Eduardo Moreira, empresário e escritor de sucesso - TC | TradersClub

Eduardo Moreira, empresário e escritor de sucesso

Apresentamos a biografia de Eduardo Moreira, engenheiro, economista, palestrante e escritor. Autor de diversos livros, dentre eles o best seller internacional “Encantadores de Vida”.

No texto a seguir, falamos sobre a sua formação, trajetória profissional, projetos, livros e frases. Se liga neste material bacana que preparamos para você, dividido nos seguintes tópicos:

  • Quem é Eduardo Moreira
  • Livros de sucesso
  • “O que os donos do poder não querem que você saiba”
  • Frases de Eduardo Moreira

Boa leitura!

Eduardo Moreira

Eduardo Moreira nasceu em 1976 no Rio de Janeiro. É casado e pai de três filhos. Além de atuar como economista, é escritor, palestrante, influenciador digital com canal no YouTube, apresentador e dramaturgo (a estreia foi um sucesso, com a peça infantil “Branca de Neve e Zangado”).

Formação

Com formação em Engenharia Civil pela PUC-Rio, fez intercâmbio na Universidade da Califórnia, em San Diego, onde cursou Economia. Nesta última instituição foi reconhecido pela diretoria como o melhor aluno dos últimos 15 anos. Além disso, é roteirista pela New York Film Academy.

Em entrevista, Eduardo Moreira cita que por um problema financeiro de seu pai e a consequente dificuldade de pagar a faculdade, precisou solicitar bolsa de estudos, a qual foi conquistada com projeto de engenharia dentro de uma das favelas brasileiras.

Ao inserir-se nessa realidade, distante a qual estava habituado, Eduardo Moreira teve um insight para tornar-se o que é hoje. Na época possuía apenas o desejo de ser um milionário no futuro – como o mesmo cita, “não é sinônimo de insensibilidade” – mas que isso foi substituído por um desejo de ajudar a população no âmbito social, mudando assim a sua perspectiva de investidor e empresário.

Em sua carreira, Moreira trabalhou como sócio responsável da tesouraria do Banco Pactual até 2009, e já nesse mesmo ano fez sociedade junto a outros ex-sócios do Pactual para fundar a empresa Brasil Plural, com gestão de mais de R$ 12 milhões de ativos. Além disso, Eduardo Moreira criou a Genial Investimentos.

Em meados de 2015, Eduardo Moreira passou a dar aulas em cursos para pessoas com pouco ou nenhum conhecimento de mercado financeiro. O objetivo do economista era ensinar investidores iniciantes a agir diante das dificuldades, debatendo a questão da desigualdade. No ano seguinte, em 2016, foi nomeado como um dos três melhores economistas do Brasil pela revista Investidor Institucional.

É comum encontrar entrevistas do economista em sites especializados, até mesmo porque Eduardo Moreira é um grande ativista da educação financeira através das redes sociais, seja por meio de programas ao vivo ou gravados, trazendo discussões sobre a atualidade e o cenário econômico do país.

Livros de Eduardo Moreira

“O que os donos do poder não querem que você saiba”

Escrito em 2017 sob o título, “O que os donos do poder não querem que você saiba”, o livro é uma das obras mais vendidas do autor.

Como o próprio Eduardo Moreira descreve, é uma obra com intuito de “revelar e provocar”, “abrir os olhos das pessoas para as coisas como ela são”, visto que “é desse universo de desconhecimento, de comportamento míope e de manada que alguns poucos se aproveitam para ter cada vez mais poder, dinheiro e meios”.

De forma didática e direta, Eduardo Moreira explica sua trajetória profissional e as experiências no mundo das finanças, economia e investimentos. Discorre sobre o funcionamento desse universo, elucidando desde o básico do surgimento do dinheiro até os truques do “colarinho branco”.

Capitalismo, desigualdade, direta x esquerda, modelo ideal de governo e impostos também são temas abordados por ele. Em resumo, o livro fala de uma forma direta sobre o funcionamento da sociedade.

Frases de Eduardo Moreira

A busca pela verdade é muito mais difícil quando se nutre ódio e embate agressivos. Mas é isso que somos estimulados a fazer pelo sistema: brigar, e brigar feio entre nós, porque essa é a melhor maneira de esconder as artimanhas e armadilhas do mundo que há por aí.”

Eu quero tirar as correntes que prendem meus pés ser livre como um passarinho livre pra voar eu não quero saber o risco que estou correndo pois minha vontade de viver fala mais alto que a covardia de não tentar.”

Prefiro não ter nada, a ter tudo e não ser ninguém
Prefiro falar pouco, a falar muito e esse muito não te acrescentar em nada
Prefiro não agir sempre, mas sempre que preciso eu agirei
Prefiro a vida, a paz, o amor ao invés do dinheiro.”

Infelizmente vivemos em um mundo onde conhecemos muito pouco sobre aquilo que usamos, defendemos ou criticamos. Um mundo de aparências, preconceitos, propagandas e enganos. Sabemos pouco sobre o que comemos, sobre nossos investimentos, sobre as estruturas políticas e de poder, e também sobre o que queremos. E é desse universo de desconhecimento, de comportamento míope e de manada que alguns poucos se aproveitam para ter cada vez mais poder, dinheiro e meios.”

O medo é um grande aliado, pois nos impõe limitações, nos ensina e faz com que nos conheçamos melhor. Atos de coragem, na maioria das vezes, vêm de medos anteriores. Se você não tivesse medo do lobo, não pegaria a pedra para se defender. Quanto ao medo de morrer, só é prejudicial quando se transforma em medo de viver. Muitas pessoas, por temerem a morte vivem constantemente com medo e deixam de fazer várias coisas belas, sem com isso escapar da morte.

Gostou? Não deixe de conferir o canal do TC School no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Pablo Paz
Pablo Paz
Estagiário do TradersClub
Estudante de Economia da UFPB e membro do Projeto Quantum

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub