Jordan Belfort, a história do "Lobo de Wall Street" - TC

Jordan Belfort, o “Lobo de Wall Street”

Apresentaremos a biografia de Jordan Ross Belfort, ex-corretor na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e fundador da Stratton Oakmont (1980), onde faturou milhões de dólares vendendo penny stocks (devido sua alta taxa de corretagem) e posteriormente, com atividades ilegais de IPO de pequenas empresas, como a Steve Madden.

A tumultuada vida de Belfort no mercado financeiro foi interpretada por Leonardo DiCaprio no filme “O Lobo de Wall Street”.

Falamos sobre sua formação, trajetória no mercado financeiro, persuasão e influência com método de vendas, os golpes de pump and dump que praticava (similar ao recente short squeeze com as ações da GameStop), acusações, processos, acordos, sua vida pós prisão, redenção, livros, frases, cinema e outras curiosidades. Nesse artigo você irá encontrar:

Boa leitura!

Quem é Jordan Ross Belfort

Jordan Belfort, mais conhecido pelo apelido de “O Lobo de Wall Street”, nasceu em 1962, no distrito do Bronx, em Nova York – Estados Unidos.

Desde garoto, o objetivo de Jordan era ficar rico. Logo cedo descobriu o dom que tinha para vendas em um de seus primeiros empregos, o qual possibilitou Jordan Belfort ingressar na faculdade de odontologia. A ideia era simples, vender sorvete italiano na rua.

O jovem ambicioso desistiu do curso de odontologia no primeiro dia de aula.

Após ouvir do reitor da universidade a frase de que “a era de ouro da ortodontia teria acabado, e que quem estava fazendo o curso, faria por amor e não pelo dinheiro”, rapidamente o fez desistir da formação e voltar a trabalhar como vendedor PAP ( vendas de porta em porta).

Dessa vez, Jordan Belfort apostou na venda de carnes e frutos do mar, acreditando ser um negócio promissor.

No entanto, apesar do volume de produtos vendidos, a empresa faliu. Destemido, foi parar no mercado financeiro.

O primeiro emprego em Wall Street fora como corretor de valores mobiliários no banco L.F. Rothschild. Jordan Belfort trabalhou como trainee, desempenhando a função de corretor de ações para os mais diversos clientes.

O método infalível de vendas

No emprego como corretor de Bolsa de Valores, Jordan teve que desenvolver habilidades e técnicas que permitissem persuadir o cliente através do telefone, como a técnica “Linha Reta” que ele cita no seu livro, “Os segredos do Lobo – O método infalível de vendas do Lobo de Wall Street”.

Dada sua boa performance, Jordan logo apaixonou-se pelo trabalho. Ele sentia que tinha encontrado algo que nascera para fazer, entretanto, em 1987, mais especificamente no dia 28 de outubro, ocorria a segunda-feira negra de 1987. Imediatamente a corretora na qual trabalhava enfrentou dificuldades financeiras e demitiu boa parte dos funcionários, sendo ele um destes.

Sistema de Linha Reta

O sistema engloba 3 pontuações para 3 tópicos diferentes:

  1. Produto;
  2. Vendedor; e
  3. Empresa.

A escala vai de 1 à 10, sendo 1 a certeza absoluta que o cliente não ama seu produto e 10 sendo certeza absoluta que ele ama o produto. Os três tópicos, de uma forma mais detalhada, são:

  1. Produto: Absoluta certeza que ama seu produto;
  2. Vendedor: Confia e tem conexão com você; e
  3. Empresa: Confia e tem ligação com a empresa.

Além disso, o sistema aborda alguns pontos essenciais como:

  • (i) toda venda é igual;
  • (ii) deixar o cliente falar, se abrir com você;
  • (iii) mantenha o cliente na linha;
  • (iv) toda palavra dita pelo vendedor tem um significado; e
  • (v) faça coleta de informações – necessidades, crenças, experiências, valores, grau financeiro e desconfortos.

Jodan Belfort cita também que os 4 primeiros segundos de comunicação com o cliente são fundamentais para segurar a atenção e ter controle na negociação. Ele diz que o vendedor deve estar entusiasmado, mostrar especialidade na área e estar afiado – saber com quem está falando.

Além disso, em seu livro “Os segredos do Lobo – O método infalível de vendas do Lobo de Wall Street”, Jordan cita os principais pontos que um vendedor deve trabalhar para se tornar um bom vendedor:

  • Persistência;
  • Mindset (ancoragem, emocional, concentração e fisiologia);
  • Prospecção (tom certo, roteiro, linguagem corporal, anotações mentais, etc.); e
  • Apresentação.

Corretora Stratton Oakmont

A experiência de trabalho no banco L.F. Rothschild havia fisgado as atenções de Jordan Belfort pelo mercado de ações. Após a saída da instituição financeira, o jovem decidiu fundar a corretora Stratton Oakmont, uma franquia da Stratton Securities, pois dessa forma, passava a sensação de um lugar de renome aos clientes.

A Stratton Oakmont era uma corretora de valores mobiliários focada em ações microcaps (empresas com pequenas participações no índice). Jordan Belfort vislumbrou uma grande oportunidade. Afinal, as taxas de corretagem eram muito mais altas do que ações blue-chips (empresas com alto valor de mercado e elevada liquidez).  Enquanto a taxa para o corretor das blue-chips eram de no máximo 2%, as microcaps chegavam a pagar até 50%.

As taxas eram altas, pois eram mais difíceis de vender ações penny stocks (ações que custam centavos) do que ações de companhias sólidas e líquidas, como Coca-Cola ou General Motors, por exemplo. Jordan e seu time defraudava os clientes/investidores com operações de pump & dump, a qual consistia em vender o máximo possível dessas ações mesmo sabendo que eram de péssima qualidade.

Jordan Belfort via o quanto os bancos de investimento faturavam com IPO’s de empresas no mercado acionário e teve a ideia de fazer a mesma coisa, porém com as ações das empresas que vendia, as penny stocks (muitas vezes, empresas que levantavam dúvidas a respeito da sua capacidade de solvência).

A Stratton chamou tanta atenção na época, que o FBI começou a investigar as operações da corretora. Em 2003, Jordan Belfort é condenado a 4 anos de prisão. É condenado por crimes de lavagem de dinheiro e fraude de valores mobiliários e preso, entretanto, cumpre apenas 22 meses de reclusão.

Curiosidades sobre Jordan Belfort

Após a saída da prisão por lavagem de dinheiro e fraude de valores mobiliários, Jordan Belfort foi obrigado a pagar uma multa de US$ 110 milhões para investidores que ele havia “enganado”.

Hoje, Belfort segue sua carreira palestrando em diversas instituições sobre vendas e empreendedorismo. Além disso, sua história utilizada para o filme “O Lobo de Wall Street”, dirigido por Martin Scorsese, obteve recorde de bilheteria com R$ 300 milhões e escreveu diversos livros como:

  • O Lobo de Wall Street;
  • Os segredos do Lobo – O método infalível de vendas do Lobo de Wall Street; e
  • A caçada ao Lobo de Wall Street.

Por fim, em relação à vida social, Jordan Belfort casou-se duas vezes. Primeiro com Denise Lombardo e, depois com Nadine Caridi.

Frases de Jordan Belfort

Vender, vender e vender.

Quando você dá para as pessoas um motivo bom o suficiente, elas encontram o ‘como’.”.

A única coisa entre você e seu objetivo é a história que você sempre usa para não alcançá-lo.

Se você diz “eu posso” ou “eu não posso” você está certo de qualquer maneira.

Não deixe de conferir o canal do TC School no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Daniel Santos
Daniel Santos
Estagiário do TradersClub
Graduando em Ciências Contábeis pela UFRN Ex-membro da Liga de Finanças e vencedor do 1º Campeonato de Análise Fundamentalista do TC.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub