Henrique Bredda, o gestor por trás da Alaska Investimentos

No texto a seguir apresentamos o perfil de investidor de Henrique Bredda, empresário, investidor e gestor da Alaska Asset Management. Falamos sobre a sua formação, carteira de ações, rentabilidade do fundo e estratégias de investimento em ações.

Se liga nesse conteúdo que preparamos pra você! Está dividido da seguinte forma:

  • Quem é Henrique Bredda
  • Alaska Asset Management
  • Filosofia de investimentos
  • Carteira de ações

Boa leitura!

Quem é Henrique Bredda

Henrique Bredda é investidor, sócio e gestor do fundo de investimento Alaska Asset Management. O empresário ganhou prestígio no mercado financeiro por investir na Magazine Luiza quando a varejista passava por dificuldades em 2015. Além disso, é famoso nas redes sociais por falar o que pensa.

Com formação em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, em 2006, atuou por pouco tempo na área. Como ele mesmo brinca: “experiência só em projeto acadêmico. Nada prático. Única coisa que aproveito do curso na gestão de fundos é de fazer de tudo para o barco nunca afundar.”

Aliás, com mais de 180 mil seguidores no Twitter e 350 mil seguidores no Instagram, Henrique Bredda é provocador na Internet. A frase de destaque em seu perfil – “ser contrário, no fundo, é uma questão de caráter. Não é de forma alguma para todos” – citando o investidor canadense Benj Gallander, já mostra o viés que assume nos aplicativos. Não é raro o gestor soltar comentários polêmicos que estimulam a reflexão sobre temas econômicos, políticos e culturais.

Henrique Bredda, o gestor

Henrique Bredda iniciou a vida profissional como estagiário em consultoria de avaliação e reestruturação empresarial. Em seguida, começou a trabalhar no Banco Itaú como analista de crédito.

Com a experiência no banco, migrou para o mercado financeiro após ingressar, em 2005, na Spinnaker Capital como analista de ações. No currículo ainda consta passagem pela Ashmore Brasil, da qual saiu em 2010 para, ao lado de Angela Freitas, fundar a Skipper Investimentos, assumindo a função de gestor financeiro.

Na Skipper, Bredda desenvolveu o seu lado gestor, e logo depois assumiu o comando de investimentos em ações da VentureStar Capital Management para, finalmente em 2015, fundar o Alaska Asset Management – o “fundo do Henrique Breda”.

Alaska Asset Management

Desta forma, Henrique Bredda fundou a Alaska Asset ao lado dos sócios Ney Miyamoto e Luiz Alves Paes Barro. O projeto nasceu com a ideia de agregar apenas investidores mais próximos dos sócios, mas tornou-se um dos maiores fundos da B3.

Enquanto Luiz Alves buscava sócios com ímpeto de investidor em seu fundo Poland, Henrique Bredda, ainda jovem, buscava investidores com mais experiência no mercado de ações. O casamento deu certo e a dupla ganhou fama pela rentabilidade do fundo, em especial com a estratégia de investir em ações descontadas, mirando assimetria e valuation.

Os investidores fundaram, então, a Alaska Asset, com portfólio composto por ações da Suzano – SUZB3, Vale – VALE3, Petrobras – PETR4 e Magazine Luiza – MGLU4. E, apesar dos percalços comuns da renda variável, o fundo mantém rentabilidade bem acima do Ibovespa no período.

Filosofia de investimentos

O fundo de ações Alaska tem viés fundamentalista, por isso, os investimentos são de longo prazo, fator decisivo para os ganhos que obteve com a valorização das ações MGLU3.

Dentre os métodos e estratégias como gestor, a carteira de ações de Henrique Bredda privilegia a diversificação, com a análise de empresas em momentos difíceis, mas longe dos holofotes das grandes casas de análise. Ou seja, uma estratégia que combina diversificação e volatilidade, aumentando a posição de ações na carteira de acordo com as quedas exageradas do mercado. É a filosofia de grandes investidores da Bolsa de valores, como Warren Buffett e Benjamin Graham.

Vale destacar um resumo da filosofia de investimentos e as principais estratégias do fundo:

  • Análise de indicadores fundamentalistas da companhia – receitas, geração de caixa, nível de endividamento, preço da ação em relação ao lucro (P/L) e análise setorial;
  • Arbitragem, ou seja, comparar empresas do mesmo setor e investir naquela com maior assimetria. A estratégia serve também para os diferentes tipos de ações – ON e PN;
  • Foco no longo prazo, investindo em empresas com potencial de crescimento; e
  • Long Only, ou seja, investir na companhia aguardando a sua valorização.

O jeito Henrique Bredda de investir

Henrique Bredda começou a investir na Magazine Luiza quando o preço da ação encontrava-se abaixo de R$ 1,00. A partir daí, o ativo atingiu o preço aproximado de R$ 80,00 no final de 2017. Um crescimento de quase 40 vezes. Ou seja, a partir do estudo e análise dos fundamentos da varejista, o fundo de ações de Henrique Breda observou um valor no negócio que o mercado não provisionou.

Entretanto, não foi apenas no varejo que Henrique Bredda ganhou dinheiro. Entre 2016 e 2018 o fundo Alaska lucrou bastante investindo em ações da Suzano – SUZB3, Braskem – BRKM3 e Marcopolo – POMO4. A alta exposição nessas empresas exportadoras era devido à posição estruturada vendida em dólar da gestora de Bredda.

  • Melhores BDRs: um jeito simples de investir em empresas estrangeira na B3

Fundo de Ações Alaska Black

Confira abaixo o atual portfólio do Alaska Black Institucional. Confira no site da gestora os principais fundos disponíveis. Lembrando que os dados referem-se à janeiro de 2020. Isto porque as informações são atualizadas a cada 90 dias no site da CVM:

  • 14,04% em MGLU3 – Magazine Luiza
  • 12,64% em COGN3 – Cogna Educação
  • 9,5% em BRKM3 – Braskem
  • 9,45% em SUZB3 – Suzano
  • 9,18% em PETR4 – Petrobras
  • 7,83% em ALSO3 – Aliansce Sonae
  • 7,71% em VALE3 – Vale
  • 7,37% em RAIL3 – Rumo
  • 4,57 em LOGN3 – Log-in

Frases de Henrique Bredda

Por fim, algumas frases de Henrique Bredda que servem como inspiração e alerta para quem está iniciando a sua jornada na Bolsa de valores:

“Uma parcela dos milhões que estão chegando à bolsa não vão escutar as recomendações, vão querer atalhos e vão perder tudo”

“Estude antes de comprar ações. Não siga dicas de outras pessoas”

“Não sou guru de ninguém”

“Não sei como 2020 terminará, mas sigo confiante para os próximos cinco ou dez anos”

“O mercado é uma peixaria, então veja qual é a vieira que está sendo vendida por preço de sardinha e aproveite”

“Confundem muito minhas opiniões na pessoa física com a minha profissão”

Quer seguir a estratégia de Henrique Bredda? Aqui no TC School temos conteúdo gratuito para quem deseja aprofundar conhecimentos em análise fundamentalista. Recomendamos a leitura dos artigos!

redator seo
Danilo Hadek
Analista de conteúdo do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub