Philip L. Carret, investidor e fundador do Pioneer Fund

Apresentaremos a biografia de Philip Lord Carret, ex-aviador da Primeira Guerra Mundial, investidor e fundador do Pioneer Fund, um dos primeiros fundos mútuos dos EUA.

Falamos sobre a sua formação, história como gestor de fundo, investimentos, livros e seus principais mandamentos. O artigo está dividido nos seguintes tópicos:

  • Quem foi Philip Carret;
  • Formação e Carreira;
  • Filosofia de investimentos;
  • Livros de Philip Carret;
  • Mandamentos de Philip Carret;

Quem foi Philip Carret

Philip Lord Carret nasceu em 29 de novembro de 1896, na cidade de Lynn, em Massachusetts, nos Estados Unidos. Carret era filho único de um advogado de 51 anos e de uma assistente social de 39 anos.

Depois de se formar no Harvard College, em 1917, Carret se alistou no Army Signal Corps, que viria a ser a Força Aérea, onde foi treinado para pilotar o avião Sopwith Camel. Ele chegou a ser enviado para a França, mas a guerra terminou antes dele iniciar seu combate.

Formação e Carreira

Philip Carret formou-se em Química no Harvard College, mas sua paixão era pelo mercado financeiro. Em 1927 escreveu uma série de artigos para o Barron’s, onde Carret introduziu o investimento de valor.

Suas ideias foram postas em prática em 1928, ao criar um dos primeiros fundos mútuos do mundo: o Pioneer Fund. A ideia inicial de um fundo surgiu quando Philip Carret ainda trabalhava como repórter no Boston News Bureau.

Carret reuniu uma carteira inicial de US$25.000 entre amigos e familiares, mas logo precisou lidar com a Grande Depressão, uma das piores crises da história. Seu fundo perdeu muito dinheiro na época.

Contudo, em meados da década de 1930 até sua aposentadoria, Philip Carret liderou um dos maiores retornos de longo prazo na indústria de fundos.

Já em 1963, Carret vendeu o controle da empresa que administrava o Pioneer Fund, permanecendo como gestor até 1983.

No mesmo ano, Philip L. Carret ainda fundou a Carret Asset, uma family office para clientes institucionais e famílias de alto patrimônio.

Philip Carret também foi acionista de longa data da Berkshire Hathaway, holding administrada por Warren Buffett,que se referia a Carret como “um dos meus heróis”. 

Em 1922, Carret se casou com Florence Elisabeth Osgood, que morreu em 1986. Philip L. Carret morreu em maio de 1998 com 101 anos, quando se recuperava de uma cirurgia no quadril. Ele deixou um filho (Donald) e uma filha (Diane), além de 12 netos e 15 bisnetos. Seu outro filho, Gerard, morreu de câncer em 1991 aos 70 anos.

Filosofia de investimentos

Philip L. Carret foi um ícone de Wall Street, considerado o pioneiro no conceito de investimento em valor: comprar ações de empresas com ganhos de crescimento constante, balanços sólidos e gestores comprometidos que possuíam uma grande participação na empresa e, então, retinham esses investimentos por muitos anos.

Foi um estilo que Carret empregou com sucesso por mais 50 anos como gestor do Pioneer Fund

Contudo, apesar de Carret construir sua reputação como um investidor de longo prazo, ele também fez apostas especulativas, negociando por ganhos de curto prazo.

Carret foi um investidor ativo até sua morte e vivenciou cerca de 31 mercados em alta e 30 em baixa, além de 20 recessões, como a Grande Depressão.

Livros de Philip Carret

Philip Carret escreveu alguns livros de investimentos, como “Buying a Bond” e “The Art of Speculation que reuniram alguns de seus artigos escritos para a revista Barron’s e foram publicados como livros, respectivamente, em 1924 e 1930. Os livros foram relançados como edições comemorativas na década de 1990.

Em 1991, a Fraser Publishing Company de Burlington lançou “A Money Mind at Ninety“, sua autobiografia.

Mandamentos de Philip Carret

  1. Nunca mantenha menos de 10 valores mobiliários diferentes cobrindo cinco áreas diferentes de negócios;
  2. Pelo menos uma vez a cada seis meses, reavalie todos os títulos mantidos;
  3. Manter pelo menos metade do fundo total em títulos geradores de renda;
  4. Considere o rendimento (dividendo) o fator menos importante na análise de qualquer ação;
  5. Seja rápido para assumir perdas e relutante em realizar lucros;
  6. Nunca coloque mais do que 25% de um determinado fundo em títulos sobre os quais informações detalhadas não estejam prontamente e regularmente disponíveis;
  7. Evite informações privilegiadas como se fosse uma praga;
  8. Procure os fatos diligentemente, nunca aconselhe;
  9. Ignore as fórmulas mecânicas para o valor em títulos;
  10. Quando as ações estão altas, as taxas monetárias subindo e os negócios prósperos, pelo menos metade de um determinado fundo deve ser colocado em títulos de curto prazo;
  11. Peça dinheiro emprestado com moderação e apenas quando os estoques estiverem baixos, as taxas monetárias baixas e caindo e os negócios em baixa;
  12. Reserve uma proporção moderada dos fundos disponíveis para a compra de opções de longo prazo sobre ações de empresas promissoras, sempre que disponíveis.

Não deixe de conferir o canal do TC no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Lincoln Silva
Lincoln Silva
Investidor em renda variável e assistente de conteúdo do TC School.
Bacharel em Ciências Contábeis na UFRJ.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub