Camila Farani, a maior investidora anjo do Brasil

Apresentamos a biografia de Camila Farani, dona da G2 Capital Partners, a empreendedora é também palestrante, colunista e a maior investidora anjo em startups do Brasil. A empresária é investidora do Shark Tank Brasil, um reality show pioneiro de empreendedorismo no país, que oferece a quem participa a oportunidade de lançar suas ideias de negócios e investimentos para grandes investidores.

No texto a seguir, falamos sobre a sua formação, fortuna, empresas e a história no Shark Tank Brasil. Portanto, se liga neste material bacana que preparamos para você, dividido nos seguintes tópicos:

  • Quem é Camila Farani
  • Formação
  • Paixão pelo empreendedorismo
  • Carreira profissional
  • Prêmios e reconhecimento internacional
  • Frases de Camila Farani

Boa leitura!

Quem é Camila Farani

Camila Farani nasceu em 1981 no bairro de Vila Izabel, no Rio de Janeiro. Com uma infância nada fácil e a perda do pai precoce, a garota carioca, aconselhada pela mãe, e, em busca de uma melhor qualidade de vida, estudou para ingressar em Colégio Militar da cidade com apenas 12 anos de idade,

Logo após concluir o Ensino Médio, Camila Farani decidiu não prestar o vestibular por conta das turbulências da adolescência, e todo o sentimento de insegurança e ansiedade. Desse modo, preferiu preparar-se melhor, estudando cursinho pré-vestibular antes de ingressar na universidade.

Conforme relata em seu currículo no LinkedIn, aos 21 anos propus à mãe um aumento em 30% das vendas em um mês na cafeteria da família em troca de uma pequena participação na empresa. Na ocasião atingiu 28%, com o Iced Coffee, e apesar de não atingir a meta, ela acredita que ter essa atitude mudou a sua vida. A empreendedora entendeu que um dos meus maiores aprendizados é que o caminho mais curto entre dois pontos se chama execução.

Formação de Camila Farani

As coisas começam a melhorar quando ingressa na Universidade Cândido Mendes, no curso de Direito, o qual concluiu em 2004. Posteriormente, viu que sua paixão era o empreendedorismo – a qual já havia tido boas experiências na empresa de tabaco e café de sua família.

Diante disso, alguns anos depois, ingressa no mestrado de administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC – RJ. A partir daí, a carreira acadêmica e profissional de Camila Farani dá um salto.

Empreendedorismo e liderança feminina

Não satisfeita com o mestrado, a empresária decide especializa-se em empreendedorismo e estratégias de inovações no Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT); ainda em inovações de startups na Universidade de Stanford, também nos EUA, além de participar de cursos, palestras e seminários na área de empreendedorismo e liderança feminina.

Paixão pelo empreendedorismo

Desde cedo, com 16 anos de idade, Camila Farani começou a participar das atividades da empresa familiar. Sempre com muito entusiasmo e ideias inovadoras, a necessidade de comunicação e de saber lidar com pessoas e clientes foi um dos pontos que jovem mais se apaixonou no ramo do empreendedorismo.

Sua família possuía uma charutaria a Tabaco & Cia Café, a qual participava ativamente. E, com a experiência adquirida na loja da mãe, Camila Farani percebeu características relacionadas ao ambiente competitivo dos negócios que a fizeram se empolgar ainda mais sobre a ideia do empreender. A ocasião da experiência marca uma virada de chave na vida da jovem em trilhar o caminho do empreendedorismo.

Carreira profissional

Camila Farani começa a carreira profissional “skin in the game”, quando já aos 25 anos de idade, possuía 4 lojas da Tabaco & Café e decide expandir horizontalmente os negócios, abrindo franquias por várias regiões do Brasil.

É neste momento, que Farani aprende uma outra lição sobre empreendedorismo. Em 2006, quando os negócios não iam muito bem, aprendeu a “ser resiliente e aprender a ouvir cliente, construindo o negócio de acordo com a experiência deste.

Posteriormente, Camila chegou a trabalhar com a parte financeira e contábil do Mundo Verde, quando foi convidada pelo CEO Sérgio Neto. Como em todas as etapas da sua vida, aqui ela aprendeu o quão era importante conhecer a contabilidade e cada detalhe financeiro das operações da companhia.

A paixão de Camila Farani por investimentos surge quando ela tem que apresentar um pitch sobre um negócio de e-commerce de beleza para uma sala com 18 homens de negócios. Daí em diante, Camila conhece o ramo de “investidor anjo” e decide que sua paixão era atuar investindo em novas empresas, especialmente startups.

Além de sócia da Tabaco & Café (empresa familiar) e carreira nas lojas Mundo Verde, Camila Farani trabalhou na Gávea Angels Investimentos, a qual possuía o propósito de investir recursos financeiros em startups promissoras de todos os segmentos. Finalmente, em 2016, ela vira presidente da associação.

Prêmios e reconhecimento internacional

Camila Farani é bi campeã (2016 e 2018) do Startup Awards, sendo a única mulher a ter ganho o prêmio. Além disso, Camila fomenta o empreendedorismo feminino através do grupo de Mulheres Investidoras Anjo (MIA), a qual é co-fundadora.

Além disso, Camila Farani ganhou diversos outros prêmios, tais como:

  • 5º Maior Voz – Linkedin Top Voices Brasil;
  • Mulheres Inspiradoras – WEDO 2017;
  • Embaixadora Facebook;
  • Ela Faz História (2016);
  • Jovem Empresária Barão de Mauá – ACRJ (2013); e
  • Prêmio Revista Claudia Mulher de Negócios (2014).

Camila também participou de programas de televisão, sendo o mais conhecido: o Shark Tank Brasil, além de ser colunista em diversos jornais, sites e revistas, como Forbes, Gazeta do Povo e Estadão.

Frases de Camila Farani

O caminho mais curto entre dois pontos se chama execução.

Onde você me vir parada – aeroporto, por exemplo – pode ter certeza que estarei lendo.

Martin Luther King dizia ‘eu tenho um sonho’. Ele não falava ‘vou trabalhar pelo sonho de vocês’. O empreendedor tem que ter SEU sonho e fazer dele o propósito de vida.

Só cresce na vida quem saber descer tantas vezes o quanto forem necessárias.

O empreendedor precisa primeiro gerar valor para os outros antes de colher frutos para si.”

Não deixe de conferir o canal do TC School no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Daniel Santos
Daniel Santos
Estagiário do TradersClub
Graduando em Ciências Contábeis pela UFRN Ex-membro da Liga de Finanças e vencedor do 1º Campeonato de Análise Fundamentalista do TC.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub