Howard Marks, investidor e gestor da Oaktree Capital Management - TC

Howard Marks, investidor e gestor da Oaktree Capital

Apresentaremos a biografia de Howard Stanley Marks, escritor e investidor, foi co-fundador e é co-chairman da Oaktree Capital Management, uma firma de gestão patrimonial, a qual investe em diversas classes de ativos diferentes ao redor do mundo, bastante conhecida por dominar a arte dos “ciclos de mercado”.

Ao longo do texto, vamos discorrer sobre as aspirações, desafios e conquistas de Howard Marks. Para facilitar a leitura, dividimos o artigo nos seguintes tópicos:

  • Quem é Howard Marks?
  • Oaktree Capital Management
  • Filosofia de Investimentos da Oaktree
  • Livros sobre mercado financeiro

Boa leitura!

Quem é Howard Marks

Howard Stanley Marks nasceu no dia 23 de abril de 1946 em Nova York, nos Estados Unidos. Criado no Queens, Howard concluiu a formação em Finanças pela Wharton School, Pensilvânia. Além disso, possui MBA em Contabilidade e Marketing pela Booth School of Business, na Universidade de Chicago.

Em 1969, após concluir o MBA, Howard Marks foi aprovado em processo seletivo no Citibank, onde trabalhou como analista de equity e posteriormente virou Diretor de Research. O executivo trabalhou no Citigroup até 1985, quando entrou para o grupo TCW, uma Asset Management focada em renda fixa, equity e estratégias globais.

É na TCW que Howard conhece mais a fundo as estratégias e métodos de investimentos que posteriormente irá aplicar na Oaktree Capital Management, a de investir em títulos de dívida de companhias de alto risco, as chamadas high yield ou distressed debt.

A TCW – Trust Company of the West, fazia a gestão das maiores empresas públicas e privadas de fundo de pensão, instituições financeiras, endowments (universidades, organizações sem fins lucrativos, igrejas e fundações). O portfólio era mais focado em renda fixa, acha visto o perfil conservador dos clientes.

É na TCW também que Howard Marks conhece o seu futuro sócio, Bruce Karsh e outros 3 parceiros, os quais fundariam a Oaktree Capital Management 10 anos depois. Após um conflito de interesse, os 5 amigos deixam a TCW Asset Management e fundam a Oaktree Capital Management, em 1995.

Oaktree Capital Management

A partir da fundação da Oaktree Capital Management, esta se torna uma das primeiras gestoras no segmento de high-yield debt, distressed debt e private equity.

Hoje, a Oaktree Capital possui seu headquarter (quartel general) em Los Angeles, com aproximadamente mil funcionários, além de 18 escritórios espalhados pelo mundo. Abaixo, a composição da diretoria da asset:

  • Howard Marks (Co-Chairman & Co-Founder);
  • Bruce Karsh (Co-Chairman, Chief Investment Officer & Co-Founder);
  • Jay Wintrob (Chief Executive Officer);
  • John Frank (Vice Chairman); e
  • Sheldon Stone (Principal and Co-Portfolio Manager).

Até 31 de dezembro de 2020, a Oaktree Capital fazia a gestão de 148 bilhões de dólares, a qual incluía em sua carteira de clientes 73 dos 100 maiores fundos de pensão, fundos públicos, fundações e seguradoras do planeta.

Desde a sua abertura em 1995 até 2019, a Oaktree acumula retornos de 18,8% anualizados, contra 10,4% do S&P 500 (IRR – Internal rate of return).

Filosofia de investimentos da Oaktree

A gestora de capital possui filosofias baseadas em dois princípios básicos:

  1. Busca de valor; e
  2. Controle de risco.

É conhecida por se aproveitar das crises no mercado, os quais os ativos financeiros tendem a ser muito mal precificados (desvalorizados). São essas horas que a gestora vê oportunidades de compra. (Exemplos práticos são os títulos de dívida high yield (alto risco), que tendem a sofrer uma desvalorização enorme em momentos de pânico, fazendo com que sua taxa de rendimento se eleve.

Além disso, a gestora possui uma filosofia value-oriented, a qual investe em ativos (equities) com uma margem de segurança elevada (valor justo muito acima do preço de mercado).

Hoje em dia, Howard Marks é um dos gurus de mercado que a mídia/investidores param para escutar o que ele tem a falar, especialmente por sua reputação em lidar com os ciclos macroeconômicos. Através da Oaktree, o gestor publica espécies de “cartas”, as quais são chamadas de “Oaktree Memos”. Elas expressam o sentimento de mercado e insights do megainvestidor.

Atualmente, Howard Marks também atua como trustee da MET (Metropolitan Museum of Art) e da universidade em que se formou, a Wharton School. Além disso, Marks é membro do conselho do Investment Committee of the Royal Drawing School e professor na King’s Business School em Londres.

Livros sobre mercado financeiro

Nos seus livros, Howard Marks aborda temas como: eficiência de mercado, relação entre preço e valor, como reconhecer e controlar o risco, ciclos de mercado, evitar armadilhas, etc. Elencamos abaixo as principais obras do investidor:

  • The Most Important Thing: Uncommon Sense for the Thoughtful Investor (2011);
  • The Most Important Thing Illuminated: Uncommon Sense for the Thoughtful Investor (2012); e
  • Mastering the Market Cycle (2018).

Alguns dos ensinamentos de Marks fala sobre a importância de se ter uma noção em que fase do ciclo estamos. Que na verdade, existem vários tipos de ciclos, como: ciclo do setor imobiliário, ciclo do crédito, de empresas inadimplentes, etc. E que na verdade, os ciclos se movem como pêndulos, sempre indo de um extremo para o outro.

O escritor nos conta que observar na prática os ciclos de mercado é extremamente difícil, afinal em 80% do tempo, ou o pêndulo está numa extremidade (alta) ou está em outra (baixa). Que na verdade, o pêndulo passa muito rápido da região central, o que justifica tantos investidores entrarem apenas no final dos ciclos de mercado.

Além disso, ele nos ensina que os ciclos de mercado funcionam como as árvores (nascem, crescem e morrem), elas nunca crescem até o céu – talvez um trocadilho com o nome “Oaktree” (Carvalho, uma árvore sagrada devido à sua resistência e tamanho gigante).

Frases de Howard Marks

Prices are too high” is far from synonymous with ‘the next move will be downward’. Things can be overpriced and stay that way for a long time . . . or become far more so.Tradução livre: “Os preços estão muito altos ”está longe de ser sinônimo de ‘o próximo movimento será para baixo’. As coisas podem ser superfaturadas e permanecer assim por muito tempo. . . ou se tornar muito mais.”

We have to practice defensive investing, since many of the outcomes are likely to go against us. It’s more important to ensure survival under negative outcomes than it is to guarantee maximum returns under favorable ones.” Tradução livre: “Temos que praticar o investimento defensivo, uma vez que muitos dos resultados provavelmente irão contra nós. É mais importante garantir a sobrevivência sob resultados negativos do que garantir retornos máximos sob condições favoráveis.”

“Investment success doesn’t come from ‘buying good things’, but rather from ‘buying things well’.” Tradução livre: “O sucesso do investimento não vem de ‘comprar coisas boas’, mas sim de ‘comprar bem as coisas’.”

There’s a big difference between probability and outcome. Probable things fail to happen—and improbable things happen—’all the time’. That’s one of the most important things you can know about investment risk.” Tradução livre: “Há uma grande diferença entre probabilidade e resultado. Coisas prováveis ​​não acontecem – e coisas improváveis ​​acontecem – ‘o tempo todo’. Essa é uma das coisas mais importantes que você pode saber sobre o risco de investimento.”

Here’s the key to understanding risk: it’s largely a matter of opinion.” Tradução livre: “Aqui está a chave para entender o risco: é em grande parte uma questão de opinião.”

The biggest investing errors come not from factors that are informational or analytical, but from those that are psychological.Tradução livre: “Os maiores erros de investimento não vêm de fatores informativos ou analíticos, mas daqueles psicológicos.”

Não deixe de conferir o canal do TC School no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Daniel Santos
Daniel Santos
Estagiário do TradersClub
Graduando em Ciências Contábeis pela UFRN Ex-membro da Liga de Finanças e vencedor do 1º Campeonato de Análise Fundamentalista do TC.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub