Carlos Wizard Martins, empreendedor social e autor de livros

Apresentaremos a biografia de Carlos Roberto Wizard Martins, empresário social e fundador do grupo Wizard, importante marca no setor de ensino de idiomas no Brasil, posteriormente vendida para a britânica Pearson por R$ 2 bilhões, na maior negociação da história do setor de educação brasileiro.

No texto a seguir, falamos sobre a sua formação, empreendimentos, fortuna, palestras, empresas, negócios, frases, livros e investimentos. Portanto, se liga neste material bacana que elaboramos para você, elencado nos itens:

  • Quem é Carlos Wizard Martins
  • Franquias de escolas de idiomas
  • Carlos Wizard, o empresário
  • 7 princípios para realizar os sonhos
  • Livros de Carlos Wizard
  • Frases de Carlos W. Martins

Boa leitura!

Quem é Carlos Wizard

Nascido em Curitiba no dia 19 de setembro de 1956, Carlos Wizard veio de uma família simples e religiosa. O pai era motorista de caminhão e a mãe costureira. Vivendo ao lado de 7 irmãos, Carlos começou a trabalhar desde muito jovem. Aos 10 anos já viajava com seu pai (caixeiro-viajante) vendendo alimentos à mercearias e armazéns de cidades vizinhas.

Como ele próprio diz, em entrevista, “trabalhar com o meu pai, que era um excelente comerciante, despertou em mim um senso de responsabilidade e de iniciativa própria. Foram lições de liderança para um jovem que sonhava progredir.

Por incentivo da mãe, que mantinha uma forte religiosidade dentro de casa, Carlos Wizard desde cedo frequentou a Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, onde teve aulas de inglês com os missionários norte-americanos da igreja.

Quando jovem, o sonho de Wizard era fazer faculdade nos Estados Unidos e, posteriormente, retornar ao Brasil. Por conta dos trabalhos na igreja, foi convidado a uma missão eclesiásticas em que os jovens seriam enviados à Portugal para evangelizar e prestar serviços voluntários.

Finalmente, aos 26 anos de idade, foi estudar na Universidade de Brigham Young (BYU), Ohio, onde se formou em Ciência da Computação e Estatística. Lá, conseguiu trabalhar em estágio de meio período na Champion International, uma empresa de papel e celulose. Algum tempo depois acabou sendo transferido para trabalhar em uma filial da multinacional, porém no interior de SP.

Ao retornar ao Brasil, casou-se com Vânia Martins, e ao lado de sua esposa, passaram a fazer planos de voltar a morar nos Estados Unidos. Com objetivo de juntar e economizar dinheiro, com amplas jornadas de trabalho, Carlos Wizard passou a dar aulas de inglês a amigos do trabalho.

Franquias Wizard Idiomas

Com seu retorno ao Brasil, como professor de inglês, continuou dando aulas à noite, após o expediente na indústria de celulose. A metodologia de ensino de Carlos Wizard era focada na conversação. Com o feedback positivo constante de seus alunos, o empresário decidiu abrir uma escola de idiomas em Campinas, SP.

Segundo Carlos Wizard, foi na Universidade de Brigham Young que ele aprendeu a ser professor, pois lá, dava aula de português quando viajava junto às missões eclesiásticas. “Essa experiência me deu preparo acadêmico e profissional. Consegui adquirir as técnicas de um educador e a experiência no ambiente em sala de aulas.”, afirma o executivo.

O projeto da escola de idiomas foi bem sucedido, e Carlos Wizard transformou a unidade em uma rede de franquias — sistema de franchising, espalhando a marca pelo Brasil, difundindo o ensino da língua inglesa entre os brasileiros. O negócio tomou proporções inimagináveis.

Carlos Wizard, o empresário

O Grupo Multi Educação

Conforme as franquias da Wizard cresceram pelo Brasil, Carlos Wizard decidiu criar o grupo Multi Educação, o qual adquiriu outras escolas como: Yázigi, Microlins e Skill. Em 2013, o grupo foi vendido para a britânica Pearson, em 2013, por R$ 2 bilhões, a qual mantém as operações educacionais.

Depois da venda do grupo Multi Educação, Carlos Wizard chegou a listar na Revista Forbes como bilionário, e fez investimentos e empreitadas em outros segmentos. Comprou a rede de produtos naturais Mundo Verde, em 2014. E, em 2016, trouxe para o Brasil a Taco Bell, franquia de restaurantes de comida mexicana.

Além disso, nesse mesmo ano, adquiriu participação nas marcas de vestuário Topper e Rainha. Mais recentemente, em 2017, criou a empresa Aloha Oils, marca de cosméticos junto aos seus filhos e adquiriu participação da Wise Up, comprando 33% das ações da empresa.

7 princípios para realizar os sonhos

Além de empresário, Carlos Wizard é escritor, executivo e palestrante. Uma de suas palestras mais conhecidas é a que ele aborda seus 7 princípios para realizar os sonhos de uma pessoa, os quais fala sobre:

  1. Zere o seu passado. Os fatores ruins do passado não auxiliam em nada nosso futuro. Assim, pessoas vencedoras devem zerar e superar o passado para sair do abismo e encontrar o paraíso. Mudar o presente, pois ele será o reflexo do seu futuro;
  2. Aumente sua autoestima. O empreendedor deve ter autoestima para assumir os riscos e ir atrás de seus sonhos;
  3. Determine quanto você quer ganhar. Quando não determinamos metas, não conseguimos atingir, pois, como Lewis Carrol diz: “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”;
  4. Forme um time campeão. Você deve estar rodeado de pessoas que compartilhem com você os mesmos sonhos, metas e objetivos;
  5. Mais importante do que ganhar é saber guardar. A importância dos investimentos. Saber poupar é mais importante do quanto de dinheiro entra no “caixa”;
  6. Ser amigo do dinheiro. Colocar o dinheiro para trabalhar por si próprio;
  7. Busque sua origem divina. Ter fé, perseverança, paixão e força de vontade são fundamentais para não desistir no meio do caminho. Para isso, é preciso buscar uma conexão com forças divinas.

Livros de Carlos Wizard

Em sua carreira como autor, Carlos Wizard escreveu diversos livros sobre empreendedorismo. Confira o título de alguns dos mais vendidos:

  • Meu maior empreendimento (2020)
  • Sonhos não têm limite (2013)
  • Meu presente mais valioso (2012)
  • Desperte o milionário que há em você (2012)
  • O desejo de vencer (2010)
  • Como sonhar e realizar seus sonhos (2010)
  • 100 Pensamentos – Motivação, Liderança e Sucesso Vol. 1 e 2 (2010)

Frases de Carlos W. Martins

Se você sonhar pequeno, terá conquistas pequenas. Se você sonhar alto, seus projetos o levarão as alturas. O tempo de trabalho é exatamente o mesmo, mas sua atitude e estratégia precisam ser diferentes. Chegou a hora de você sonhar com mais ambição e ousadia.

Você deve pensar grande e começar pequeno.

Quando uma pessoa consegue identificar um talento, uma habilidade, um dom e transformar isso numa fonte de renda, não existe mais crise na vida dela.”

Todo empreendedor é um sonhador e um visionário em relação a assuntos que as outras pessoas geralmente não conseguem ver.”

Dinheiro é uma grande motivação. Mas, depois de atingir certo conforto financeiro, ele deixa de ser. O motor passa a ser muito mais a contribuição social que você está gerando.”

Muitos jovens pensam que o sonho acontece de uma hora para outra, e não é bem assim. Sonhos são construídos.”

Não deixe de conferir o canal do TC School no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Daniel Santos
Daniel Santos
Estagiário do TradersClub
Graduando em Ciências Contábeis pela UFRN Ex-membro da Liga de Finanças e vencedor do 1º Campeonato de Análise Fundamentalista do TC.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub