Fernanda Mansano, investidora e a economista-chefe do TradersClub - TC

Fernanda Mansano, a economista-chefe do TC

Apresentamos o perfil de investidora de Fernanda Mansano, mestre em economia e economista-chefe do TC. No texto a seguir, falamos sobre a sua formação, trajetória profissional, produção acadêmica, filosofia de investimentos, referências, projetos e investimentos.

É muito legal saber que temos uma mulher em um dos cargos mais importantes dentro do TC, e olha só que bacana o material que preparamos pra você, dividido nos seguintes tópicos:

  • Quem é Fernanda Mansano
  • Formação e trajetória profissional
  • Livros e artigos publicados
  • Mulheres no mercado financeiro
  • Quando começou a investir
  • Filosofia de investimentos
  • Livros recomendados e referências

Boa leitura!

Websérie do TC

Fernanda Mansano compartilha estratégias de sucesso

Quem é Fernanda Mansano

Fernanda Mansano nasceu no dia 30 de julho, na cidade de Maringá, no Paraná. Mestre em Economia, é professora, escritora-pesquisadora, investidora e economista-chefe do Traders Club – TC. Além disso, nas horas livres gosta de correr e fazer natação.

Formação e trajetória profissional

De acordo com seu currículo lattes, após terminar a graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (2009), Fernanda Mansano concluiu mestrado em Teoria Econômica pela mesma universidade, em 2016.

A trajetória profissional de Fernanda Mansano começa com estágio no Banco do Brasil, onde atuou entre 2007 e 2009. Em seguida, assumiu a função de Gerente de Contas no Itaú Unibanco, a qual permaneceu até 2012, quando parte para o mundo das startups e inicia projeto dentro do Parque Tecnológico de Maringá (PTM).

No PTM, com o cargo de economista, Fernanda Mansano foi responsável pela análise de viabilidade econômico-financeira de projetos inovadores, pesquisa de mercado, análise estatística de dados e desenvolvimento de planos de negócios até 2016.

Com a experiência adquirida no mercado de trabalho e a conclusão do mestrado em economia, Fernanda Mansano passa a atuar como docente de economia na UniCesumar, em Maringá.

Na universidade, a economista ministrou aulas em cursos de graduação e pós-graduação nas disciplinas de Economia e Gestão de Cooperativas, Mercado Financeiro e Gestão do Agronegócio, respectivamente.

Livros publicados

É nessa época que Fernanda Mansano dedica-se inteiramente às atividades acadêmicas e publica diversos livros, alguns em co-autoria com nomes importantes da academia:

  • MANSANO, F. H. . Microeconomia I. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material didático para a disciplina de Microeconomia);
  • MANSANO, F. H. . Microeconomia II. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material didático para a disciplina de Microeconomia);
  • MANSANO, F. H. . Comercialização, Mercado Futuro e Formação de Preços. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material didático para a disciplina de Comercialização, Mercado Futuro e Formação de Preços).
  • MANSANO, F. H.. Bolsa de Valores e Mercado Acionário. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material didático para a disciplina de Bolsa de Valores e Mercado Acionário).

Artigos publicados

  • MANSANO, F. H.; PARRE, J. L. ; PEREIRA, M. F. . Análise Fatorial aplicada para a classificação das incubadoras de empresas de Base Tecnológica do Paraná. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS, v. 11, p. 133-151, 2017;
  • MANSANO, F. H.; SILVA, M. C. ; PEREIRA, M. F. . O domínio das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta da empregabilidade. RBEE. Revista Brasileira de Economia de Empresas, v. 15, p. 7-24, 2015;
  • MANSANO, F. H.; PEREIRA, M. F. ; PARRE, J. L. . Uma proposta organizacional para incubadoras de empresas de base tecnológica. In: Claudia Herrero Martins Menegassi, et.al.. (Org.). GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: INOVAÇÃO, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E GESTÃO. Ied.São Paulo: Gregory, 2016, v. I, p. 153-175.

Desta forma, desde o estágio Fernanda Mansano trabalhou no mercado financeiro, passando pelo mundo das startups e tecnologia, até retornar ao mercado financeiro alguns anos mais tarde, saindo das instituições, indo para o mercado de capitais.

Em 2018, Mansano mudou-se para São Paulo, assumindo a função de economista de análise setorial, executando a análise e a modelagem de variáveis macroeconômicas com o objetivo de assessorar a tomada de decisões dos clientes.

Além disso, na consultoria financeira, era responsável pela análise de mercado, de indicadores setoriais, estudos setoriais e conjunturais. Na oportunidade, a economista foi integrante da equipe especializada em fornecer variáveis para o Sistema de Expectativas de Mercado do Banco Central.

Controladora de Negócios na B3

Ainda em 2018, Mansano é contratada pela B3, a Bolsa de Valores brasileira, como Controladora de Negócios, e assume um dos grandes desafios de sua carreira profissional. Na B3, fazia todo o acompanhamento da negociação no mercado de opções sobre ações, ETF, Índice, Moedas, Commodities e Taxas de Juros. Além disso, ainda ficava responsável pela interação com o público externo e interno (produtos, apreçamento, cadastro de instrumentos, mesa de operações de renda variável e mercados futuros).

Após a rica experiência na B3, Fernanda Mansano retoma as atividades como docente e dedica-se à elaboração de livro sobre mercado financeiro e de capitais, banco de questões e gravações em vídeo com conteúdo educacional.

O lado empreendedora de Mansano

Neste período, a economista decide empreender em consultoria própria e desenvolve o projeto Economia para Investidores, com o propósito de difundir a análise econômica para a tomada de decisão do investidor pessoa física.

No site da economista é possível realizar um teste de perfil do investidor, mais conhecido como suitability. O suitability é um conjunto de perguntas que busca identificar o perfil de investimento, ou melhor, a tolerância ao risco do investidor, sendo seu resultado dividido em três perfis: conservador, moderado e agressivo.

Para o investidor iniciante, é interessante fazer o teste, afinal no mercado financeiro há diversos tipos de investimento, cada qual com suas características. O suitability identifica as classes dos produtos financeiros assim como a proporção de alocação que mais se adequa ao resultado do seu perfil de investidor, considerando três critérios fundamentais: conhecimento de mercado, risco e objetivo.

Economista chefe do Traders Club

Finalmente, em 2020, Fernanda Mansano chega ao TradersClub com o cargo de economista chefe e a missão de contribuir para a transformação do acesso à informação e à educação financeira do mercado financeiro brasileiro. Função que desempenha com mérito, escrevendo colunas sobre macroeconomia e indicadores econômicos, entrevistas para a Rádio TC, além de muito ativas nas redes sociais, em especial no Twitter e Instagram.

Mulheres no mercado financeiro

Além de tudo, há anos a economista ainda colabora com projetos para a inserção da mulher no mercado financeiro, seja como profissional da área ou investidora. Mansano já ministrou diversas palestras para esse público com temas sobre finanças pessoais e investimentos.

É algo de que se orgulha. A economista acredita e reconhece a importância deste comprometimento com as mulheres, afinal quando o tema em torno de investimentos é transmitido de mulher para mulher, é possível entender as necessidades e sonhos mais próximos desse público.

Quando começou a investir

Fernanda Mansano aprendeu a investir desde cedo, ainda na graduação, em ativos de renda fixa. Na renda variável, decidiu formar uma carteira de dividendos, que ela carinhosamente chama de sua carteira previdenciária.

Atualmente, a economista privilegia uma carteira de investimentos diversificada e consequentemente gosta de empresas que pagam dividendos, como a Taesa (TAEE11) e bancos tradicionais, como o Itaú (ITSA4).

Filosofia de investimentos

Com pensamento no longo prazo, investindo em ações de boas empresas, Fernanda Mansano possui a filosofia de investimentos fundamentalista, enxergando potencial em ações de valor e também de crescimento.

Como disse em entrevista ao Danilo Bastos: “A economia não é uma ciência exata, economia é uma ciência social, que vive de expectativas. O resultado econômico, o que move a economia são as expectativas dos agentes. Então, se as expectativas são positivas, isso contribui para que haja investimentos das empresas, para que as pessoas consumam.”

Livros recomendados e referências

Além de suas próprias produções, que certamente são referência para todo economista, alguns livros que Fernanda Mansano recomenda para quem se interessa e deseja aprender mais sobre economia e investimentos são os didáticos como “Mercado Financeiro” do Assaf Neto e “Mercado Financeiro” do Eduardo Fortuna.

Além destes, outras obras que ela considera essencial ler pois remetem à experiência de grandes investidores, são “O mais importante para o Investidor“, do Howard Marks e os “Axiomas de Zurique“, um dos primeiros livros que leu sobre o tema.

Uma das frases que Fernanda gosta de citar é “Os pessimistas geralmente estão certos, mas são os otimistas que mudam o mundo!” (Thomas Friedman).

Já algumas frases de sua autoria:

Às vezes o economista precisa ir para o chão de fábrica, ele precisa ir para a realidade para ver as coisas.”

Os juros, de forma simples, é o preço do dinheiro.

Por fim, na lista de economistas brasileiros que inspiram Mansano estão Gustavo Franco, e de investidores, claro, os sócios do TC, Pedro Albuquerque e Rafael Ferri.

redator seo
Danilo Hadek
Analista de conteúdo do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub