Guillermo Parra-Bernal, sócio e diretor-geral da Mover

Se você é um usuário assíduo do TC, é muito provável que conheça a Mover e sua importância no dia a dia dos investidores. Nesse texto, vamos falar sobre uma das principais figuras por trás da inteligência dessa ferramenta: Guillermo Parra-Bernal.

Falamos sobre sua infância, educação, carreira na Bloomberg e na Thomson Reuters até chegar ao TC, sua filosofia de investimentos e seus hobbies.

  • Quem é Guillermo Parra-Bernal
  • Educação
  • Trajetória profissional
  • Seu grande mentor
  • TC Mover
  • Hobbies

Boa leitura!

Quem é Guillermo Parra-Bernal

Guillermo Parra-Bernal nasceu em Bogotá, na Colômbia, no dia 28 de dezembro de 1974. Ele vem de uma família parte espanhola e parte britânica, possuindo uma forte influência da cultura internacional. Desde criança viajou muito e foi alfabetizado em inglês.

Infância

Guillermo sempre foi bom aluno, se destacando na escrita e nos números. Gostava, principalmente, de matemática, história e redação. Seu talento nos estudos chamou a atenção de todos, sendo convidado a participar de diversas atividades extraescolares.

Guillermo fez parte das equipes que competiam na matemática e em história, sendo campeão por cerca de três anos seguidos. Além disso, chegou a ser diretor do jornal da escola por quase cinco anos, responsável por colunas explosivas.

Como sempre gostou de escrever e tendo um bom uso da língua, Guillermo escrevia desde cedo sobre assuntos complexos, acreditando ser um “garoto com cabeça de velho”. Em 1989, chegou a escrever uma coluna sobre as eleições no Brasil, mesmo longe do país.

Guillermo sempre foi um jovem muito curioso, passava horas lendo sobre história, filosofia e matemática. Gostava de pegar o ônibus ou táxi para passar bastante tempo na Biblioteca Nacional procurando por jornais e artigos.

Educação

A princípio, Guillermo queria cursar Filosofia e Letras, mas sabia que precisava de um título para ganhar dinheiro. Depois de realizar o exame nacional e tirar uma excelente nota, optou por ingressar na Universidad de Los Andes, a mais renomada da Colômbia, conciliando nos dois primeiros anos o curso de Filosofia e Letras com Economia.

Aos 19 anos precisou sair de casa e resolveu deixar o curso de Filosofia e Letras para trabalhar. Começou como assistente de pesquisa dentro da faculdade e também foi estagiário de um dos professores mais influentes da faculdade. Guillermo Parra-Bernal se formou em apenas quatro anos e, logo em seguida, iniciou sua pós em Economia.

Trajetória profissional

Ainda antes de se formar, Guillermo começou a trabalhar em um banco de investimentos da Colômbia, o qual assessorava grandes negócios no país. Estudou matemática na Inglaterra, tendo trabalhado para o banco remotamente para financiar sua vida na Europa. Após a venda do banco, foi trabalhar para a Bloomberg, onde viveria sua maior experiência de vida antes do TC.

Bloomberg

Em 1998, Guillermo Parra-Bernal iniciou o que seria o casamento perfeito. Sua trajetória na Bloomberg foi muito rica de experiências e aprendizados. Na Bloomberg, Guillermo conheceu o mundo, morou em cinco países diferentes, entrevistou líderes, presidentes e reis.

Pôde cobrir momentos importantes na história, como a quebra das negociações de paz na Colômbia, a queda do presidente Fernando de la Rúa na Argentina, a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva no Brasil, a subida de Evo Morales na Bolívia, a compra do Unibanco pelo Itaú, além da crise do subprime já na parte final do seu trabalho.

A Bloomberg apostava em pessoas jovens e ofereceu a oportunidade para que Guillermo pudesse voar na companhia. Ele chegou a ser transferido para Brasília em 2001 para cobrir as eleições presidenciais, onde vivenciou mais uma experiência marcante.

Thomson Reuters

Após 10 anos na Bloomberg, Guillermo deixou a companhia e decidiu tirar um período sabático depois de trabalhos muito intensos. Já em 2009, a Thomson Reuters o convidou para estruturar a cobertura de empresas da América Latina. Ele trouxe mudanças importantes para área, feitos que deram robustez a empresa e que refletem na companhia até hoje. Entretanto, se passaram oito anos e Parra-Bernal decidiu mudar de ares.

TradersClub

Após sua passagem pela Thomson, Guillermo optou por deixar a companhia e se juntar ao TC. O convite foi feito por intermédio do Rafael Ferri, com quem iniciou relação pelas redes sociais. O propósito de melhorar a assimetria informacional para a pessoa física o motivou e o fez embarcar nesse desafio.

No TC, Guillermo destaca o ambiente alinhado entre as pessoas. Depois de ter passado por muitos lugares, ele nunca tinha presenciado um grau de alinhamento cultural tão forte como este, e conseguiu colocar em prática tudo que aprendeu por anos.

Seu grande mentor

Guillermo teve o privilégio de ter como seu grande mentor um dos banqueiros mais influentes da Colômbia na época, Federico Clarkson. Ele era um grande economista e tinha Guillermo como um filho. Federico ensinou a beleza das finanças e o ensinou a valorizar todos os aspectos humanos, a arte da negociação, a parte técnica e a construção de cultura.

Guillermo Parra-Bernal acredita que empresas não são mais do que pessoas e processos e, por isso, foram pontos fundamentais para quem investe e analisa companhias.

Federico também o ensinou como se faziam negócios e quais elementos ele deveria olhar. Mas a relação dos dois foi além. Guillermo frequentava lugares bem relacionados com políticos e chegou a trabalhar para ele.

Federico sempre falou da importância dos fluxos, de ser organizado e previsível. A forma de se relacionar com as pessoas, independente do seu nível hierárquico. Foi ele, também, que o ensinou a investir. Desde a importância de ter um perfil técnico muito forte, sabendo ler a taxa de juros e a sustentabilidade de ciclos econômicos, até a necessidade de ouvir a todos envolvidos em uma empresa.

Filosofia de investimentos

Em seu primeiro investimento no mercado financeiro, Guillermo utilizou todo o seu salário na época para comprar os papéis da companhia Éxito, que hoje faz parte do Grupo Pão de Açúcar.

Entretanto, apesar de ser bem sucedido nos investimentos, nunca se considerou um devoto da arte de investir. Sua preocupação sempre foi em mostrar às pessoas os riscos e as oportunidades correntes em um investimento. Sua principal habilidade é mostrar para o público em geral o que está por trás de um investimento.

Para Guillermo Parra-Bernal, o processo de investimento é um processo de autoconhecimento. Não existe vida em que você não precise gerenciar riscos. A vida é um eterno gerenciamento de riscos, como quando você precisa sair da casa dos país ou mudar de emprego.

Ele também enxerga a vida como um baralho de escolhas, onde você tem sempre um custo de oportunidade, conceito mais utilizado em finanças, mas que também envolve decisões importantes, como decidir se vai estudar até tarde ou se vai sair para uma festa. Guillermo acredita que a vida é cheia de tradeoffs e quando você investe também está lidando com tradeoffs.

Segundo sua filosofia, um bom investidor não pode ser intuitivo. Ele precisa saber fazer conta, ter boa compreensão de leitura, saber se comunicar e, principalmente, não seguir todo mundo, mas aprender a ouvir a todos. Aquele que acredita somente em uma boa leitura das finanças, é um investidor limitado.

Com toda sua rica experiência, Guillermo afirma que um grande investidor é capaz de justificar um investimento por meio de uma passagem da filosofia ou uma poesia. Grandes investidores são, acima de tudo, aqueles que possuem riqueza intelectual, falam diversas línguas e enxergam o dinheiro como o meio e não o fim.

Um investimento envolve muitos aspectos profundos, sendo fundamental olhar todas as situações que envolvem o mercado. É importante entender a história do seu tempo e para onde ela vai. Não precisa ser um gênio das finanças, mas você deve ser um curioso, um observador do mundo.

Mover

A Mover é a maior central de inteligência do mercado financeiro, oferecendo ao investidor as principais notícias do Brasil e do mundo. Guillermo, diretor-geral da Mover, se considera muito zeloso e, até mesmo, paranoico com o que pode acontecer. A coisa que ele mais se preocupa é a qualidade da informação, independente da velocidade. Para ele, é melhor ser o último a estar certo do que o primeiro a estar errado.

Guillermo Parra-Bernal afirma que é preciso dar voz a todos, inclusive as fontes que, porventura, você não gosta. É preciso ter um produto que funcione apesar do cliente, e que este precisa ser guiado. Ele ressalta que é importante ouvir o cliente, mas sem deixar de manipular o seu produto.

A equipe da Mover combina experiência e a inexperiência, onde o veterano terá uma cota de sacrifício maior. Já o jovem terá uma capacidade de escuta acima da média. Por isso, Guillermo considera ser fundamental criar um ambiente entre jovens e mais velhos, onde todos possam contribuir com suas expertises.

Hobbies

Guillermo passa muito tempo lendo e não se considera um cara do audiovisual. Seus hobbies favoritos são a poesia e a música. Sempre gostou muito de recitar e, por influência do seu pai, ouvia de tudo. Se considera uma pessoa muito eclética quando se trata de música, ouvindo desde flamenco e música clássica até samba e rock.

O Memo, como é carinhosamente chamado pelos mais próximos, admira pessoas que sabem se comunicar bem. É respeitado por todos ao seu redor e uma inspiração para aqueles que trabalham com ele.

Lincoln Silva
Lincoln Silva
Assistente de conteúdo do TC School.
Cursando Ciências Contábeis na UFRJ.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub