Aswath Damodaran, professor, investidor e escritor

Apresentamos a biografia de Aswath Damodaran, professor de finanças da Stern School of Business, na Universidade de Nova York e uma das principais referências em literatura financeira, com diversos livros publicados sobre avaliação de empresas, análise fundamentalista e mercado de ações.

No texto a seguir, falamos sobre a sua formação, filosofia de investimento, estratégias, métodos de valuation (avaliação de empresas), livros e frases. Portanto, se liga neste material bacana que preparamos para você, dividido nos seguintes tópicos:

  • Quem é Aswath Damodaran
  • Formação e carreira acadêmcia
  • Investimentos em Bolsa de Valores
  • O papa do valuation
  • Livros de Valuation
  • Frases de Aswath Damodaran

Boa leitura!

Quem é Aswath Damodaran

Nascido em 1957 em Chennai, na Índia, Aswath Damodaran é economista, professor e escritor. Atualmente, é professor da Stern School of Business, na Universidade de Nova York (NYU), onde leciona sobre finanças corporativas e avaliação de empresas (valuation).

Formação e carreira acadêmica

A história de Aswath Damodaran no mundo acadêmico começa na Universidade de Madras, na Índia, onde concluiu a formação em contabilidade. Para especializar-se nos estudos de finanças, alguns anos depois percebeu que seria interessante viver nos Estados Unidos, e lá cursou MBA e obteve o título de Ph.D na School of Management, na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

Em algumas entrevistas Damodaran conta que por ter estudado finanças corporativas e gestão, tinha a meta de trabalhar em bancos de investimentos assim que concluísse as etapas de formação acadêmica. No entanto, ainda na faculdade, Aswath Damodaran assumiu a posição de auxiliar um de seus professores. É justamente nesse episódio que nasce no estudante o espírito de ser professor.

A partir daí, passa a engajar-se nos estudos sobre mercado financeiro e constrói carreira na Stern School of Business, onde leciona até os dias atuais. Assim, de acordo com a sua biografia, os enfoques das pesquisas e trabalhos acadêmicos de Aswath Damodaran são valuation, gestão de portfólio e finanças corporativas.

Aswath Damodaran ganhou notoriedade no mercado financeiro mundial por possuir uma abordagem simples e cientificamente detalhada sobre o processo de valuation (avaliação de empresas), tão importante para a tomada de decisão, além de gestão de carteira de investidores fundamentalistas.

Sua dominância no assunto é tamanha que, em reconhecimento, foi o professor mais jovem a receber o distinto prêmio “University-wide Distinguished Teaching Award“, no ano de 1990. E não apenas, pois na Stern School of Business, nos anos de 1988, 1991, 1992, 2001, 2007, 2008, 2012 e 2016 recebeu o prêmio de excelência em ensino.

Atualmente, Aswath Damodaran é professor de finanças e de cursos de valuation no MBA da Stern School of Business, na NYU. Também realiza palestras ao redor do mundo sobre o tema que domina e ama ensinar.

Investimentos em Bolsa de Valores

Um fato interessante é que Aswath Damodaran possui ações de empresas em bolsas do mundo todo. Apesar de parecer pouco diversificável, o professor defende que aplica o método de valuation das empresas que os estudos apontem mais atrativas de cada país e monta posição para longo prazo.

O Papa do Valuation

Aswath Damodaran é considerado o “papa do valuation”, pois é um profundo estudioso sobre o tema. Em sua carreira, tanto como estudante em formação, quanto professor universitário, sempre elaborou artigos e pesquisas voltadas à avaliação de empresas e a compreensão minuciosa desse processo tão importante na interação entre os agentes econômicos e os investidores.

O professor Damodaran é a referência principal para todos que buscam aprender ou sanar dúvidas com relação ao processo de avaliação de empresas listadas em Bolsa, desde o básico até o avançado. Como, por exemplo, saber quais tipos de avaliação devemos utilizar para avaliar o ativo que temos em mente, ou simplesmente como funciona o modelo de precificação de opções e como podemos utilizá-lo em nossos investimentos.

E tudo isso sempre atrelado à prática e a exemplos reais, pois como seguidor de Benjamin Graham, Damodaran sempre utiliza o valuation para a tomadas de decisões de investimento em sua filosofia de value investor. Afinal, toda essa teoria não faria sentido se não fosse aliada à prática.

Tanto que esse tema é um debate entre o “papa do valuation” e o megainvestidor Warren Buffett. A discussão gira em torno de que o value investor da atualidade é deturpado, visto que ao invés de se interessar pelo poder que a avaliação da empresa deve somar à sua gestão de portfólio, os investidores da atualidade preferem seguir o racional de terceiros e aplicar análises supérfluas.

Livros de valuation

The little book of valuation

Como avaliar empresas e escolher as melhores ações

Este pode ser considerado um livro de bolso do Damodaran, pois nele há uma abordagem clara e objetiva sobre o processo de valuation sem muita profundidade, em poucas páginas. Deste modo, o livro traz aos leitores uma explanação sobre os dois principais tipos de avaliação de empresas, a avaliação intrínseca através do fluxo de caixa descontado e a avaliação relativa através da análise por múltiplos.

Por ser um livro de bolso e de rápida leitura, o “The little book of valuation”, que na versão brasileira recebe o título “Valuation: Como avaliar empresas e escolher as melhores ações”, pode ser utilizado como um livro de introdução do mundo da avaliação de ativos. Isto porque Damodaran apresenta uma narrativa objetiva e de fácil compreensão para aqueles que nunca tiveram contato direto com este tema.

Avaliação de empresas e avaliação de investimentos

Já este livro, diferentemente do citado anteriormente, trás uma abordagem bem mais massiva e completa sobre o processo de avaliação de empresas. E por isso, recorrentemente é utilizado como literatura base de disciplinas de finanças nas faculdades de economia e contabilidade. Entretanto, isso não quer dizer que o livro não possa ser estudado por um leigo ou um investidor iniciante que busca potencializar os seus conhecimentos sobre valuation de ações.

Nesta obra, Aswath Damodaran esmiúça vários temas que compõem os tipos de avaliação mais utilizados pelo mercado financeiro:

À luz das teorias acadêmicas, ao longo do seu livro, Damodaran consegue expor de forma clara as teorias acadêmicas para os seus leitores que buscam aplicar a academia no mercado.

Por exemplo, na parte que trata sobre o Modelo de Fluxo de Caixa Descontado, há um capítulo que trata somente do fluxo de caixa com a sua definição, como calcular, como interpretar, como estimá-lo, suas peculiaridades e suas possíveis adaptações em casos específicos. Não à toa, Damodaran é apontado como a principal referência no tema de avaliação de empresas, haja vista o nível que o autor aborda o tema.

Um outro livro é “Mitos de investimentos“, que temos resenha disponível no TC School.

Frases de Aswath Damodaran

Não deixe os experts e profissionais de investimentos intimidarem você. Com muita frequência, eles estão usando a mesma informação que você está e o conhecimento deles em valuation não é mais profundo que o seu. Não tenha medo de cometer erros. (…)

Crescimento demanda reinvestimento.

Einstein estava certo acerca da teoria da relatividade, mas até ele teria dificuldades em aplicar uma avaliação relativa no mercado de ações atual.

O valor intrínseco de um ativo é determinado a partir das projeções de fluxo de caixa que se espera que aquele ativo gere ao longo do tempo e de acordo com a incerteza envolvida nesses fluxos de caixa.

O sucesso nos investimentos não ocorre através dos acertos, mas sim, através da minimização dos erros em relação a média.

Não tenha medo de cometer erros.

Não deixe de conferir o canal do TC School no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Pablo Paz
Pablo Paz
Estagiário do TradersClub
Estudante de Economia da UFPB e membro do Projeto Quantum

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub