João Luiz Braga, da Encore Asset Management - TC

João Luiz Braga, CEO e fundador da Encore Asset

Neste texto apresentamos o perfil de João Luiz Braga, analista e gestor financeiro. Falamos sobre a sua formação, estratégias e métodos para montar um portfólio de ativos, bem como sua trajetória profissional, quando deixa a XP para fundar a sua própria gestora, a Encore Asset Management.

Se liga neste material bacana que preparamos, dividido da seguinte forma:

Boa leitura!

Quem é João Luiz Braga

João Luiz Braga nasceu em Goiânia, mas mudou-se para São Paulo em 1998 para estudar Engenharia na Poli, na Universidade de São Paulo. Após a graduação, começou a estagiar como analista de investimentos em renda fixa na GP.

Na época, Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles ainda eram sócios da corretora GP. Braga teve contato com estes grandes investidores, e já enfrentou a sua primeira crise no mercado. Ainda estagiário, chegou a quebrar com opções de ações da Telemar.

João Luiz Braga fala sobre o início de sua carreira no canal do YouTube – Arena do Investidor, onde comenta as incertezas de 2002. Contudo, conforme relata, após a divulgação da carta para acalmar o mercado, com agenda de transição, respeitando contratos e obrigações, o mercado destravou. “Vieram os IPOs da GOL, Natura e CCR”, lembra o analista e gestor.

No ano seguinte, com a crescente demanda de profissionais que entendessem de mercado financeiro, inicia MBA em Finanças no Insper, e é convidado por Luis Stuhlberger (Verde Asset) a trabalhar com Bolsa na Hedging Griffo (vendida para o Credit Suisse).

Na Hedging Griffo trabalhou por 10 anos como analista de ações de diversos setores – bancos, consumo, varejo, saúde, saneamento, tecnologia e Small Caps, bem como gestor de portfólio de fundos Long Only e Long Biased. No período, para complementar o currículo, João Luiz Braga obteve a certificação CFA.

Gestor de fundos

XP investimentos

Em 2015, João Luiz Braga entra na XP Investimentos para trabalhar ao lado do gestor de fundos Marcos Peixoto, sócio diretor da XP Inc. Como o próprio Braga já disse, “A XP é um supermercado de produtos financeiros”, sendo papel do gestor assumir a gestão do dinheiro de terceiros e obter um retorno desejável.

Para isso, o gestor conta com um time profissional. Ele mesmo se considera um generalista, que “olha com pouca profundidade para todos os setores”, e conta com 7 experts estudando cada setor – bancos, varejo, commodities, frigorífico, saneamento.

A equipe de João Luiz Braga na XP é composta por 10 profissionais do mercado apenas para análise e trading na B3. Entre eles, Marcos Peixoto, um trader dedicado e 7 analistas. A estratégia de Braga não é escrever relatórios, mas discutir os melhores investimentos para fazer o fundo render e dar retorno ao cliente.

Encore Asset Management

Em 2020, João Luiz Braga deixa a XP para fundar a Encore Asset Management, a sua própria gestora. O gestor montou equipe com 8 analistas especialistas, 2 generalistas, sendo ele um destes. A equipe ainda conta com 2 quant. Desta forma, no time de front da Encore Asset Management são 12 profissionais.

O grande desafio neste novo projeto de João Luiz Braga, conforme a 1.ª carta manifesto da Encore, será crescer e se diferenciar com foco nos vieses, processos e quant (big data).

Estratégias e métodos de João Luiz Braga

Para João Luiz Braga, “você não pode ser aquele purista e dizer que nunca vai comprar uma estatal, ou mesmo o ‘cachorro louco’, que gira sem parar.” O atual gestor da Encore Asset assume uma filosofia de investimento em gestão de ativos.

O método consiste em olhar todas as ações promissoras, ou seja, ativos que podem subir no longo prazo. Sem preconceito – pode ser estatal, commodity ou grandes companhias, como as Lojas Renner. “A gente gosta quando o valor está muito diferente do preço, ou seja, um valor assimétrico.” Além disso, são “decisões colegiadas” e muita “gestão de riscos“.

O gestor não adota um target price, como o sell side. O que faz é estudar e observar quando o valor percebido está maior do que o preço atual. E faz a seguinte pergunta: “o que faria o mercado concordar comigo?” Ou seja, é valor contra preço somado ao trigger – fatos importantes que podem destravar valor e impactar o negócio. E lembra que “é normal acontecer imperfeições na opinião do mercado.”

Deste modo, é preciso fazer uma avaliação completa do ativo. Quando você quer investir em uma empresa, a primeira coisa é fazer a análise setorial. Ao estudar uma companhia, você não fala com a empresa, fala com os stakeholders e concorrentes.

Conforme Braga explica, “a gente nunca sabe quando a Bolsa anda, nem eu que sou profissional e vivo disso. A Bolsa anda em degrau, mas a gente nunca sabe quando acontece isso.”

Por fim, é preciso achar o seu ponto de equilíbrio para correr risco, ou seja, aquele que você não sofre. 10%, 15% ou 50%? Quanto pretende deixar investido na renda variável? Encontrar o seu ponto de equilíbrio é a receita para dormir bem, segundo Braga.

Portfólio de João Luiz Braga

Na hora de escolher a ação para colocar no portfólio de investimentos, Braga pensa ativo por ativo.

Em fevereiro de 2021 conversamos com Braga sobre a carteira recomendada da Encore. A estratégia, atualmente, consiste nas pontas do barbell,(conceito de Nassim Taleb), ou seja, um estilo de operar nas pontas – entre commodities e growth (tecnologia e saúde).

Segundo Braga, não faltam motivos para ter commodities na carteira. Entre eles, moeda chinesa forte, dólar fraco, real fraco, economia chinesa cresceu na pandemia sem muito estímulo (sem emprestar crescimento futuro); restrição de oferta, entre outros.

Livros para investidores

Por fim, vale a dica de leitura dada pelo gestor. Braga gosta de finanças comportamentais e recomenda o livro “Rápido e Devagar“, o qual trata sobre a teoria do prospecto, de que o desprazer do ser humano em perder X é o mesmo prazer de ganhar X.

The Little Book of Behavioral Investing“, de James Montier; “The Most Important Thing“, de Howard Marks, são outras obras de referência para o gestor, que recomenda fortemente também “More Than You Know“, de Mauboussin.

O gestor concorda, como já ouviu de Luis Stuhlberger, sobre as duas sensações pelas quais somos tomados em momentos de pânico na Bolsa de valores – a de que essa crise é a pior de todas e que não vai acabar nunca. Entretanto, como mesmo diz “não existe verdade absoluta na Bolsa”.

Frases de João Luiz Braga

“Eu sou pago para mudar de opinião.”

“Eu erro muito, é normal perder dinheiro.”

“Nunca subestime a ignorância do mercado.”

“O mercado é imperfeito.”

“Nada ensina mais do que o erro.”

“Não adianta você esperar a economia melhorar para comprar Bolsa. Quando a economia voltar, a Bolsa já vai ter subido muito.”

redator seo
Danilo Hadek
Analista de conteúdo do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub