João Appolinário, investidor anjo e fundador da Polishop

Apresentamos a biografia de João Appolinário, empresário, fundador da Polishop e investidor “tubarão” no programa Shark Tank Brasil, no Sony Channel.

Ao longo do texto vamos discorrer sobre a sua formação, história à frente da Polishop, palestras de empreendedorismo, investimento em empresas, fortuna, patrimônio, livros, desafios e conquistas do executivo. Abaixo, vcê irá encontrar:

  • Quem é João Appolinário?
  • A história da Polishop
  • Programa Shark Tank Brasil
  • 3 lições de João Appolinário
  • Frases de João Appolinário

Boa leitura!

Quem é João Appolinário

João Appolinário nasceu em São Caetano do Sul, no estado de São Paulo. É sócio-fundador da Polishop, gigante do varejo com faturamento anual superior a 1 bilhão de reais. Além disso, João atua como “tubarão” no programa Shark Tank Brasil.

João começou a carreira de empreendedor desde cedo. Foi sócio da concessionária de automóveis de sua família. Segundo depoimentos do mesmo, botar a mão na massa e desenvolver a mente empreendedora desde cedo foram essenciais para sua formação como empresário.

A história da Polishop

Atualmente, a Polishop é uma gigante varejista multicanal, com presença em diversos meios de comunicação e lojas físicas. A companhia registra receita anual acima de 1 bilhão de reais. Vamos entender o início dessa história!

Após passar um tempo nos Estados Unidos, observando e aprendendo sobre o mercado consumidor americano, João Appolinário retorna ao Brasil com uma visão de modelo de negócio estabelecida e um primeiro nicho de atuação em mente: “vida saudável”.

Apesar do produto ter um valor acima da média do mercado, Appolinário tinha convicção de que sua ideia era vender os benefícios por trás do produto, com intuito do cliente reconhecer o valor agregado e aceitar pagar mais por isso.

Após o sucesso nas vendas do produto no setor de “vida saudável”, João Appolinário decidiu diversificar mais o seu negócio começando a aumentar o leque de produtos da empresa. A partir desse aumento de escopo, decide fundar a Polishop no final dos anos de 1990, atuando principalmente com vendas pela televisão, a partir dos conhecidos info-comerciais (propaganda e mensagens comerciais).

Inovação é a marca registrada da Polishop. A companhia sempre busca fornecer produtos inovadores e que gerem benefício direto na vida do consumidor. Hoje a empresa apresenta um leque extremamente diversificado de produtos, possibilitando estar presente em várias partes do dia a dia dos clientes.

A Polishop foi pioneira na adoção da estratégia multicanal. Hoje é comum escutarmos que a empresa é “omnichannel”, mas quando a Polishop começou a adotar essas práticas, não era nada comum.

Apesar de João Appolinário ter uma visão inovadora e sempre ter investido em canais digitais, critica alguns pontos do ambiente de e-commerce. Para o empresário, “O e-commerce era para ser mais um canal de venda de comodidade e facilidade, mas virou um espaço de preço baixo, de descontos e de destruição de valor.

João Appolinário

Shark no programa Shark Tank Brasil

Além de atuar como presidente da Polishop, João Appolinário atua como “tubarão” no programa Shark Tank Brasil. Neste programa, empreendedores de todo Brasil levam suas ideias e as apresentam para os “tubarões”. Dentre o seleto time de “tubarões” estão empreendedores de sucesso, como Caito Maia, José Semenzato, Camila Farani, Carol Paiffer, entre outros.

João é um dos participantes mais ativos no programa. Durante suas participações já investiu em diversas startups e empresas novas, tais como Mega, Nutfree, Vale formoso jabuticabas, Rio claro, Moradigna, Poppin, Projer, Goleiro de aluguel, Kuba, Getmore, Sagrado e Flex interativa.

Dicas de empreendedorismo

3 lições de João Appolinário

  • O foco é o cliente

O foco de toda empresa deve estar na experiência do cliente. Para João Appolinário é primordial que a companhia preste o melhor atendimento possível, buscando quebrar as objeções do cliente e convertê-las em vendas.

O cliente é quem manda, ele é o grande centro de tudo. Se a pessoa quer validar o que ela viu no digital na loja física você precisa dar isso a ela. Afinal, se você não souber captar o consumidor e criar todas as condições para mantê-lo por perto, seu negócio não tem futuro.

  • Benefícios geram valor agregado

Desde de o início da Polishop, João buscou expor aos clientes os benefícios que os produtos poderiam oferecer para sua qualidade de vida. Preço é diferente de valor e Appolinário sempre foi especialista em expressar com clareza todo o valor que os produtos possuíam.

As pessoas querem que você atenda alguma necessidade específica, seja ela consciente ou inconsciente. Quando você tem exclusividade, benefício e inovação, o preço acaba se tornando irrelevante.

  • Ao empreender você deixa de ter um patrão para ter vários

Ser empreendedor é aprender a superar desafios. É preciso trabalhar duro e sempre se questionar, com intuito evoluir.

Quando você trabalha para alguém, você tem um patrão. Mas quando você cria um negócio, todos os clientes, fornecedores, investidores e instituições financeiras são patrões.

Frases de João Appolinário

Para mim, inovar é questionar o que já existe e propor algo no lugar.

Eu não acredito no óbvio. Porque se uma coisa é óbvia só depois que alguém fala, não era óbvia. Logo, o óbvio não existe.

Não acho que sou bom vendedor. Eu gosto é de explicar o produto. Não pergunto se você quer comprar, a decisão é sua.

Não meço palavras, não desperdiço tempo com o que não funciona e sou um cara insaciável por mudanças e inovação.

Trabalhamos para inovar em tudo e estamos sempre diversificando o que fazemos.

Nem todo mundo teve pai empreendedor, como eu, para te dar orientação no começo. O dinheiro é o de menos, o melhor que eu posso fazer é orientar.

Tem gente que empreende porque cansou de ter patrão. Mas como empreendedor você tem uma responsabilidade que te acompanha o tempo todo. É preciso ter perfil pra isso. Ser empreendedor é ter atitude, enxergar a oportunidade e aceitar correr risco.

Não deixe de conferir o canal do TC School no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

André Musso
André Musso
Investidor em renda variável e analista de conteúdo do TC School
Criador do canal “André Musso” no Youtube. Graduando em Contador Global pela Fucape.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub