Nathalia Arcuri, uma das maiores influencers do mercado

No texto a seguir apresentamos o perfil de Nathalia Arcuri, uma das mulheres mais influentes das redes sociais sobre finanças pessoais e investimentos. Falamos sobre a sua formação, currículo, patrimônio, além dos métodos e estratégias de poupar dinheiro e investir.

Olha só que bacana o material que preparamos pra você, dividido nos seguintes tópicos:

  • Quem é Nathalia Arcuri
  • Como começou a investir
  • YouTube Me Poupe
  • Educação financeira

Quem é Nathalia Arcuri

Nathalia Arcuri nasceu em Mogi das Cruzes – SP, no dia 8 de fevereiro de 1985. É jornalista, palestrante, autora de livro, investidora, além de uma das youtubers femininas mais conhecidas para quem gosta de poupar dinheiro.

Aos 35 anos de idade, Nathalia Arcuri é expoente de sucesso das mulheres no Youtube que falam sobre economia e investimentos. Seus vídeos exploram temas da vida cotidiana onde o dinheiro poupado pode fazer diferença no longo prazo.

Assim, Nathalia Arcuri dá dicas sobre onde deixar a reserva de emergência, sugestões de banco digital, explica sobre investimentos, taxas, produtos financeiros, seguro de vida, fundo imobiliário, tesouro Selic, além de dicas práticas de como ganhar dinheiro com o Tik Tok, montar uma carteira de ações com apenas R$ 50,00, entre muitas outras para melhorar as finanças pessoais.

No início da pandemia fez vídeo sobre “o que não comprar durante a quarentena.” Ou seja, Arcuri se preocupa em passar uma visão de que as pessoas devem gastar menos do que ganham e poupar para coisas mais importantes. Nathalia é casada com Érico Borgo, fundador da Omelete Company e da CCXP (Comic Con Experience). É empresário, jornalista e designer gráfico.

Como começou a investir?

Arcuri começou a poupar o dinheiro desde criança. Vez ou outra, quando recebia do pai engenheiro R$ 2,00 para comprar lanche na cantina da escola, guardava. Para Nathalia, poupança significava dinheiro.

Em palestra na TED, conta uma história de infância: quando a menina rica da classe disse às amigas que o pai havia feito uma poupança para a compra de um carro aos 18 anos. Naquele dia, Arcuri voltou pra casa e perguntou ao pai, durante o jantar, se ela tinha uma poupança também.

#NãoéPoder

A resposta foi um óbvio não, e como já não tinha mesada, ficou pensando como poderia fazer para ter o Escort XR3 vermelho que tanto almejava? Ela relembra, “no fim das contas não era apenas uma questão financeira, uma questão de dinheiro. Aquele carro significava liberdade, era a concretização máxima do sucesso aos 18 anos… ia ser incrível”, lembra.

Na adolescência ficou interessada pelos altos cachês pagos por campanhas publicitárias e decidiu investir na profissão de garota-propaganda. Ganhou o apelido de “musa das finanças”. Cada vez mais, a jovem Nathália percebia o poder dos juros compostos, uma das lições do grande investidor norte-americano Warren Buffett. Na prática aprendeu uma das regras para acumular riqueza: aliar paciência e disciplina.

Psicologia financeira

Nathalia explica que para fazer fortuna é preciso antes de tudo, capacidade precoce de ter metas, ter algo. Ela chama de força T. Uma força que te tira da procrastinação e te move pra frente. E foi assim, que começou a acumular patrimônio: economizando com manicure, fazendo seu próprio babyliss, entre outros métodos e técnicas de psicologia financeira.

Para ela se você não fizer tudo com muito vontade, muita força T, não adianta, não vai funcionar. Essa é a fórmula do sucesso para Nathalia Arcuri: propósitos -> objetivos + claros -> prioridades -> + dinheiro e tempo.

Nathalia questiona: “por que as pessoas, mesmo sabendo que têm que gastar menos do que ganham, continuam cometendo esses erros absurdos e deixam de ter aquilo que é mais importante, pra ter coisas que não importam.” Ou seja, para ela é importante utilizar-se da psicologia econômica. A disciplina mostra que o nosso cérebro gosta do que é imediato. Não gostamos de pensar no longo prazo, e as pessoas sempre gostam de ser guiadas ou seguir para um mesmo caminho (comportamento de manada). E é isto que devemos evitar.

Nathalia Arcuri no YouTube

YouTube Me Poupe

Aos 24 anos de idade, Nathalia Arcuri trabalhava como jornalista da Record. Teve a ideia de um reality show que ajudaria pessoas endividadas a saírem da situação de inadimplência em 4 semanas. Fez a proposta ao seu chefe, mas recebeu outro não. Dessa vez, o não veio com o perverso “outra pessoa vai fazer a sua ideia.”

O não é revolucionário

Decepcionada com o não, mas não satisfeita, foi neste momento que começou a ler livros sobre economia e a escrever o blog de fianças Organizze. Com textos simples e descomplicados sobre assuntos financeiros, o site fez sucesso. Desta forma, foi a força motriz de um não colossal que a lançou numa jornada sem volta – ser fundadora de um dos canais de youtubers femininas mais populares da plataforma, com mais de 5 milhões de inscritos.

Aproveitando-se de sua experiência como repórter diante das câmeras, em 2015, já com título de especialista em planejamento financeiro pelo Insper, criou o canal no YouTube Me Poupe! Com a relevância dos vídeos e aumento da audiência, recebeu proposta de uma empresa para patrocinar o canal e pediu demissão da TV Record.

Falando em separação, vale a pena ler o artigo de Nathalia Arcuri sobre “como escolher o regime de bens” em caso de divórcio no casamento. Um assunto complicado, mas que ela transforma em leitura rica e prazerosa, assim como seus vídeos no YouTube.

Educação financeira

Frase de Nathalia Arcuri: “Eu tenho um sonho: transformar a vida das pessoas através do entretenimento financeiro.” Confira, então, algumas dicas simples da Nathalia Arcuri para você ter mais dinheiro no bolso:

Evite compras por impulso. Não compre na hora. O calor do momento, a promoção, tá todo mundo comprando… Respire, pense melhor e não faça a compra imediatamente. Espere uma semana para decidir se realmente precisa daquilo. Faça igual nossos pais já fizeram um dia e diga para si mesmo: “te compro na volta”.

Algumas perguntinhas ajudam na hora difícil. Você quer mesmo? Você merece, de verdade? Você precisa disso? Você pode comprar à vista? Você deve fazer isso agora?

E ainda, não tenha vergonha de pedir desconto. Não desperdice com roupas, comidas e produtos que não vai usar. Pesquise sempre em pelo menos 3 lugares diferentes antes de comprar alguma coisa, e claro, anote todos os gastos e tenha um caderno de finanças.

Outra dica importante para não gastar com o que não precisa é diversificar as suas fontes de prazer e jamais comprar algo para se sentir melhor. Muitas vezes, uma boa conversa, assistir uma série, ouvir música, ler um livro faz um bem danado e você não gasta nada.

Jornada da Desfudência #unfuckingthenation

Com bom humor, seguindo a proposta do entretenimento financeiro, a jornalista e palestrante criou um curso online sobre finanças pessoais e investimentos para download em plataformas como Hotmart e Mercado Livre. Com o título “Jornada da Desfudência”, a ideia era ajudar milhares de pessoas a mudarem seu mindset para a independência financeira.

Com a ideia de “descomplicar” o tema de finanças, economia e investimentos, Arcuri segue a biografia de sucesso de grandes empresários. Assim como Jorge Paulo Lemann, ela acredita que são os empresários que vão salvar o Brasil. E segue trabalhando com vídeos e palestras sobre educação financeira.

Ilan Goldfajn no Me Poupe!

Confira entrevista que o presidente do Banco Central do Brasil, Ilan Goldfajn, concedeu à Nathalia Arcuri no canal YouTube Me Poupe:

Veja os vídeos, compre o livro e ouça o podcast

Para enriquecer o currículo, Nathalia Arcuri especializou-se em coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching; em Economia Comportamental e Arquitetura de Escolhas.

O trabalho também resultou no livro “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso” pela editora Sextante. E atualmente também apresenta podcast com dicas financeiras e pílulas diárias na programação da Rádio 89 FM, em São Paulo.

Para consagrar seu sucesso, foi vencedora do Prêmio IBCPF (Planejar), em 2015. Foi premiada como a melhor jornalista de Economia na categoria mídia escrita pelo site Comunique-se. E em 2019, entrou no ranking do Instituto QualiBest como uma das maiores influenciadoras digitais sobre finanças do Brasil. Em 2020 foi a única youtuber feminina a participar do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

Quanto dinheiro tem Nathalia Arcuri? Ela não revela, mas certamente está bolando formas de poupar e acumular patrimônio. É este o segredo dela para fazer fortuna. Acompanhe a @nathaliaarcuri e o @mepoupenaweb no Instagram. Ela também é bastante ativa no Twitter @nathaliaarcuri, Telegram e no LinkedIn.

E você, como investe o seu dinheiro?

No TC-School valorizamos o conhecimento e disponibilizamos conteúdo relevante sobre economia, finanças e investimentos para ajudar nas suas decisões na hora de comprar uma ação na Bolsa de Valores, opções, derivativos ou aportar em fundos multimercado.

redator seo
Danilo Hadek
Redator do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub