Hugo Queroz, gestor e analista chefe do TC Matrix - TC

Hugo Queiroz, gestor e estrategista-chefe do TC Matrix

Apresentamos o perfil de investidor de Hugo Queiroz, empresário, investidor e estrategista-chefe do TC Matrix, a plataforma de análise fundamentalista do TC TradersClub.

No texto a seguir, falamos sobre a sua formação, trajetória profissional, filosofia de investimentos, livros de referência, projetos e investimentos.

Se liga neste material bacana que preparamos para você, dividido nos seguintes tópicos:

  • Quem é Hugo Queiroz
  • Formação acadêmica
  • Trajetória profissional
  • Certificações do Mercado Financeiro
  • Quando começou a investir e filosofia de investimentos
  • Livros recomendados, frases e referências

Boa leitura!

Quem é Hugo Queiroz

Hugo Fagundes de Lima Queiroz, ou simplesmente Hugo Queiroz, é natural de Ituiutaba, Minas Gerais, tem 37 anos. É empresário, investidor, gestor CGA, analista CNPI e head de análise do TC Matrix, a plataforma fundamentalista do TC. Além disso, é maratonista nas horas livres, tendo participado de importantes competições internacionais.

Formação acadêmica

Hugo Queiroz concluiu sua formação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, em 2006. Pouco tempo depois, em 2011, concluiu sua pós-graduação em Finanças pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Já em 2012, fez curso de Finanças Corporativas e Métodos de Avaliação de Empresas na University of La Verne – ULV, na Califórnia, uma das mais tradicionais e respeitadas universidades dos Estados Unidos.

De volta ao Brasil, ingressou na pós-graduação em Finanças da Fundação Getúlio Vargas – FGV, concluindo o curso em 2015.

Trajetória profissional

De acordo com seu currículo no LinkedIn, durante a graduação em Administração de Empresas, Hugo Queiroz tem breve experiência como Gerente assistente no Banco Itaú Unibanco, até ingressar como estagiário de finanças na Usiminas, em 2006.

Naquele mesmo ano, Hugo Queiroz é contratado como Técnico Bancário na Caixa Econômica Federal, onde trilha uma carreira sólida de mais de uma década no setor bancário, até atingir o cargo de Gerente Executivo, passando por algumas funções como Operador Sênior e Gerente de clientes e negócios.

Em busca de novos desafios, e já bastante ativo no Twitter, em 2020 Hugo Queiroz é convidado por Pedro Albuquerque Filho a assumir a posição de head de análise de valores mobiliários do TC Matrix.

Chefe de análise do TC Matrix

Dentro do TC Matrix, o analista é responsável por alguns modelos preditivos de análise fundamentalista de ações no mercado financeiro. Função que desempenha atualmente, sendo considerado uma das referências em análise de ações com a filosofia de investimentos fundamentalista.

Na época, Hugo Queiroz expressou sua satisfação em fazer parte do time do TC: “Estou muito feliz com o desafio de fazer parte deste projeto inovador e que possibilita que o investidor pessoa física tenha acesso à informação de qualidade na sua tomada de decisão. Acredito muito nesse novo momento do país, com maior acesso de investidores individuais a mercados antes disponíveis apenas para institucionais”.

Ao mesmo tempo, desde 2020 Hugo Queiroz também desenvolve o seu lado empreendedor à frente da GSinc, a sua própria consultoria de gestão empresarial.

Certificações do Mercado Financeiro

Dentre as licenças e certificações do mercado financeiro, Hugo Queiroz é analista CGA ANBIMA, ou seja, é habilitado para atuar com gestão profissional de recursos de terceiros em fundos de investimento de renda fixa, de ações, cambiais e multimercados; analista CPA ANBIMA, ou seja, é qualificado para atuar no mercado de capitais brasileiro; além de analista CNPI Apimec, ou seja, é habilitado à recomendar ativos na Bolsa de Valores, como ações, fundos imobiliários e ETFs.

Bora fundamentar?

Hugo Queiroz é adepto das redes sociais, e bastante ativo no Instagram e especialmente no Twitter, onde tece comentários sobre microeconomia, análise bottom up de ações, análise fundamentalista e valuation de ativos financeiros.

Uma vez por semana, o analista chefe do TC Matrix costuma abrir a “caixinha” do seu Instagram para perguntas sobre empresas da B3 para quem deseja investir com base em fundamentos.

Temos um texto aqui no TC School sobre as ações e setores promissores na B3, segundo a análise de Hugo Queiroz. Vale a pena conferir!

Abaixo, os 6 melhores setores para investir em 2021:

  1. Bancos
  2. Infraestrutura (logística e utilities)
  3. Frigoríficos
  4. Construção civil
  5. Varejo
  6. Indústria (em partes)

Quando começou a investir

Com sólida experiência em finanças, Hugo Queiroz aprendeu a investir na Bolsa de Valores ainda jovem. Montou sua primeira carteira de investimentos quando ainda era estudante universitário, optando sempre por ações de crescimento.

Websérie do TC

Hugo Queiroz compartilha estratégias de sucesso

Filosofia de investimentos

Com foco no longo prazo, fazendo aportes mensais e investindo em boas empresas, Hugo Queiroz possui a filosofia de investimentos fundamentalista, enxergando potencial em ações de valor e também de crescimento.

Atualmente, o gestor privilegia uma carteira de ações diversificada, dando prioridade a grandes bancos, setor de utilities, varejo e construção civil. Dentre algumas ações que compõem o portfólio do gestor estão Itaú Unibanco (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3), Sabesp (SBSP3) e Minerva (BEEF3).

Além disso, Hugo Queiroz também possui carteira de empresas que fizeram IPO recentemente. Algumas empresas desta carteira são Sequoia Logística (SEQL3), CSN Mineração (CMIN3), Plano e Plano (PLPL3) e Lojas Quero Quero (LJQQ3).

Por fim, umas das regras do gestor para ter bons rendimentos nos investimentos é permanecer 100% alocado nas ações que acredita. Sem ficar “pulando de galho em galho” e tentando fazer timming. Além disso, reinvestir os dividendos recebidos!

Livros recomendados e referências

Ávido leitor de finanças e mercado de ações, Hugo Queiroz recomenda alguns livros para quem está iniciando a trajetória no mercado financeiro, tais como os clássicos de Aswath Damodaran e Peter Drucker.

Frases de Hugo Queiroz

E a turma do quanto pior melhor continua acertando bastante o caminhar do país, errando projeções econômicas, errando cenário político, errando corporativo e também a dinâmica do mercado acionário. Tô achando que eles deveriam ser classificados como os novos ‘curupira traders’!”

Quem tem como filosofia de investimento fundamentos e bottom up, com disciplina, foco e resiliência, abre o noticiário, interpreta o circo do STF, volta pro portfólio, entende que pode mexer no preço, mas no valor muito pouco. A reabertura deve ser robusta e puxar EPS das empresas!!”

redator seo
Danilo Hadek
Analista de conteúdo do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub