculos de sol da América Latina. Seguindo os passos de seu pai, que era músico e dava aulas de piano, desde pequeno Caito nutria o desejo de se tornar um rock star.

Aos 18 anos mudou-se para os Estados Unidos para estudar na Faculdade de Música Berkeley em Boston, onde fez um curso de verão. Nesse período, voltou algumas vezes para o Brasil, e trazia na bagagem alguns óculos para revender aos amigos e pessoas próximas.

Caito Maia chegou a ser vocalista e guitarrista da banda de rock “Las ticas tienen fuego”. A banda dava sinais que iria decolar, sendo inclusive indicada para uma das categorias do prêmio Vídeo Music Brasil, da MTV, inclusive realizou turnês pelo Brasil.

Em paralelo com as atividades como músico, Caito Maia continuava a revenda de óculos que trazia de suas idas ao Estados Unidos. O prêmio da MTV não veio e ele passou a se dedicar exclusivamente aos negócios. Foi nesse momento que abriu sua primeira loja de óculos, a Blue Velvet, uma atacadista que atingia boas vendas, porém não gerava caixa.

Após levar alguns calotes, a empresa teve que fechar as portas. Com os óculos que restaram da Blue Velvet ele montou um quiosque de vendas no Mercado Mundo Mix, evento na cidade de São Paulo, focado na venda de roupas e acessórios. A partir daí, o empreendedor começou a enxergar o potencial do negócio de vender óculos.

A história da Chilli Beans

Conforme elencamos, a Chilli Beans teve origem em 1997 a partir da participação com um estande no evento Mundo Mix, na capital paulista.

Em 2000, Caito abriu o primeiro quiosque de vendas da Chilli Beans no shopping Villa-Lobos, em São Paulo. Atualmente, a Chilli Beans  é a maior empresa de venda de óculos da América Latina. Possui mais de 800 franquias distribuídas pelo mundo, e seu faturamento anual gira em torno de R$ 700 milhões.

A Chilli Beans foi case de estudos na Universidade de Harvard em três oportunidades, sempre com a participação de Caito Maia, proferindo palestra para alunos e professores, contando a história da empresa.

Shark Tank Brasil

Hoje, além de tocar as operações da Chilli Beans, Caito Maia participa como “tubarão” no reality show sobre empreendedorismo Shark Tank Brasil. No programa, empreendedores brasileiros apresentam ideias e negócios buscando “pescar” algum dos tubarões como sócio. Além de Caito Maia, o programa conta com grandes investidores anjo, como João Apolinário, Camila Farani e José Semenzato.

7 Dicas para crescer na crise

Abaixo, algumas características que, segundo Caito Maia, o empreendedor deve ter para prosperar, inclusive em momentos de crise:

  1. Bote a mão na massa: Empresas e empresários sempre enfrentaram momentos de dificuldade. O importante é não se deixar abalar e trabalhar tudo para superar e ser produtivo nesses momentos;
  2. Conheça seus clientes: Conhecer o perfil do seu público é primordial para qualquer negócio. Entenda o que eles querem e você saberá o que vender;
  3. Tenha noção do bolso do seu cliente: Saber o quanto o seu cliente está disposto a gastar vai te ajudar a balizar sua política de preços e margens, com intuito de maximizar o tradeoff giro x margem;
  4. Reduza custos: Sempre busque reduzir e otimizar custos e despesas. Seja negociando com fornecedores ou renovando práticas e processos;
  5. Fidelize seu cliente: Ache uma forma de o seu cliente voltar a consumir a sua marca. Forneça uma experiência única nos seus produtos e serviços fazendo com que o consumidor crie apego e se fidelize a marca;
  6. Tenha um time alinhado: Empresas são feitas de pessoas. Manter o time motivado e alinhado é essencial para um bom funcionamento da companhia; e
  7. Ame o que faz: Quanto maior for seu amor e dedicação pelo negócio, maior a probabilidade de sucesso de sua empresa.

Livro: “E se colocar pimenta? –

A história da marca mais quente do Brasil”

Como todo empreendedor de sucesso, Caito Maia também escreve. Publicado em 2018, o livro “E se colocar Pimenta? A história da marca mais quente do Brasil“, em parceria com o jornalista e especialista em propaganda Rodolfo Araújo, o empreendedor conta a história da Chilli Beans, marca que conquistou o coração dos brasileiros.

O livro de Caito Maia faz uma verdadeira análise do modelo de negócios e das estratégias da empresa. Além disso, traz à tona os princípios da Chilli Beans, a partir da sua missão, visão e valores. No final. a obra acaba sendo uma verdadeira aula de empreendedorismo, mindset e construção de marca.

Frases de Caito Maia

Eu não sou um cara talentoso, mas sou disciplinado.

Não importa o tamanho do seu negócio, se você não conhece-lo a fundo, ele não terá transformação.

Não tinha formação acadêmica. As pessoas me perguntam se fez falta. Fez, sim senhor. Adoraria ter feito uma faculdade de Administração. Como solucionei isso? Contratando.

A gente não vende óculos. A gente vende Chilli Beans.

Na dificuldade aprendemos, nos preparamos e nos ajustamos.

Um profissional pode ter talento, mas sem disciplina não se atinge o sucesso.

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André Musso
André Musso
Investidor em renda variável e analista de conteúdo do TC School
Criador do canal “André Musso” no Youtube. Graduando em Contador Global pela Fucape.

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