Felipe Pontes: PhD em Ciências Contábeis, investidor e gestor

No texto a seguir apresentamos o perfil de Felipe Pontes, investidor, gestor, pesquisador do TC Labs, professor e diretor do TC School. Falamos sobre a sua educação, formação, como começou a investir, além dos projetos educacionais nos quais está envolvido no TradersClub.

Olha só que material legal preparamos para você, dividido nos seguintes tópicos:

  • O professor Felipe Pontes
  • Como aprendeu a investir
  • Projetos de educação e pesquisa no TC

Boa leitura!

Professor Felipe Pontes

Quem é essa figura?

Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão, ou simplesmente Felipe Pontes, nasceu em Recife, no dia 10/02/1989, mas morou a vida toda em João Pessoa, na Paraíba. PhD em Ciências Contábeis, Pontes é professor, gestor e investidor, além de diretor da área educacional e de pesquisa & desenvolvimento do Traders Club – e como se já não fosse bastante, ele é praticante de jiu-jitsu no tempo livre.

Felipe Pontes é antes de tudo professor. De acordo com seu currículo lattes, ainda no início da sua graduação em contabilidade na Faculdade de Ciências Contábeis Luiz Mendes – LUMEN,  Pontes iniciou sua trajetória acadêmica dando aulas de matemática para o Ensino Fundamental no Instituto Educacional Rio Branco, em João Pessoa-PB. Em seguida, passou por estágio na controladoria do SICOOB – Central Nordeste, e após a conclusão do curso de contabilidade, no final de 2010, já ingressou como professor da disciplina de Contabilidade Internacional na LUMEN, onde depois também atuou como Coordenador do Curso de Ciências Contábeis até dezembro de 2012.

A pós-graduação que mudou a vida de Felipe Pontes

Ainda em março de 2011, ingressou no mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (Programa UnB/UFPB/UFRN) com a dissertação: “Assimetria informacional, insider trading e avaliação de empresas: evidências no mercado de capitais brasileiro”, concluindo o curso em outubro de 2012. Em março de 2013 inicia o seu doutorado no mesmo programa e em maio de 2016, defende a tese de Doutorado: “Competição por informações, ciclo de vida e custo de capital no Brasil”, tornando-se PhD em Ciências Contábeis.

Após a conclusão do mestrado, em 2012, Felipe Pontes passou a ministrar aulas nas disciplinas de Finanças e Avaliação de Empresas – valuation, da UFPB. Em 2016, passou a integrar a Sala de Ações da UFPB – projeto de extensão universitária com enfoque em mercado de capitais e seleção de ações. No projeto, foi responsável por coordenar as atividades de análise fundamentalista, além de implementar os relatórios de valuation e preço alvo das empresas que compunham as carteiras.

Já em 2018 ingressou como gestor da carteira long only no Azure, um clube de investimentos em ações com filosofia fundamentalista e de longo prazo. O clube foi montado com dois amigos que conheceu através da pós-graduação, os professores Drs Orleans Martins (UFPB) e José Elias Feres de Almeida (UFES). Função que mantém até hoje, desenvolvendo seu lado de gestor financeiro. No vídeo abaixo você pode conferir uma conversa do Professor Felipe Pontes sobre clubes de investimentos.

O professor Felipe Pontes acumula também passagem como Editor-Chefe da Revista Evidenciação Contábil & Finanças, Editor Associado da Brazilian Business Review (na área de contabilidade e finanças) e Editor-Chefe e um dos criadores da Anpcont Newsletter. Atualmente é Editor Associado Ad-hoc, na área de finanças, da Revista Contabilidade & Finanças da USP, uma das melhores revistas científicas do Brasil.

Felipe Pontes, investidor fundamentalista

Como aprendeu a investir

As primeiras lições do professor como investidor começaram com o sonho de viajar para a Disney. Na época, Felipe tinha menos de 8 anos de idade. E como suas primas estavam planejando uma viagem para os parques de Orlando, fez o mesmo pedido à sua mãe. Esta lhe deu um cofrinho e recomendou que começasse a juntar dinheiro.

“A decisão de investimento está relacionada com a questão de consumo.” — Felipe Pontes

Desta forma, juntava toda moeda que ganhava. Pedia dinheiro para os parentes e guardava. Ele brinca que até hoje não fez a viagem. Todo o dinheiro acumulado foi investido na bolsa, diz. A partir desta brincadeira de guardar dinheiro no cofrinho, criou a cultura de economizar. Para o professor, “é preciso poupar para investir e consumir.”

Ainda na faculdade, cursando contabilidade, as aulas de finanças e matemática financeira despertaram nele o interesse por investimentos na bolsa. O ponto alto deste casamento foi na disciplina de mercado de capitais, quando foi proposto um exercício em que os alunos deveriam atuar no mercado financeiro por meio de um simulador da Bolsa de valores.

Sempre competitivo, Felipe Pontes dedicou-se tanto ao simulador que, alguns meses depois, abriu sua conta na corretora e começou a investir em ações. Só que isso não foi tão fácil assim.

Dificuldades para começar a investir

Pontes não tinha nem sequer uma conta em um banco para poder fazer a transferência dos recursos para a sua conta na corretora, quando decidiu começar a investir. Então o primeiro passo foi escolher um banco para abrir a sua conta e o escolhido foi o Banco Bradesco, porque o Banco Itaú (mais próximo da sua casa) estava com uma fila muito grande para atendimento. Chegando no banco, o atendente logo tratou de tentar vender alguns produtos/serviços, mas Pontes queria apenas uma conta gratuita e conseguiu, depois de muita burocracia, abrir uma conta poupança.

Após conseguir abrir a conta no banco, o próximo passo foi convencer o escritório de agentes autônomos a deixarem ele abrir a conta na corretora, com algo em torno de R$ 400,00, para investir tudo em ações. Depois de muito insistir, finalmente conseguiu. Quando conta esta história, o professor Felipe Pontes costuma dizer que este é o seu momento coach:

“Eu insisti para abrir a minha conta na corretora e o agente autônomo não queria abrir. Não era porque eu tinha pouco dinheiro, ou porque eu queria fazer a ‘loucura’ de colocar todo o dinheiro que eu tinha em ações. No final das contas, após insistir muito, eu consegui abrir a conta na corretora. Se eu não tivesse insistido, minha vida teria sido completamente diferente e eu não estaria aqui hoje. Então, abra a conta numa corretora neste exato momento, porque isso pode ser a oportunidade da sua vida.

Essa história completa é contada no curso “Aprenda a Investir Agora!“, disponível gratuitamente para os assinantes Master do TC (informações do dia 13/04/2021, dependendo da época que você lê este texto, pode ter ocorrido alguma alteração).

Lições do professor para o jovem investidor

Felipe Pontes começou a investir com R$ 400,00. Era o patrimônio de sua juventude. Com o dinheiro conseguiu comprar 9 ações da Vale, na época o ticker era VALE5. E não parou de aportar na bolsa desde então. Nos últimos dez anos investe na bolsa mensalmente e só faz a venda de uma ação para comprar novas ações.

Para o professor, mesmo com pouco dinheiro, uma dica importante é diversificar os seus investimentos. Nesse caso, a dica são os ETFs, como por exemplo BOVA11 (que replica o principal índice de ações da bolsa brasileira) e IVVB11 (que representa o principal índice de ações do mercado norte-americano).

Aprender a investir

Ainda falando das lições importantes que o investidor deve aprender, Pontes afirma que o principal erro do iniciante na bolsa é investir sem conhecimento. Ou seja, sem saber o que está fazendo, com dicas de alguém da Internet ou seguir “ações da moda”. É o famoso efeito manada!

Uma dica fundamental do professor é estudar tanto a teoria – como funciona o processo de análise de ações; como estudar a empresa, o que geralmente dá mais trabalho. E um outro erro grave do investidor iniciante: a alavancagem. Você potencializa os seus riscos sem saber exatamente o que está fazendo, alerta Pontes.

Riscos

O investidor Felipe Pontes ensina que o risco da renda variável está relacionado com a incerteza, sendo a volatilidade um fator de risco intrínseco ao mercado. Entretanto, para o investidor de longo prazo, fundamentalista, a volatilidade é um risco apenas do curto prazo e muitas vezes pode abrir boas oportunidades de investimento, se o investidor souber o que está fazendo.

Relatórios de auditoria e balanço

Por sua vez, o longo prazo apresenta riscos operacionais da empresa, governança corporativa, decisões erradas por parte do investidor etc. São estes erros que o investidor fundamentalista deve evitar. Para não cair nesse erro, uma dica fundamental é ler os relatórios de auditoria e balanço das empresas para fazer reflexões e ter ideias sobre o funcionamento do negócio.

A dica do professor é dar atenção especial às notas explicativas. Um erro comum é ler apenas os releases, reforça.

Websérie do TC

Felipe Pontes compartilha estratégias de sucesso

Livro para investidores iniciantes recomendados por Felipe Pontes

Um livro indicado pelo professor, especialmente para quem está começando a investir na bolsa, é o “The Elements of Investing”, de Burton G Malkiel e Charles D. Ellis. Temos a resenha do livro na biblioteca do TC School. Vai lá pra conferir! No TC School você também poderá encontrar uma biblioteca de e-books gratuitos de educação financeira e investimentos.

Livros e capítulos de autoria do investidor Felipe Pontes

O professor e investidor Felipe Pontes sempre teve um sonho de escrever um livro sobre investimentos e análise fundamentalista. Quando perguntado sobre a eventual publicação de um livro, ele sempre falava que ainda não tinha massa crítica suficiente para lançar um livro.

Para ele, um livro bom de investimentos, tem que ter técnica, evidências científicas empíricas e muita experiência do autor. Pontes considerava que ainda não tinha massa crítica suficiente para levar experiência para o livro. Agora com mais de 10 anos como investidor, experiência com gestor de clubes de investimentos e com sua experiência no TC, talvez vejamos em breve um livro de sua autoria publicado. Atualizarei você neste texto quando isso acontecer.

Todavia, o professor Felipe Pontes tem alguns livros e capítulos de livros escritos (ainda que não seja naqueles moldes que ele pretende publicar):

  • Aprenda a Investir o seu dinheiro: guia simples com os primeiros passos para aumentar seu patrimônio (e-book disponibilizado gratuitamente pelo TC School)
  • O poder da diversificação em tempos de crise – em coautoria com Lucas Nogueira (acesse gratuitamente aqui)
  • Tudo o que você precisa saber sobre IPOs – organizador do livro, com vários autores (clique aqui para ter acesso gratuito)
  • Teorias aplicadas à pesquisa em Contabilidade: uma introdução às Teorias Econômicas, Organizacionais e Comportamentais – autor de um capítulo do livro sobre análise fundamentalista (acesso gratuito no site da Editora UFPB)
  • Accounting in Latin America – autor de um capítulo do livro sobre qualidade dos lucros (aquisição pela Amazon)

Felipe Pontes – TC

Com a intensa trajetória em pesquisa, não é à toa que Felipe Pontes assume no dia 28/09/2019 a posição de Diretor Educacional e de Pesquisa & Desenvolvimento (anúncio ao mercado apenas no dia 03/07/2020) do TC. Desde então, o professor coordena toda área de educação financeira da plataforma – o TC Labs e o TC School.

“Decidi vir para o TC para potencializar um trabalho de educação financeira que eu já vinha desenvolvendo na universidade. […] Um país só pode ser desenvolvido com um mercado de capitais desenvolvido e, para desenvolver o mercado, é preciso de educação financeira. O TC tem isso em seu DNA e por isso eu resolvi me juntar à equipe”, afirmou na época.

TC Labs: laboratório de pesquisas

No laboratório, o professor é responsável por equipe de cientistas em finanças e análises de dados. Aliás, o TC Labs foi idealizado por Pontes, que buscava um modo de aproveitar o conhecimento gerado nas universidades com intuito de melhorar o desempenho dos pequenos investidores, ajustando o déficit destes em relação aos grandes investidores.

Quando perguntado pelos seus pares da academia como está sendo o trabalho no TC, o professor Felipe Pontes costuma dizer que faz exatamente a mesma coisa que fazia na Universidade (ensino, pesquisa e extensão), porém com mais equipe sem precisar ficar sobrecarregado com todas as atividades burocráticas de uma Universidade.

Professor Felipe Pontes como pesquisador

Quando perguntando sobre qual é a sua pesquisa que mais gosta, o professor costuma dizer que é a que avalia o lado b do insider trading, porque esta pesquisa busca de fato resolver um problema muito sério do Brasil: eficiência informacional e insider trading ilegal. Este artigo apresenta críticas à regulação da divulgação de informações dos insiders das empresas listadas na bolsa do Brasil.

Pontes tem de fato uma ampla experiência em pesquisa científica, desde quando ainda estava na sua graduação na faculdade de contabilidade, com vários prêmios conquistados ao longo da sua carreira, seja de melhor pesquisa científica ou de melhor avaliador de pesquisas, destacando-se os seguintes:

Felipe Pontes como orientador de pesquisas

Pontes tem diversas orientações de monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Além dos prêmios pessoais, o Professor Felipe Pontes se orgulha de ter ajudado alguns de seus alunos a terem conquistado reconhecimento acadêmico no Prêmio Excelência Acadêmica de monografias, organizado pela FUCAPE Business School, talvez o mais importante da área:

  • Melhor monografia do Prêmio Excelência Acadêmica com o aluno Leony Alexandre Gabriel Soares, em 2018
  • Pesquisa listada no Top 10 do Prêmio Excelência Acadêmica: Glauco Graco Nóbrega Pordeus, em 2019; Luisa Tomi Yanaguibashi Leal, em 2015; e Luana Ieker Canella, em 2014 (Top 20, neste último caso)

Toda essa bagagem de pesquisa fez com que o TC Labs tenha sido o sucesso que foi desde o seu lançamento, com:

  • Modelos de previsão de receitas disponíveis no TC Matrix
  • Estimação do risco de insolvência das empresas disponível no TC Matrix
  • Incerteza macroeconômica disponível no TC Matrix
  • E muito mais

Já no TC School é responsável e coordena toda a produção do conteúdo pago e gratuito da plataforma com o objetivo de trazer informação de qualidade para todos os investidores.

Para o investidor Felipe Pontes, “o processo de análise é complexo e cheio de dados, e o investidor mais inexperiente não sabe ao que deve se atentar exatamente. Nossa missão é destrinchar estes dados para que o investidor consiga extrair tudo da melhor forma possível.”

TC School: conteúdo grátis sobre educação financeira

Uma última dica do professor é ler os textos do TC School. Para destacar a importância da educação financeira para o jovem investidor cita a frase de Warren Buffett: “a contabilidade é a linguagem dos negócios”.

Na seção de Contabilidade Financeira do TC School, Pontes já escreveu diversos artigos que explicam desde conceitos básicos até teorias avançadas sobre o assunto.

Um outro destaque que você encontra dentro da plataforma é o Curso Primeiros Passos. Com didática fácil até para quem nunca investiu em ações, Pontes ilustra de forma simplificada conceitos importantes do mercado financeiro. Alguns  módulos contam com a participação do investidor Pedro Albuquerque Filho, sócio fundador do TC.

Para quem está começando na bolsa, vale muito a pena assistir todos os vídeos, em especial as aulas sobre valuation e análise fundamentalista do professor Felipe Pontes. Adepto às redes sociais e ao conhecimento compartilhado, o professor do TC School mantém blog sobre contabilidade e métodos quantitativos desde janeiro de 2011. Vale a pena conferir a leitura para você aprender ainda mais sobre o mercado de ações.

Aliás, seguir o professor Felipe Pontes no blog, Twitter, Instagram ou canal do TC School no YouTube é ter a certeza de pílulas de conhecimento a cada postagem ou vídeo-aula. Siga o mestre!

Saiba mais sobre a história do Professor e investidor Felipe Pontes na sua entrevista mais completa até hoje:

redator seo
Danilo Hadek
Redator do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub