Jesse Livermore, o maior especulador da Bolsa de Nova York

Apresentamos a biografia de Jesse Livermore, autor do livro “Como investir na Bolsa de Valores” e considerado o Grande Urso de Wall Street, por conta de grandes negociações, investimentos, operações trade e especulação financeira, sendo capaz da façanha de transformar 5 dólares em uma fortuna bilionária. O seu estilo de especulação financeira o colocou no posto de maior investidor da sua época.

Se liga neste material bacana que preparamos para você, dividido nos seguintes tópicos:

  • Jesse Livermore
  • Como investir na Bolsa de Valores
  • A especulação financeira
  • O Grande Urso de Wall Street
  • Frases de Jesse Livermore

Boa leitura!

Jesse Livermore

Jesse Lauriston Livermore nasceu em 1877 no estado de Massachusetts, e faleceu em 1940. Ganhou fama na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE) por seus investimentos arrojados e especulação financeira. Jesse Livermore, como era conhecido, desde criança mostrava-se superdotado. Aprendeu a ler aos 3 anos, e aos 5 anos já sabia escrever.

Aos 14 anos, Jesse saiu de casa para trabalhar em uma corretora na cidade de Boston com apenas 5 dólares no bolso, e obteve ganhos exponenciais com operações Day Trade no mercado financeiro dos Estados Unidos. Chegou a possuir a fortuna de 3 milhões de dólares.

Adepto de uma vida de luxo glamour, o investidor, teve alguns problemas pessoais. Na metade da década de 1920, o sucesso em Wall Street começou a afetar a rotina de Jesse Livermore, fazendo com que o investidor contratasse segurança particular para os filhos depois de receber a ameaça de sequestro, com pedido milionário de resgate. Além disso, sua casa, a mansão Livermore, foi assaltada.

Como investir na bolsa de valores

As lições de Jesse Livermore

Na época decidiu escrever o livro “Como investir na bolsa de valores” (1939), que fez pouco sucesso na época, mas hoje é considerado um livro de referência para investidores do mundo todo.

Além do livro, Jesse Livermore também escreveu “Reminiscências de um especulador financeiro” ou “Memórias de um operador de Bolsa”, sob o pseudônimo Edwin Lefèver. Nesse livro temos a história de vida, lições, métodos, estratégias e o modus operandi de um dos maiores trader do planeta.

Em 1940, aos 63 anos, Jesse Livermore comete suicídio. De acordo com os relatos de jornais da época, falava-se em baixa probabilidade de que o motivo fosse apenas por conta das perdas de dinheiro na Bolsa, mas especialmente a soma disso aos seus problemas pessoais. Dentre eles, o tiro acidental da sua ex-mulher em um dos filhos e diversos episódios de colapsos nervosos.

A especulação financeira

Jesse Livermore virou uma lenda em Wall Street, especialmente por suas operações audaciosas e especulação financeira em ativos de risco. É considerado um dos maiores traders da sua época e esse título não é à toa, o seu estilo inovador de investimento teve papel importante no desenvolvimento do mercado financeiro americano.

A especulação financeira prevê obter um lucro acima da média do mercado quando você compra uma ação visando a sua elevada valorização em pouco tempo, precisando ficar sempre atento às oscilações dos ativos ao longo do tempo.

Como dito anteriormente, especular na Bolsa “virou moda”, especialmente na década de 1920. No entanto, com pessoas de todas as classes sociais cegas pelo lucro fácil, acabou elevando o custo de corretagem e a história provou que essas movimentações curtas são, em grande parte, desfavoráveis e mal sucedidas.

Não precisamos dizer que com o crash da Bolsa em 1929, muitos desses especuladores perderam todo o patrimônio aplicado. No entanto, Jesse Livermore chegou a lucrar em um único dia cerca de US$ 100 milhões, no auge da crise.

O que elas fizeram de errado? Era falta de conhecimento ou de sorte? Um pouco dos dois, afinal para aplicar o jeito de investir de Jesse Livermore, você deve descartar o valor intrínseco das ações, esquecendo dos fundamentos e focando no valor de mercado do momento. Ou seja, na visão do especulador não existem ações caras ou baratas, e sim o preço praticado pelo mercado.

Desse modo, dado que o preço não importa e não há julgamento de valor da companhia, a tomada de decisão para as ações serem compradas ou vendidas, vai variar de acordo com o movimento que os papéis demonstram no gráfico, a partir de uma análise técnica.

Jesse Livermore é apontado como um dos pioneiros no mercado financeiro a observar a Lei da Oferta e Demanda, chegando a afirmar que “no longo prazo, a única lei que rege o movimento das commodities é a oferta e demanda.”

O Grande Urso de Wall Street

A década de 20 foi chegando ao fim, muitas pessoas sem conhecimento sobre investimentos em Bolsa de Valores começaram a investir grandes quantidades de dinheiro esperando um retorno ainda maior, o que obviamente não aconteceu. Muitos perderam dinheiro, e poucos especuladores ficaram bilionários, como Jesse Livermore.

A falta de compreensão sobre o mercado financeiro fez a sociedade voltar-se contra os grandes investidores, estes, na visão da população, eram os principais responsáveis pela crise de 1929.

Frases de Jesse Livermore

Ações nunca estão muito altas para começar a comprar nem muito baixas para começar a vender. Mas depois da primeira transação, não faça uma segunda a não ser que a primeira mostre lucro.”

Não foi meu pensamento que fez fortuna para mim, foi a minha paciência.”

Compre direito, aguente firme.”

Homens que sabem comprar barato e aguentar firme são difíceis de encontrar.”

Não tente achar o momento certo, saiba esperar o tempo certo.”

Nunca compre uma ação porque ela teve uma grande queda desde sua última alta.”

Não há nada de novo em Wall Street. Não pode haver, porque a especulação é tão antiga quanto as colinas. Aconteça o que acontecer no mercado de ações hoje, já aconteceu antes e vai acontecer de novo.”

Não deixe de conferir o canal do TC School no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Pablo Paz
Pablo Paz
Estagiário do TradersClub
Estudante de Economia da UFPB e membro do Projeto Quantum

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub