Guilherme Aché, economista da Squadra Investimentos

Neste texto apresentamos o perfil de investidor de Guilherme Aché, economista e sócio fundador da Squadra Investimentos. Falamos sobre sua formação, trajetória profissional, a operação short das ações IRB Brasil, estratégias e métodos para montar um portfólio de ativos, bem como sua história à frente da gestora.

Se liga neste material bacana que preparamos, dividido da seguinte forma:

  • Quem é Guilherme Aché
  • Formação
  • Trajetória profissional
  • Filosofia e métodos de investir
  • Livro “Fora da Curva”
  • Squadra Investimentos

Boa leitura!

Quem é Guilherme Aché

Guilherme Aché nasceu na cidade do Rio de Janeiro, tem ampla experiência no mercado financeiro e é um dos sócios-fundadores da gestora Squadra Investimentos. Aliás, uma parcela do seu patrimônio está alocado nos dois fundos da empresa, responsável pela gestão de bilhões de reais em ações.

Formação

Guilherme graduou-se em Economia em 1991 pela Faculdade Cândido Mendes.

Trajetória profissional

A trajetória profissional de Guilherme Aché teve início em uma pequena instituição financeira especializada em títulos públicos. Em seguida assumiu cargo no Montreal Bank para área de análise de empresas.

Pouco tempo depois, ainda na faculdade, foi contratado como analista de empresas do Banco Pactual, onde atuou como chefe da área de 1993 a 1998. Na década seguinte assumiu o posto de gestor de portfólio responsável pelos investimentos em ações tanto na Bovespa quanto em outras bolsas mundiais.

Guilherme Aché foi sócio-fundador e diretor da JGP Gestão de Recursos ao lado de outros economistas e gestores, como Paulo Guedes e André Jakurski.

Filosofia de investimentos

Guilherme Aché é um investidor fundamentalista, ou seja, adepto do value investing. Investe em boas empresas para o longo prazo. E foi assim que obteve sucesso com recomendações de investimento como gestor da JGP.

Um acerto na bolsa de valores foi a compra de ações da siderúrgica CSN, entre 2001 e 2002. Guilherme Aché, enxergou movimento de crescimento no preço das commodities no mercado internacional, e recomendou a compra das ações CSNA3. A gestora comprou 5% da empresa. Em um curto espaço de tempo, os papéis subiram 70%.

Uma das lições que o gestor tem é a máxima do megainvestidor Warren Buffett, pois uma das filosofias é ter o foco principal em não perder dinheiro. A gestora sob sua liderança, sempre assumiu a preferência em deixar passar possibilidades ao invés de correr o risco de perder o capital investido.

Livro “Fora da Curva”

O investidor é um dos investidores entrevistados no livro “Fora da Curva: Os segredos dos grandes investidores do Brasil e o que você pode aprender com eles“. Além de Aché, a obra reúne depoimentos de Luis Stuhlberger, Guilherme Affonso Ferreira, Pedro Damasceno, Luiz Fernando Figueiredo, Meyer Joseph Nigri, José Carlos Reis de Magalhães Neto, entre outros.

Guilherme Aché elenca 5 pontos importantes para quem investe em bolsa de valores:

  1. O investimento em bolsa requer tempo e dedicação. Se for impossível se dedicar a isso, escolha bons gestores e deixe a decisão com eles;
  2. É fundamental ter opinião própria e disciplina ao optar por ativos;
  3. Não mude de ideia porque o preço da ação em que investe caiu. Pode ser o momento de comprar mais papéis, por um preço mais baixo;
  4. Avalie o risco das aplicações. Todo investidor erra. É preciso tentar evitar as grandes besteiras, que podem destruir o seu patrimônio;
  5. Na bolsa de valores é preciso ter visão de longo prazo.

A Squadra Investimentos

Em 2007 Guilherme Aché se viu estagnado na JGP e movido por novos desafios decidiu fundar a Squadra Investimentos em meio à crise do subprime.

Guilherme Aché tem sob sua gestão na Squadra Investimentos, um patrimônio de aproximadamente 4 bilhões de reais em dois fundos de ações, colocando-o na lista de maiores gestores do Brasil.

A Squadra é uma empresa independente, exclusivamente dedicada a investimentos em ações. A equipe de investimentos é composta por 13 profissionais.

A Squadra possui a seguinte filosofia de investimento:

  • Busca por distorções significativas de preços;
  • Investir em companhias cujo preço de mercado seja significativamente distinto ao que entendemos como seu valor intrínseco (conceito de margem de segurança);
  • Foco na geração de retorno absoluto;
  • Investir em companhias que ofereçam retorno, ajustado ao risco, superior ao custo de oportunidade de longo prazo brasileiro;
  • Evitar viés de indexação; e
  • Análise de investimentos com visão de médio e longo prazos

Fundos

Squadra Long-Biased FIC FIA – Tem o objetivo de gerar retornos reais superiores ao custo de oportunidade local, no longo prazo, através do investimento em fundos de ações.

Squadra Long-Only FIC FIA – Tem o objetivo de gerar retornos reais, no longo prazo, através do investimento em fundos de ações.

Frases

Foi uma operação short muito óbvia”, em relação à posição vendida nas ações da IRB Brasil, na qual obteve retorno de 12,1% do fundo Squadra Long-Biased.

Se tivéssemos esperado um pouco mais, poderíamos ter ganhado muito dinheiro. É um exemplo de como a cultura de curto prazo pode prejudicar um investimento”, em relação à realização antecipada das ações da CSN.

Dois autores, Hyman Minsky e Charles Kindleberger, descrevem o ciclo de uma bolha, que, acredito, encaixa no que estamos vivendo hoje. Segundo eles, esse ciclo sempre começa com a criação de um novo paradigma.

redator seo
Danilo Hadek
Redator do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub