Luiz Alves Paes de Barros, da Alaska Asset Management

Apresentamos a biografia de Luiz Alves Paes de Barros, um dos maiores investidores da Bolsa de Valores brasileira. O empresário é bastante conhecido por ser sócio de Henrique Bredda e um dos fundadores de um dos fundos de investimentos mais renomados do Brasil, o Alaska Black.

Luiz Alves é um investidor adepto a análise fundamentalista, ou seja, estuda cada detalhe da empresa e investe com base no potencial de geração de valor que esse investimento pode trazer para sua carteira de longo prazo.

No texto a seguir, falamos sobre a sua formação, trajetória profissional, sociedade na na Alaska Asset Management, investimentos em ações, fortuna, patrimônio, frases e livros. Para facilitar a leitura, elencamos o artigo nos seguintes tópicos:

  • Quem é Luiz Alves Paes de Barros
  • Estratégias de investimentos
  • Alaska Asset Management
  • Lições de Luiz Alves Paes de Barros
  • Frases de Luiz Alves Paes de Barros

Boa leitura!

Luiz Alves Paes de Barros

Luiz Alves Paes Barros nasceu em 1948 no interior de São Paulo. De uma família de classe alta, do ramo da indústria açucareira, Luiz Alves desde cedo se interessou por dinheiro – possuía o hábito de colecionar moedas quando criança. Com apenas 16 anos já investia em ações do Banco Comind.

Formação de Luiz Alves

O interesse por investimentos e dinheiro o fez cursar economia na Universidade de São Paulo (FEA-USP). Após a formação, Luiz Alves seguiu carreira no mercado financeiro. Começou a trabalhar nos anos 80 ao tornar-se sócio do Luis Stuhlberger (Fundo Verde), na Credit Suisse Hedging-Griffo, uma das maiores instituições de Private Banking, Asset Management e Corretora de Valores do Brasil.

Já em 2003, Luiz Alves Paes de Barros cria o fundo Poland – renomeado em 2017 como Alaska Poland. O objetivo do fundo era a gestão de seu próprio patrimônio e dos familiares. Apenas em 2015, juntamente com Henrique Bredda e Ney Miyamoto se juntam para fundar a gestora de fundos, a Alaska Asset Management.

Estratégias de investimentos de Luiz Alves

A escola de investimentos seguida por Luiz Alves Paes de Barros, é a escola da análise fundamentalista, a qual se baseia nos estudos referentes aos processos operacionais da empresa, cenário macroeconômico, ambiente competitivo, entre outros indicadores. O objetivo é encontrar o valor intrínseco da empresa.

Desta forma, com esta estratégia de investimento, Luiz Alves de Paes Barros busca ações baratas na Bolsa de Valores que tenham potencial de retorno e boas perspectivas de crescimento e preferencialmente ações que ele possa investir mais de 5% do capital para que possa fazer parte do conselho administrativo da empresa.

O método de decisão se uma empresa entraria ou sairia do portfólio do fundo de investimentos seria a TIR (taxa interna de retorno) que o fluxo de caixa, trazidos a valor presente que aquela empresa geraria. Ou seja, calcula-se o retorno potencial do investimento com base no custo de oportunidade de investir naquela empresa em específico.

Alaska Asset Management

Como dissemos, a Alaska Asset Management foi fundada em 2015 por Luiz Alves Paes de Barros ao lado dos sócios Henrique Bredda e Ney Miyamoto. O casa de research possui diversos fundos com perfis de investimentos diferentes.

O fundo mais mais conhecido deles é o Alaska Black Institucional FIA, com um montante de R$ 1,8 bilhões sob gestão. O segundo maior é o Alaska Black FIC FIA – BDR Nível I com R$ 1,4 bilhões. Contudo, são muitos produtos financeiros, tais como:

  • Alaska Black FIC FIA II – BDR Nível I;
  • Alaska 70 Icatu Previdenciário FIM;
  • Alaska 100 Icatu Previdenciário FIM;
  • Alaska Black Advisory XP Seg Prev FIC FIM 70;
  • Alaska Black Advisory XP Seg Prev FIC FIM 100;
  • Alaska Black 70 Advisory XP Seg Prev FIC FIM;
  • Alaska Black 100 Advisory XP Seg Prev FIC FIM;
  • Alaska Range FIM; e
  • Alaska Cash RF FI Crédito Privado.

Uma das teses de investimento que mais surgiram impacto positivo nos fundos da Alaska Asset Management foi a da Magazine Luiza (MGLU3) entre 2016 e 2017. Os gestores foram capazes de antever o “turnaround” que a empresa estava passando. Em 2017, as ações da Magazine Luiza valorizaram 500%, atraindo atenção dos investidores para o fundo de investimento.

Desde o início do fundo Alaska até hoje (março 2021), o Institucional e o FIA BDR Nível I acumularam 138,35% e 165,39%, respectivamente. Ambos sofreram bastante no “crash” de março de 2020, com a pandemia do novo coronavírus. Já o seu fundo familiar, o Poland, acumula 2.901% de rentabilidade contra 521% do Ibovespa.

Lições de Luiz Alves Paes de Barros

  • É melhor acumular pagando pouco.

Ao contrário do que muitos investidores de curto-prazo pensam, Luiz Alves Paes de Barros gosta de comprar uma empresa que ele tenha certeza de que é uma boa empresa, e ver seu preço cair, pois assim ele vai aumentando sua posição naquela empresa, conforme sua disponibilidade de caixa vai aumentando.

Como Luiz Alves, investidor fundamentalista, vai carregar aquela posição por um longo período, não se preocupa em ver a ação se valorizar nos dias seguintes às compras do ativo por ele.

  • Para conhecer uma ação, se envolva com ela.

Segundo Luiz Alves de Paes Barros, a pessoa deve se envolver com a empresa. “Se você quiser conhecer uma ação mesmo, comece se envolvendo com ela. Compre um pouco, venda um pouco e veja se o preço na tela é de verdade ou de mentira”.

  • Atenção aos fundamentos, não à política.

Luiz Alves segue a filosofia de investimento do “bottom-up”, a qual consiste na atribuição de um maior peso no fundamento da empresa do que no cenário macro. Dessa forma, ele não fica prestando atenção aos ruídos políticos que façam os preços caírem.

  • Você ganha dinheiro pensando.

O investidor aconselha não procurar um bom emprego, e sim uma maneira de ganhar dinheiro “usando a cabeça”.

Não seja assalariado de ninguém. O pior caminho é encontrar um bom trabalho em uma empresa e constituir família, porque aí você precisa desse salário para viver. Você está liquidado. A gente ganha dinheiro pensando com a cabeça.”

Frases de Luiz Alves de Paes Barros

Se cair eu compro, se subir eu vendo. Mercado tem todo dia.

Quando começo a comprar uma ação nova, vou comprando torcendo pra cair. Quanto mais cair enquanto compro melhor. Gosto de pagar e acumular pagando pouco, e não pagando muito.

Se você quiser conhecer uma ação mesmo, comece se envolvendo com ela. Compre um pouco, venda um pouco e veja se o preço na tela é de verdade ou de mentira.

Gosto de pagar e acumular pagando pouco, e não pagando muito.

Daniel Santos
Daniel Santos
Estagiário do TradersClub
Graduando em Ciências Contábeis pela UFRN. Ex-membro da Liga de Finanças e vencedor do 1º Campeonato de Análise Fundamentalista do TC.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub