Israel Massa, CFO e sócio fundador do TC Traders Club - TC

Israel Massa, CFO e sócio fundador do TC

Apresentamos o perfil de investidor de Israel Massa, graduando em Gestão Financeira, CFO e um dos sócios fundadores do TC Traders Club, a maior plataforma e comunidade do mercado financeiro da América Latina.

Falamos sobre a sua formação, trajetória profissional e projeto que levou a criação do TC, filosofia de investimentos, livros de referência e investidores que admira. Se liga nesse conteúdo bacana que preparamos pra você, dividido da seguinte forma:

  • Quem é Israel Massa
  • Como começou a investir
  • A história do TC Traders Club
  • Filosofia de investimento
  • Livros recomendados

Boa leitura!

Israel Massa

Israel Massa, nasceu no dia 26 de outubro de 1989 na cidade de Limeira, interior de SP. Atualmente está terminando a formação em Gestão Financeira e à frente da área de Finanças em um dos maiores projetos de sua vida, o TC.

Como começou a investir?

Massa começou no mercado em junho de 2008. Sempre acompanhou de perto notícias sobre o mercado de ações, entretanto à época havia poucas informações online e tinha acesso apenas ao conteúdo que lia em jornais, como O Estado de São Paulo, o qual seu avô era assinante.

O avô foi uma grande inspiração para que Israel Massa começasse a operar na Bolsa de Valores. O avô foi gestor de um grande fundo de investimentos. Ambos costumavam ter longas conversas sobre economia e finanças.

Desse modo, incentivado pelo avô, abriu uma conta em corretora e começou a operar. Massa relata que, por conta da falta de acesso à informação naquela época, sua entrada no mercado foi um pouco desastrosa. O primeiro papel que comprou foi Petrobras (PETR4), e após a operação a ação só caiu. Além disso, logo no início da vida como investidor, enfrentou a crise do subprime.

Com as perdas iniciais no mercado, Massa decidiu aprofundar os estudos. Contudo, conforme relata, a dificuldade em obter informações sobre as empresas e os setores era o grande entrave na época. Sem contar que o número de investidores na bolsa era bem inferior ao patamar que temos nos dias atuais.

Os fóruns e portais que surgiam, como UOL, InfoMoney e ADVFN não eram capazes de suprir essa necessidade de informação com segurança, clara ou sem qualquer viés, mesmo porque os fóruns não tinham qualquer validação, com inúmeros perfis falsos.

Dessa forma, com as primeiras perdas e as dificuldades comuns de qualquer investidor iniciante, Massa passou a estudar sobre como avaliar empresas, calcular o preço justo das ações e entender os indicadores da análise fundamentalista, o que levou de 3 a 4 anos até que o investidor compreendesse a dinâmica do mercado e se sentisse mais confiante de suas operações.

TC Traders Club

É nutrido deste ideal de fornecer informação de qualidade e com fácil acesso ao público de investidores PF na Bolsa de Valores que nasce o TC. É o viés educacional da plataforma, que fornece conteúdo educativo, dados e informações para os investidores operarem com mais segurança.

Massa conta de sua experiência pessoal quando ainda dava os primeiros passos no mundo da renda variável. Era difícil encontrar um artigo falando sobre como analisar uma empresa, por exemplo. “Você ia aprendendo errando”, comenta. “É como andar de bicicleta. O que você faz para não cair? Não faz isso!”

É assim, participando de fóruns, com olhar atento à veracidade das postagens — visto que se a informação realmente fosse consistente poderia ajudar a acertar o investimento, mas caso contrário poderia prejudicar, que passou a se envolver mais nas discussões que surgiam sobre empresas negociadas em bolsa.

Neste contexto, por volta de 2011, conhece Rafael Ferri e passa a trocar MSN Messenger (antigo sistema de comunicação instantânea pela Internet) com o trader e os dois passam a debater ideias de investimentos.

Traders no WhatsApp

Já em 2015, o investidor passa a ser bastante ativo no Twitter, mantendo contato constante com o Ferri também no WhatsApp. “Naquela época não tinha com quem conversar, e geralmente, um cara que opera o mercado, acompanha de 10 a 15 empresas muito bem. Ele sabe tudo o que está acontecendo, e acaba gostando desses papéis. Quando você tem mais traders, você acaba vendo algumas coisas ‘fora da caixa’, coisas que dificilmente vê sozinho.”

Instigado por Rafael Ferri, criaram um grupo de traders no WhatsApp. Ferri publicou um tweet com a ideia do grupo e logo reuniram 40 investidores, crescendo a tal ponto de serem de 4 a 5 grupos discutindo mercado no aplicativo de mensagens. É nesse momento que conhece também o Pedro Albuquerque e começam a se falar quase todos os dias.

No intuito de profissionalizar as trocas de informações, transformam os grupos em um canal no Slack, uma plataforma de comunicação comercial. Para montar uma estrutura de informações para o mercado, foram em busca de ferramentas de notícias “real time”, e perceberam o alto custo em ter um serviço broadcast, como a Bloomberg.

A fundação do TC

Os desafios iniciais fizeram com que em agosto de 2016, ao lado dos amigos e sócios Pedro Albuquerque e Rafael Ferri fundassem o Traders Club.

Como coloca em seu currículo no LinkedIn, “criamos o TC com a missão de ser uma das maiores plataformas de comunicação e educação financeira do mundo. Através da geração de crowd-sourced content feita por milhares de membros na plataforma, o TC coloca o investidor pessoa física em contato, e no mesmo nível de acesso à informação e inteligência, dos grandes investidores institucionais do mercado financeiro brasileiro.”

Filosofia de investimento

Conforme sempre cita nas redes sociais “Mercado tem todo dia, o importante é você estar ‘vivo’ e pronto para novas oportunidades que sempre vão aparecer.” Aliás, quem acompanha o perfil do Israel Massa, especialmente no aplicativo do TC, sabe como o investidor é preciso nas análises pessoais e dados de fluxo que costuma compartilhar com seus seguidores.

Israel Massa é um investidor fundamentalista com foco em fluxo. Costuma investir em cases difíceis, porém sempre com a visão de estudar profundamente a companhia a fim de saber exatamente quanto o ativo vale e quanto pode gerar de retorno.

O CFO do TC gosta dos setores de commodities, financeiro e industrial. “Mesmo não tenho posição, acabo lendo tudo para saber o que está acontecendo nesses setores, como em casos de fusões e aquisições para entender para qual negócio foi melhor.”

Explicando como a análise do fluxo pode ajudar o investidor, Massa é didático no exemplo: “No fluxo você detecta grandes players. Se o investidor for investir em Petrobras, vai investir um milhão, e acaba comprando em uma mão. Vou lá no book, compro e acabou. Agora, um investidor gringo compra bilhões desse ativo. Por isso que usam o termo do tubarão e da sardinha. O tubarão faz movimentos para comprar os lotes das sardinhas e vender depois para estes. Porém, se você conseguir enxergar como o grande player está se movimentando, porque o ‘cara’ tem que se movimentar, e através da análise dos fluxos você consegue aproveitar esse movimento.”

Recentemente vem publicando uma série de informações bacanas para quem é investidor de Petrobrás (PETR4). Confira abaixo tweet  do Massa:

Gostei do balanço, EBITDA ajustado recorrente forte e fluxo de caixa livre forte. Empresa fazendo a lição de casa, melhorando operacional, vendendo ativos e desalavancando.

É costume também os tweets de Massa incluírem dados bastante relevantes para quem investe na B3, como no início do mês, em 13 de maio, que compartilhou análise do compilado do volume financeiro, em destaque na plataforma do TC:

Investidores Individuais – 421 mi
Clubes de Investimento – 285 mi
Institucionais – 601 mi
Investidor Estrangeiro + 1084 mi
Empresas Públicas e Privadas + 1073 mi
Instituições Financeiras + 72 mi

Fluxo financeiro | Com dados da B3.

Os dados acima, publicados pela B3, são compilados diariamente por Israel Massa desde 2016, o que ajuda todos os investidores da bolsa em prever movimentos dos estrangeiros no mercado financeiro brasileiro. Segundo Massa, “os estrangeiros tem o histórico de antecipar e acertar os movimentos. Nunca vi eles comprarem 20 ou 30 bilhões em bolsa e tomar um movimento invertido. Quando eles operam na compra o mercado anda.”

Livros recomendados

Massa gosta de livros que tratam sobre o mercado financeiro como um todo. Destaca o livro “Crash: uma breve história da economia“, de Alexandre Versignassi. Também já leu todos os livros sobre Warren Buffett, em especial “Bola de Neve” e “O jeito Warren Buffett de investir”, além do “Sonho Grande”, com a trajetória de sucesso da 3G Capital, e do clássico “Como avaliar empresas e escolher as melhores ações”, de Aswath Damodaran.

Referências no mercado de capitais

Já na lista de investidores que inspiram Israel Massa estão Warren Buffett, Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles, Carlos Alberto Sicupira, Luiz Barsi Filho e Luiz Alves Paes de Barros e, claro os sócios no TC, Rafael Ferri e Pedro Albuquerque.

redator seo
Danilo Hadek
Analista de conteúdo do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub