Pablo Spyer, economista, gestor e diretor na EQI Investimentos

Apresentamos a biografia de Pablo Spyer, economista, investidor, ex-diretor de operações da Mirae Asset Brasil, por onde atuou por mais de dez anos, e atual diretor da EQI Investimentos e membro da Ancord.

Falamos sobre a sua formação, investimento em ações e como influencia uma nova geração de investidores com o programa “Minuto Touro de Ouro” na Jovem Pan, onde faz sucesso com o bordão “vai tourinho!” – em alusão ao bull market na bolsa de valores.

Se liga nesse conteúdo bacana que preparamos pra você, dividido da seguinte forma:

  • Quem é Pablo Spyer
  • Formação
  • Minuto Touro de ouro

Boa leitura!

Quem é Pablo Spyer

Pablo Spyer tem formação em Economia e ampla experiência no setor financeiro como gestor de carteiras de ações, fundos hedge, finanças corporativas e câmbio.

Hoje é um dos diretores da EQI Investimentos, após uma carreira de mais de dez anos na corretora coreana Mirae, além de ser um dos grandes influencers do mercado financeiro no Instagram e Youtube falando sobre economia e política nas primeiras horas do dia com seu programa “minuto econômico”.

Formação

Pablo Spyer concluiu a graduação pela Florida International University – Estados Unidos, em 2001. Em seguida, ingressou no mestrado em Mercados e Capitais pela Universidade de São Paulo – USP, em 2004.

Ainda jovem, antes de ingressar na faculdade, já atuava no mercado de capitais. Primeiro como trader de ações institucionais na corretora ATIVA CTVM, e depois chefe de mesa de operações de futuros e derivativos na Laeco CTVM. Após formar-se economista em Miami, voltou ao Brasil e ingressou no Santander em 2001 ficando no banco até 2005.

De acordo com seu currículo no LinkedIn, teve passagens importantes como sócio-diretor na TradeWire Group LLC – de 2005 a 2008, bem como sócio fundador e gerente de portfólio na Riviera Investimentos – de 2008 a 2010, quando ingressou na Mirae, onde hoje ocupa a função de diretor operacional, além de membro do conselho administrativo da Ancord desde 2018.

Pablo diz que já começou vários negócios de sucesso do zero, e incentiva as pessoas a investir no mercado de capitais. O Bovespa teve pleno crescimento em 2019, com aumento significativo no número de novos investidores.

Para Pablo Spyer, as taxas de corretagens mais baratas, o acesso à informação e as taxas de juros baixas apontam que o Brasil passa por uma transformação no jeito do brasileiro poupar, investir dinheiro e construir patrimônio.

No artigo “O ‘Touro de Ouro’ e a nova fase de crescimento do mercado financeiro do Brasil”, Spyer e Merigue lembram que apenas em 2019 mais de 500 mil investidores chegaram à Bolsa brasileira e, hoje, são mais de 1,3 milhão de pessoas – um recorde histórico”. Para ambos, um dos motivos para este novo patamar de investidores brasileiros na Bolsa de valores é a gestão de Gilson Filkenstein, CEO da B3. Entretanto, também concorda que – na mínima histórica, a taxa de juro será o grande catalisador do mercado de ações no país.

Em entrevista no canal ATOM, no YouTube, fala sobre as oportunidade que existem nas bolsas mundiais. Pablo Spyer cita como exemplo a corretora em que trabalha. Com sede na Coréia do Sul, a empresa viu o mercado de ações e imobiliário disparar no país quando os juros atingiram a mínima de 6% a.a. “Quando isso acontece, assim como estamos vivendo no Brasil, as pessoas não têm mais interesse pela renda fixa e direcionam os investimentos para a renda variável”, diz.

Touro de Ouro

O minuto Touro de Ouro começou como uma brincadeira de Pablo Spyer. Quando começou a trabalhar na Mirae, chegava cedo na corretora com ânsia de conseguir novos clientes, até que um dia começou a gravar as “morning calls”, e em pouco tempo seus vídeos com toques de humor e informações acessíveis sobre o mercado financeiro rapidamente viralizaram nas redes sociais.

Os holofotes da mídia não é nenhuma novidade para Pablo Spyer. Em entrevista, diz estar realizando o sonho que nutre desde criança – trabalhar na televisão. Isto porque passou a infância acompanhando o pai – Marcos Wilson, nas gravações do telejornal “Aqui Agora”, sucesso dos anos 1990 no SBT. Para Spyer, “Marcos Wilson foi o melhor diretor de jornalismo que Brasil (e os EUA) já viu. Inventou e dirigiu o Aqui Agora e o TJ Brasil e chefiou CBS News”, postou no Twitter em julho de 2020.

A Exame fez reportagem bem legal sobre o “tourinho de ouro”, que já possui quase 140 mil seguidores no Twitter, e cerca de 250 mil seguidores no Instagram. Com o objetivo de democratizar o acesso à informação, Spyer tece comentários sobre economia e política de um jeito acessível até mesmo para leigos. “Meu objetivo é jogar luz sobre conceitos sofisticados para que sejam mais fáceis de entender”, diz.

Filosofia de investimento de Pablo Spyer

Não especular com ações

Uma das dicas do Touro de Ouro para o iniciante na Bolsa de valores é não especular acreditando que vai ganhar com isso. Para o economista, é importante não comprar ações apenas porque ouviu alguém dizer que o papel vai subir. “Ninguém sabe o futuro. Mesmo gestores renomados e experientes erram”, alerta.

Investimento em longo prazo

Outro ponto importante para o jovem investidor é estudar antes de investir e pensar no longo prazo. Para Spyer, “o investimento em ações é de longo prazo, e o bom disso é que dá tempo de ir construindo conhecimento”.

Ações que pagam dividendos

Uma última dica para fazer fortuna na renda variável é investir em boas empresas. Ou seja, organizações com governança corporativa e com histórico de pagamento de dividendos. “Ações são a melhor poupança do mundo”, diz. “É a melhor aposentadoria que uma pessoa pode ter. Você tem que investir na Bolsa. Investir, comprando empresas que pagam dividendos”, diz o economista. “É a questão de ser sócio investidor. Acho que todo mundo no Brasil deveria ter uma carteira de ações que pagam dividendos. Se paga dividendos tá bem”, completa.

Aliás, você sabia que o TC School tem um material simples e descomplicado para te ajudar com a sua educação financeira e de sua família? Queremos o desenvolvimento de cada um, do seu jeito, com responsabilidade e segurança. Estude e conheça mais sobre economia e investimentos com nosso conteúdo gratuito!

redator seo
Danilo Hadek
Analista de conteúdo do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub