Louise Barsi, sócia fundadora do Ações Garantem o Futuro (AGF) - TC

Louise Barsi, sócia fundadora do Ações Garantem o Futuro (AGF)

No texto a seguir apresentamos o perfil de Louise Barsi, a filha de Luiz Barsi Filho, o maior investidor pessoa física da Bovespa, que tem dado sequência ao legado do bilionário. Formada em Economia e Contabilidade, Louise também é analista CNPI e conselheira de empresas da Bovespa.

Falamos sobre a sua formação, trajetória profissional e como vem assumindo uma posição importante à frente do projeto Ações Garantem Futuro – AGF (com canal no YouTube), a fim de perpetuar o legado e fortuna da família Barsi por meio de suas estratégias e métodos de investimento em empresas que pagam dividendos, além de citar algumas ações que Louise Barsi possui em sua carteira de ativos.

Se liga nesse conteúdo super bacana que preparamos para você, dividido nos seguintes tópicos:

  • Quem é Louise Barsi
  • Formação de Louise Barsi
  • Projeto Ações Garantem Futuro – AGF
  • Série Viver de Renda
  • Ações que tem na carteira

Boa leitura!

Quem é Louise Barsi?

Louise Barsi tem 25 anos de idade e é a filha caçula de Luiz Barsi Filho, o maior investidor pessoa física da B3. Desde pequena, Louise acompanha o pai em reuniões sobre mercado financeiro nas idas e vindas à corretora Elite, a qual opera praticamente desde o nascimento da filha.

Atualmente, ao lado dos investidores Fabio Baroni e Felipe Ruiz, Louise lidera o projeto Ações Garantem Futuro (AGF), com canal no YouTube onde fala sobre estratégias de investimento de acordo com a filosofia e o jeito Barsi de investir. E também escreve coluna sobre educação financeira no caderno “E-Investidor”, no jornal O Estado de São Paulo.

Formação de Louise Barsi

Podemos dizer que a formação de Louise Barsi como investidora começa já durante a sua adolescência. Ao invés de receber mesada, o pai costumava comprar ações para a filha. E em certo momento, Luiz Barsi disse que ela não teria mais mesada, mas sim deveria aguardar o pagamento dos dividendos de sua própria carteira de ações, e que estes seriam, a partir de então, a sua fonte de renda para comprar o que pretendesse.

E não parou por aí, o grande investidor ensinou que se ela não gastasse todo o rendimento, poderia reinvestir o valor para comprar mais ações e assim começar a acumular o seu próprio patrimônio. Desta forma, com educação financeira, desde cedo começou a investir e entender a importância dos juros compostos para construir fortuna.

Em 2012 Louise Barsi ingressou na faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, sendo indicada como a melhor aluna da sua turma. Após a graduação, fez curso de Contabilidade na FECAP voltado para já graduados em Economia. E logo depois já emendou pós graduação em mercado de capitais nessa mesma instituição.

Em relação à carreira profissional, de acordo com o seu currículo no LinkedIn, Louise Barsi iniciou estágio na Ordem dos Economistas do Brasil em 2013. Lá adquiriu experiência com indicadores econômicos, teve contato com grandes economistas brasileiros, além de breve experiência com jornalismo econômico.

Já em 2015, ingressou como estagiária de research na corretora Elite Investimentos. Lá permaneceu por quase 5 anos, passando pelos cargos de Assistente de Análise e Analista CNPI. Desde então, a principal ocupação de Louise Barsi se dá dentro dos conselhos de empresas em que é acionista.

Em 2016 Louise Barsi passa a atuar como Conselheira Fiscal da Unipar Carbocloro S.A. No ano seguinte assume o Conselho Administrativo da Eternit. Já em 2018 passa a atuar como Suplente no Conselho Fiscal da AES Eletropaulo (atual Enel). E finalmente em 2019, como Conselheira Fiscal da AES Brasil, Klabin e Banco Santander. Estes últimos, os cargos que ocupa atualmente, além de manter a posição que ocupa na Eternit, na Unipar e tocar o projeto Ações Garantem o Futuro, do qual é sócia-fundadora.

Ações Garantem o Futuro – AGF

Da mesma forma como Luiz Barsi, sua filha também tem o hábito de fazer visitas às empresas para conhecer de perto as operações, executivos e ativos das companhias em que possui participação. É uma das lições aprendidas com o pai, afinal esse contato com a organização facilita as tomadas de decisões que deve ter como conselheira.

Em sua coluna no Estadão, Barsi costuma dissertar sobre suas estratégias, que funcionam tanto para momentos de crise quanto de retomada econômica. Uma frase de Louise Barsi fundamenta o sucesso de seus investimento: “estudar é fundamental nesta área. O mercado exige que você seja qualificado”.

Com o projeto Ações Garantem o Futuro (AGF), Louise segue firme na metodologia de sucesso do pai. Afinal, foi ele quem lhe ensinou a economizar e poupar dinheiro, investindo de forma correta, com humildade, valorizando o patrimônio construído. A estratégia consiste em construir uma carteira previdenciária, com foco no longo prazo e pagamento de dividendos.

Curso Viver de Renda – Ações Garantem o Futuro

O projeto Ações Garantem o Futuro possui uma série de vídeos no YouTube com episódios que exploram o tema “viver de renda”.

  1. Como viver de renda na prática
  2. Os setores a prova de bala
  3. Especial Lírio Parisotto
  4. Resultados que comprovam o método
  5. Especial Luiz Barsi
  6. Estudo de casos reais

Carteira de ações de Louise Barsi

Louise Barsi investe majoritariamente em ações que pagam dividendos e com projeções positivas de crescimento. A carteira de ações de Louise não foge muito às empresas da carteira de Luiz Barsi, afinal a metodologia é a mesma – investir em boas empresas, que pagam bons dividendos. Podemos resumir da seguinte forma:

  • empresa consolidada no setor em que atua;
  • empresa com produtos e/ou serviços essenciais;
  • empresa com resultados sólidos; e
  • empresas com política de dividendos interessante.

Algumas empresas que tem em seu portfólio são Unipar (UNIP6), Itaúsa (ITSA3), Klabin (KLBN11) e Taesa (TAEE11). E claro, reinvestir os dividendos comprando mais ações. É o jeito da família Barsi de investir!

Portanto, podemos dizer, em resumo, que o portfólio é composto basicamente por empresas do setor financeiro, telecomunicações, empresas de energia e companhias de saneamento básico.

Recentemente em um vídeo do Projeto Ações Garantem o Futuro – AGF, Louise entrevista o pai, que diz que jamais investiria em ações da Azul Linhas Aéreas (AZUL4), por exemplo. Afinal, foge totalmente de sua filosofia de investimentos. Desta forma, alguns setores que evitam seu portfólio de dividendos são empresas de aviação, varejo, frigoríficos, turismo e construção civil.

Uma das lições mais importantes que Luiz Barsi deixa à filha é a modéstia e a simplicidade, sem lugar para vaidade e ostentação da riqueza.

E aí, gostou de conhecer o perfil de Louise Barsi? Então, vale a pena acompanhar o Instagram da investidora, que publica desde dicas de investimentos, métodos para montar uma carteira de ações, conversas e entrevistas com o próprio pai, além de mostrar sua rotina no dia a dia como analista de investimentos.

E você, quer se aposentar com ações que pagam dividendos? Confira a aula que nossos professores Felipe Pontes e Orleans Martins deram sobre as empresas que mais pagaram dividendos de 2009-2019. E estimativas de 10 ações de dividendos promissoras para 2021!

Aqui no TC School temos muito conteúdo gratuito para você estudar e entender melhor o mercado financeiro. No Curso Primeiros Passos, por exemplo, temos módulos explicativos sobre conceitos básicos e avançados para investir em ações. Vai lá e confere!

redator seo
Danilo Hadek
Analista de conteúdo do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub