Paulo Kakinoff, CEO da Gol Linhas Aéreas

No texto a seguir apresentamos a biografia de Paulo Kakinoff, empresário e CEO da Gol Linhas Aéreas. O executivo está no comando da companhia aérea desde julho de 2012, tendo integrado por dois anos, como membro independente, o Conselho de Administração da Companhia.

Se liga neste material bacana que preparamos para você, dividido nos seguintes tópicos:

  • Quem é Paulo Sérgio Kakinoff
  • Formação
  • Trajetória profissional
  • A Gol Linhas Aéreas
  • Por que investir na Gol?

Boa leitura!

Quem é Paulo Sérgio Kakinoff

Paulo Sérgio Kakinoff nasceu na cidade de Santo André, SP, em 1975. Paulo Kakinoff é Diretor-Presidente da GOL Linhas Aéreas, e está no comando da empresa aérea desde julho de 2012, tendo integrado por dois anos, como membro independente, o Conselho de Administração da Companhia.

Formação

Kakinoff é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e fez pós-graduação em Gestão Internacional.

Trajetória profissional

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, começou sua carreira como estagiário na Volkswagen, aos 17 anos. Lá fez carreira por quase duas décadas, ocupando as funções de Diretor de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil, Diretor Executivo para a América do Sul na matriz (Alemanha), além de presidente da Audi no Brasil.

Atualmente Kakinoff é também membro do Conselho de Administração da Porto Seguro S.A. (PSSA3) e do Grupo Vamos S.A. (VAMO3).

Gol Linhas Aéreas

Assim que assumiu a companhia aérea, Paulo Kakinoff manteve o foco de investir em tecnologias como forma de melhorar a experiência dos passageiros. Além disso, pesquisas de satisfação para acompanhar a opinião dos clientes têm sido um dos pilares na gestão da Gol Linhas Aéreas (GOLL4).

Na época, em entrevista à Veja, Constantino de Oliveira Junior, dono da Gol, disse: “A Gol será muito beneficiada pelo expertise de Kakinoff no setor de consumo, principalmente com a classe média, que é o grande foco da companhia”.

Apesar de ser um setor que demanda escala e grandes volumes, e possui margens baixas e com custos extremamente voláteis, por depender do petróleo, a companhia popularizou o transporte aéreo no Brasil, com passagens mais baratas e voos para diversos destinos nacionais.

A padronização da frota de aviões da Gol, que passou a ter o mesmo número de assentos, com aeronaves Boeing 737-700 e 737-800, facilitou a reposição nos aeroportos, reduziu o tempo gasto e os custos da companhia.

Totem de autoatendimento da Gol Linhas Aéreas | Divulgação

Para integrar tecnologia ao seu negócio, a Gol vem investindo em tecnologia, como o web check-in Gol. Como boa parcela do seu público é sensível ao tempo, a empresa desenvolveu um aplicativo que permite que os clientes façam o check-in remotamente e acompanhem a abertura de embarque. Além disso, é mais uma alternativa digital de autoatendimento.

A companhia conta ainda com outros canais de atendimento, como o site Voegol, mobile, totens de autoatendimento nos aeroportos, balcão e lojas.

Por que investir na Gol?

Segundo o site de RI, a companhia aérea possui a liderança no mercado doméstico de aviação brasileiro. Foram transportados mais de 17 milhões de passageiros no ano de 2020. R$ 345 foi a tarifa média em 2020.

Já a parte de milhas é realizada pelo programa da Smiles Fidelidade (SMLS3), que é outra empresa listada na B3.

redator seo
Danilo Hadek
Redator do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub