Nassim Taleb: livros, estratégias e método de investimentos

Apresentaremos a biografia de Nassim Nicholas Taleb, um dos grandes estudiosos de matemática financeira e contabilidade, e uma das personalidades mais influentes no mercado financeiro global. Nassim Taleb é conhecido muito por conta dos livros, artigos e ensaios sobre mercado de ações, em especial discutindo a imprevisibilidade dos chamados “eventos de cauda”.

Taleb é um dos maiores críticos de como os modelos econométricos são vendidos hoje em dia como ferramentas para prever eventos chamados por ele de “Cisnes Negros”. Para quem é investidor com a filosofia de investimentos fundamentalista, vale a pena conhecer a história deste gênio. Portanto, se liga neste material que elaboramos para você, dividido nos seguintes tópicos:

  • Quem é Nassim Taleb
  • Método e estratégias de investimentos
  • Trabalhos e livros publicados
  • Frases de Nassim Taleb

Boa leitura!

Quem é Nassim Taleb

Nassim Nicholas Taleb nasceu em Amioun, no Líbano, em 1960. Desde cedo, Taleb teve de conviver com riscos e incertezas devido a guerra civil libanesa, o qual presenciou durante a infância. Por conta da guerra, a família teve que fugir do país e pedir refúgio na França.

Formação

Desta forma, vivendo na França, Nassim Taleb obteve o título de Bacharel e Mestre em matemática pela Universidade de Paris. Além disso, em 1983 obteve MBA pela Universidade de Wharton, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Já em 1998 volta à Universidade de Paris para obter o título de PhD.

É fácil notar o vasto conhecimento em finanças e matemática que Nassim Taleb adquiriu ao longo de sua trajetória acadêmica, o que concedeu ao mestre das finanças, boas oportunidades de emprego em instituições financeiras renomadas.

Trajetória profissional

Nassim Taleb ocupou importantes cargos no Credit Suisse, BNP Paribas, Bolsa de Chicago e First Boston, as quais necessitavam de um conhecimento robusto na área de matemática financeira, especialmente com o avanço do mercado de quantitative trading e derivativos nas décadas de 1970 e 1980. Ao todo foram 21 anos trabalhando no mercado financeiro.

Após este período, em 2006, Nassim Taleb volta para a acadêmico, tornando-se pesquisador em diversas universidades americanas — Massachusetts–Amherst, Oxford e NYU.

Incertezas, riscos e probabilidades

A sólida vivência acadêmica e a ampla experiência profissional no mercado financeiro, deram à Nassim Taleb reconhecido mundialmente. Com diversos livros publicados, tais como “A lógica do cisne negro”, “Antifrágil” e “Arriscando a própria pele”, o investidor é considerado uma das mentes mais influentes no mundo dos investimentos e mercados globais.

Os livros citados são clássicos da literatura financeira. Temos a resenha de todos aqui no blog do TC. As obras levantam temas polêmicos, tais como as incertezas, os riscos e as probabilidades, sempre muito presentes no dia a dia do mercado financeiro.

Estratégias de Investimento

Nassim Taleb gosta de estratégias que se beneficiam de momentos de estresse de mercado, os chamados eventos de cauda, ou aplicações “anti frágeis” como ele gosta de denominar.

The Barbell Strategy

Uma de suas estratégias mais conhecidas é a “The Barbell Strategy”, a qual consiste na aplicação de uma pequena parte de sua carteira em ativos de altíssimo risco, os quais podem trazer retornos extraordinários caso se valorizem e com um potencial de perda limitado. O restante da carteira (90%) é alocado em ativos de baixa volatilidade, os quais possuem apenas um objetivo: rentabilidade acima da inflação.

Nassim Taleb é conhecido por ser um dos poucos que possuem rentabilidade positiva nos famosos “crashes” de mercado. Por estar sempre esperando um “cisne negro”, Taleb aloca parte de sua carteira em ativos que possam se beneficiar da volatilidade. Exemplo disso foi na “black monday” de 19 de outubro de 1987, a qual fez ele alcançar a independência financeira com apenas 27 anos.

“Mediocristão” x “Extremistão”

Um outro método de investimento de Nassim Taleb faz referência à sua infância difícil. Para melhor representar a teoria da sua carteira de investimentos, divide o mundo em dois lugares distintos.

No primeiro, o qual ele chama de “mediocristão” – o qual podemos pensar como cidades ou países mais desenvolvidos, as pessoas podem tomar decisões de vida mais “arriscadas”, ou seja, podem se dar o luxo de tentar e errar sem que tais erros não influenciam de modo significativo as suas vidas. Por outro lado, as pessoas que vivem no “extremistão” carregam com si grandes responsabilidades, pois seus atos poderão ter consequências.

Livros de Nassim Taleb

Conforme já elencamos acima, Nassim Taleb escreveu diversos livros ao longo da sua carreira. Todos abordam temas filosóficos sobre incertezas, riscos, probabilidade de acontecimentos improváveis e da falta de importância que as pessoas dão a tais acontecimentos.

Apesar de abordar temas aplicáveis para diversas situações na vida, dada a trajetória do autor, as obras acabaram mesmo ganhando o gosto de investidores e executivos. Os livros de Nassim Taleb viraram fenômeno no mercado financeiro justamente por abordar temas muito presentes no cotidiano do mercado.

Iludidos pelo Acaso

O papel oculto do acaso da vida e nos mercados

Esse livro “Iludidos pelo acaso“, é o primeiro publicado por Nassim Taleb. Nele, começam a ser desenvolvidas as ideias de Taleb sobre a importância de se preparar para o acaso. Além disso, ele fala o quanto a aleatoriedade tem influência nas vida das pessoas e o quanto elas sempre buscam justificar/explicar mesmo sem provas científicas suas ideias.

A Cama de Procusto

Aforismos filosóficos e práticos

No livro, Taleb critica o quão sensível o mundo moderno, escorado em modelos matemáticos de previsibilidade, só expressa nossa incapacidade em tentar prever coisas improváveis. Devemos aceitar que não temos a capacidade de prever tudo e que a alternativa para isso é a ação, colocar a pele em risco. Que o erro não é necessariamente o fim e sim aprendizado e fortalecimento.

A lógica do cisne negro

O impacto do altamente improvável

No livro “A lógica do cisne negro”, Taleb introduz um termo que muitas vezes é utilizado para explicar o Cisne Negro: a “antibiblioteca de Umberto Eco”. O que seria uma anti biblioteca? uma espécie de anti-câmara? Não.

Taleb introduz o conceito de “anti biblioteca” para explicar que o mais importante não são aquelas coisas que você conhece ou sabe, mas sim o que está fora do seu alcance. A “anti biblioteca” literalmente significa a importância dos livros que estão na sua estante, mas que você ainda não leu. Esses fatos fora do alcance do seu conhecimento é que podem causar os maiores impactos.

Antifrágil

Coisas que se beneficiam com o caos

No livro “Antifrágil“, Taleb expõe o conceito de “anti frágil”, sendo a necessidade de se expor para coisas que se beneficiem com o caos. Ou seja, trazendo para o contexto do mercado financeiro, se expor em ativos que tendem a gerar uma valorização/desvalorização muito forte quando há um stress de mercado tendem a fazer parte de sua carteira.

Arriscando a própria pele

Assimetrias ocultas no cotidiano

Nesse livro, Nassim expõe o conceito de “skin in the game”, na tradução livre sendo “arriscando a própria pele”. Ele diz que devemos desconfiar/não confiar em pessoas que não arriscam a própria pele. Um exemplo prático são as pessoas que se dizem especialistas em investimentos e citam uma grande oportunidade para investir, porém elas próprias não investem dinheiro no ativo.

Frases do Nassim Taleb

Lembre-se de que você é um cisne negro.

Se pela manhã você souber com precisão como será o seu dia, você está meio morto – quanto mais precisão, mais morto você está.

A incerteza é algo presente, desejável e necessário para a evolução.

O problema de especialistas é que eles não sabem o que não sabem.

Esta é a ilusão central da vida: que aleatoriedade é um risco, que é uma coisa ruim.

Não deixe de conferir o canal do TC School no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Daniel Santos
Daniel Santos
Estagiário do TradersClub
Graduando em Ciências Contábeis pela UFRN Ex-membro da Liga de Finanças e vencedor do 1º Campeonato de Análise Fundamentalista do TC.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub