Pedro Mariano da Rocha Santos, sócio e diretor comercial do TC

Apresentamos o perfil de investidor de Pedro Mariano da Rocha, empreendedor, sócio e diretor comercial do TC Traders Club S.A, a maior plataforma para investidores da América Latina.

No texto a seguir, falamos sobre a sua formação, trajetória profissional, como começou a investir, filosofia de investimentos, livros de referência e investidores que admira.

Se liga neste material bacana que preparamos para você, dividido nos seguintes tópicos:

  • Quem é Pedro Mariano da Rocha
  • Formação e trajetória profissional
  • Como começou a investir
  • Método de investimentos
  • Livros e referências

Boa leitura!

Pedro Mariano da Rocha Santos

Pedro Mariano da Rocha Santos nasceu no dia 11 de março de 1994 na cidade de Porto Alegre, RS. É empreendedor com ampla experiência em vendas, marketing, mercado financeiro e empresas de SaaS. Além disso, é sócio do TC e diretor comercial da plataforma, uma das fintechs de crescimento mais rápido do Brasil.

Formação

Santos tem formação em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Além disso, o empreendedor mantém-se atualizado com cursos online, como análise de negócios na The Wharton School.

Trajetória profissional

Atuando sempre na área comercial, Pedro começou a trabalhar em 2012. Ainda na faculdade, dentro da ESPM Jr., o estudante atuou como consultor de marketing em projeto de pesquisa de marketing para uma universidade e um plano de marketing para um hospital.

Em seguida, teve passagem pela startup Into – Digital Experience, na qual era responsável por gerar novas oportunidades de negócios.

A amizade com Rafael Ferri

Pedro Mariano conheceu Rafael Ferri enquanto trabalhava na startup. Ambos frequentavam o mesmo coworking em Porto Alegre. Pedro ganhava todo mês como o melhor vendedor da empresa. Então, Ferri o chamou para conversar e ofereceu um cargo na empresa que estava sendo criada, a Mobibox.

A veia empreendedora falou mais alto. Em 2014, ao lado de Rafael Ferri, fundaram a Mobibox e, como diretor comercial, gerenciou equipe comercial de 20 pessoas com apenas 20 anos de idade, além de participar de negociações com investidores e grandes redes varejistas por mais de 5 anos.

Após o projeto, buscando novos horizontes, Pedro Mariano ingressou na Pmweb em 2018. Lá foi responsável por desenvolver soluções baseadas em dados no mercado brasileiro. Na época viajava pelo Brasil em reuniões com empresas para implementar o CRM da Pmweb, que tem a Oracle como sócia.

Finalmente, em maio de 2019, ingressou no time do TC ao lado dos outros colaboradores Israel Massa e Pedro Albuquerque Filho.

Como começou a investir

Sempre gostou bastante do mercado financeiro, estudava e fazia algumas operações. Porém, começou a entender mais a partir da amizade com o trader Rafael Ferri.

Pedro Mariano participou do primeiro grupo de WhatsApp — “aquele que tem o bebezinho”, que deu origem ao TC Traders Club. Foi lá que realmente aprendeu a investir na bolsa de valores.

No grupo começaram a operar juntos, compartilhando notícias e informações do mercado. “Era o começo do TC, porque naquela época tinham fóruns muito ruins, e era uma forma de pelo menos operarmos mais juntos”, diz o investidor.

Se alguém tivesse uma ideia: – Ah, estou gostando da Panvel. Outra pessoa dizia: – Mas conversei com um cara que me falou que tal coisa está acontecendo na empresa. Então a gente já começava a diminuir a assimetria da informação do investidor pessoa física em um pequeno grupo de 200 pessoas, e que hoje replicamos para 500 mil”, completa Rocha Santos.

TC Traders Club

Para o diretor comercial da plataforma, o TC é um grande hub dos serviços financeiros do Brasil. “Temos inteligência de mercado, central de notícias, canais de debate, cursos, ideias de investimentos, imposto de renda, rádio, e em breve muitas novidades. Trabalhamos na linha de pensar: – o que o investidor precisa e ainda não tem? – A gente vai pegar e vai criar!

Método de investimentos

Pedro Mariano possui uma carteira padrão, sempre com 20% em IVVB11; 10% stock picking em dólar (ações internacionais) e os 70% restantes em ações equity de empresas no Brasil, sempre olhando o macro, avaliando o que vai se beneficiar nesse cenário macro atualmente.

A partir daí, estuda detalhes do setor, conversa com o Buka, com o Hugo Queiroz, lê os relatórios do TC, e escolhe uma empresa de cada setor que acredita que acredita que terá um desempenho melhor do que a média.”

Livros e investidores

Pedro Mariano não lê muitos livros técnicos. Do ponto de vista da Economia, gosta de livros que abordam questões macro, como “Por que as nações fracassam”, de Daron Acemoglu e James Robinson.

E claro, como ele diz, “Sou um cara da área comercial, então meu livro de cabeceira é ´Como fazer amigos e influenciar pessoas´. Acho que todo mundo deveria ler esse livro. É bom demais!

Para Pedro Mariano, Pedro Albuquerque é um dos melhores investidores do Brasil. “A metodologia de investimento que eu aplico na minha carteira aprendi com o pessoal do TC, especialmente o Buka e o Pontes.”

Já outros investidores brasileiros que gosta, cita o Luiz Alves Paes de Barros, que sempre em conversas pessoais invocou belos insights. Além disso, gosta do perfil de investidores como Warren Buffett e Jim Simons.

redator seo
Danilo Hadek
Redator do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub