John Templeton e a filosofia de investimentos "value investing" - TC

Sir. John Templeton, grande investidor da Bolsa de Nova York

No texto a seguir, apresentaremos a biografia de Sir John Marks Templeton, banqueiro, gestor do Fundo Templeton Growth e investidor filantropo. Templeton é considerado por muitos como um dos grandes investidores de nossos tempos. Adepto aos princípios do value investing e do contrarian investing, seguia à risca a estratégia de “comprar na baixa e vender na alta“.

Falamos sobre a sua formação, fortuna e história como gestor de fundo, empresas, investimentos, livros, frases e projetos de filantropia. Portanto, se liga nesse conteúdo que preparamos para você. Está dividido nos seguintes tópicos:

  • Quem foi John Templeton
  • Formação
  • Filosofia de investimento
  • Fundo Templeton Growth
  • Projetos de filantropia
  • Livros e frases de Templeton

Boa leitura!

Quem foi John Templeton

John Marks Templeton nasceu no dia 29 de novembro de 1912 na cidade de Winchester, Tennessee. Teve a infância marcada pela quebra da Bolsa de Nova York, em 1929. Entretanto, as dificuldades impostas pela recessão e as oportunidades que se seguiram, fez com que prosperasse nas finanças e investimentos, tornando-se uma grande referência para investidores do mundo todo.

Formação de John Templeton

John estudou na Universidade de Yale, onde participou de atividades complementares como gerente de negócios da Yale Record, a mais antiga revista de humor universitária do mundo. Além disso, era um membro da Fraternidade Phi Beta Kappa. Se formou em Yale no ano de 1934 como o melhor aluno da classe.

Na década de 1930, os Estados Unidos vivia “a Grande Depressão”. O período como estudante não foi fácil. As dificuldades da família fez com que John, desde cedo, tivesse interesse por investimentos e o hábito de poupar e cuidar do seu dinheiro. Durante a faculdade, John jogava pôquer, assim como Carl Icahn, para pagar as mensalidades do curso.

Depois de concluir a graduação em Yale, John Templeton entrou para o Balliol College – uma das escolas da Universidade de Oxford, na Inglaterra – a partir de um Rhodes Scholarship (um prêmio que concede programa de pós-graduação para alunos de Oxford), onde obteve título de mestre em Direito.

Uma curiosidade é que John Templeton, assim como Waren Buffett, também foi aluno do “pai do value investing”, Benjamin Graham.

Filosofia de investimentos

Value investing & contrarian investing

A carreira como investidor começa em 1938 e apenas 1 ano depois, em 1939, com a economia mundial ainda sofrendo com a Grande Depressão, John toma dinheiro emprestado para investir na NYSE (New York Stock Exchange).

Na ocasião, John Templeton comprou ações de 104 companhias diferentes, todas custando menos de $1. Ele só não obteve êxito em 4 delas. Ou seja, auferiu lucro em 100 empresas da Bolsa de Nova York. Nos 5 anos seguintes, sua carteira de ações já tinha se valorizado 400%, o que entusiasma o investidor ainda mais com as possibilidades de ganhos no mercado financeiro.

Fundo Templeton Growth

O gestor John Templeton

O Templeton Growth Fund é fundado em 1954, como o primeiro fundo de investimento mútuo (global mutual fund). Ou seja, Templeton foi pioneiro na criação de fundos de investimentos espalhados pelo mundo, os quais investiam em diversas classes de ativos com o objetivo de encontrar boas oportunidades e, consequentemente, potencializar o retorno.

John Templeton seguia sua filosofia de value investor bastante excêntrica, ou seja, o mais contrarian investing possível. Desse modo, investia em ações baratas, quando elas sofriam do pior cenário de sentimento possível. Além disso, uma das estratégias era comprar ações de empresas quase falidas.

Diferentemente de muitos investidores buy and hold e seguidores dos ensinamentos de Benjamin Graham, John diversificava demasiadamente a sua carteira de investimentos. Foi assim que ele apostou na reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial. Sir. John comprou 50% das ações do Nikkei, o índice japonês.

Apesar de ser um investidor fundamentalista, John Templeton tinha várias empresas em seu portfólio, pois ele só comprava quando “havia sangue nas ruas” e ninguém as queria. Ou seja, John sempre comprava quando havia um desconto entre preço/valor muito favorável.

Além disso, John não comprava ações com o objetivo de nunca vendê-las, como Philip Fisher fazia. O método consiste em comprar ações de empresas que geram valor a preços relativamente baixos, aguardando o mercado precificá-las corretamente. O tempo médio dos ativos em sua carteira de investimentos era de 5 anos.

O fundo ficou ativo de 1954 até 1992, quando vendeu para o Franklin Group. Nesses 38 anos de gestão ativa, John Templeton obteve um retorno médio anual de 14,7% contra 10% da média de fundos de investimento.

Projetos de filantropia

John Templeton foi considerado um dos filantropos mais generosos do seu tempo, tendo doado mais de $1 bilhão para causas sociais.

Em 1987, funda a Fundação Templeton, apoiando diversas causas sociais, os quais fazem ser condecorado como Cavaleiro pela Rainha da Inglaterra, Elizabeth II (por isso ele é chamado de “Sir” John Templeton).

Em 2007, foi nomeado uma das 100 pessoas mais influentes na categoria “Power Givers”, da Revista Times, pela “busca da compreensão espiritual, muitas vezes por meio de pesquisas científicas” através da Templeton Foundation.

Abaixo, elencamos alguns projetos filantrópicos do megainvestidor:

  • Biblioteca Templeton, em Sewanee, Tennessee
  • Colégio Templeton, dentro da Universidade de Oxford

Livros de John Templeton

John era um estudioso da teologia e do divino. Ele defendeu o que chamou de “disposição humilde” à teologia e disse que “as revelações científicas podem ser uma mina de ouro para revitalizar a religião no século XXI”.

Em sua opinião, “toda a natureza revela algo do criador. E Deus está se revelando cada vez mais à investigação humana, nem sempre através de visões proféticas ou de escrituras, mas através da pesquisa assombrosamente produtiva dos cientistas modernos”.

Abaixo, elencamos livros publicados por Templeton:

  • Investing the Templeton way: The market-beating strategies of value investing’s (2008);
  • Riches for the mind and spirit: John Marks Templeton’s Treasury of words… (2007);
  • Worldwide laws of life: 200 eternal spiritual (1998);
  • The Templeton plan: 21 steps to success and happiness (1998);
  • Humble approach: Scientists discover God (1998);
  • Golden nuggets (1997);
  • Discovering the laws of life (1994);
  • Is God the only reality: Science explores the mysteries of the universe (1994);

Frases de John Templeton

Remember, no investment is forever.” Tradução livre: “Lembre-se de que nenhum investimento é para sempre.”

Don’t panic. The time to sell is before the crash, not after.” Tradução livre: “Não entre em pânico. A hora de vender é antes do crash, não depois.”

An investor who has all the answers doesn’t even understand all the questions.” Tradução livre: “Um investidor que tem todas as respostas, não entende todas as perguntas.”

A cocksure approach to investing will lead, probably sooner than later, to disappointment if not outright disaster.” Tradução livre: “Uma abordagem segura de investimento levará, provavelmente mais cedo ou mais tarde, à decepção, se não ao desastre total.”

The wise investor recognizes that success is a process of continually seeking answers to new questions.” Tradução livre: “O investidor sábio reconhece que o sucesso é um processo de busca contínua de respostas para novas perguntas.”

High ethics and religious principles form the basis for success and happiness in every area of life.” Tradução livre: “A ética e os princípios religiosos constituem a base para o sucesso e a felicidade em todas as áreas da vida.”

Não deixe de conferir o canal do TC School no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Daniel Santos
Daniel Santos
Estagiário do TradersClub
Graduando em Ciências Contábeis pela UFRN Ex-membro da Liga de Finanças e vencedor do 1º Campeonato de Análise Fundamentalista do TC.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub