Philip Fisher: métodos para ter lucros extraordinários com ações - TC

Philip Arthur Fisher, o pai do “value investing”

Apresentaremos a biografia de Philip Arthur Fisher, o megainvestidor norte-americano e um dos grandes adeptos da filosofia de investimento do value investing. Fisher é escritor e conhecido como o pai do growth investing, ou seja, investir em empresas com uma capacidade de crescimento fora do normal.

No texto a seguir, falamos sobre a sua formação, métodos e estratégias de investimento, livros e frases. Portanto, se liga neste material bacana que preparamos para você elencados nos seguintes tópicos:

  • Quem é Philip A. Fisher
  • Fisher & Company
  • Filosofia de investimento de Fisher
  • Livros de Philip Fisher
  • Frases de Philip Fisher

Boa leitura!

Quem é Philip A. Fisher

Philip Arthur Fisher nasceu no dia 8 de setembro de 1907, na cidade de São Francisco, Estados Unidos. Ingressou no curso de Economia pela, recém inaugurada, School of Business, em Stanford, na Califórnia. No entanto, antes de concluir o curso, trancou a matrícula e concluiu a formação apenas alguns anos mais tarde.

Trajetória profissional

A carreira profissional antes de se tornar investidor é muito breve. Começa a trabalhar em 1928 como analista de valores mobiliários no Anglo-London Bank, em São Francisco e posteriormente numa empresa da Bolsa de Valores.

Fisher & Company

Após breve período trabalhando nessa empresa do mercado financeiro, Philip Fisher funda sua própria empresa, a Fisher & Co., em 1931. A missão da nova companhia seria fazer a gestão de patrimônio de terceiros. Por décadas a fio, Fisher acumulou grandes retornos, deixando a firma em 1999, quando já estava com 91 anos de idade.

Investidor Philip A. Fisher

Filosofia de investimento de Fisher

A análise de investimento de Philip Fisher consistia em estudar os fundamentos das firmas, ler noticiários e análises de corretoras. Além disso, Fisher era um investidor “raíz”. Desse modo, antes de virar sócio de uma empresa, obtinha uma visão de cliente. Falava com stakeholders (administradores, empregados, fornecedores) e visitava as empresas pessoalmente.

O pai do growth investing

Philip Fisher é considerado o pai do growth investing dado método em buscar companhias com maior potencial de crescimento dos lucros no longo prazo. Ele avaliava principalmente a estabilidade dos lucros e o quanto as empresas investiam em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Com esses indicadores acreditava ter uma boa fundamentação do potencial crescimento da firma.

Comumente, empresas que apresentam essas características são empresas do setor de tecnologia. Dois exemplos de companhias que multiplicaram seu patrimônio foram a Texas Instruments (TXN) – uma companhia de semicondutores, e a Motorola (MOT), a qual fabricava rádio na década de 50.

A filosofia de Philip Fisher, em identificar uma boa empresa, com extraordinária capacidade de crescimento, consistia na análise de 4 pontos principais:

  1. Qual é o potencial de crescimento das vendas da empresa no longo prazo?
  2. Qual o nível de competência, grau de inovação e visão dos gestores da companhia?
  3. A empresa investe bastante em P&D?
  4. Ela tem sólidas margens de lucro?

Em seu livro “Common Stocks and Uncommon Profits“, ele conclui que se o analista tiver feito um bom trabalho de análise das ações, é muito improvável que ele tenha de vender o papel. Apenas em 3 situações ele consideraria vender uma ação:

  1. O analista percebe que errou na análise da empresa;
  2. A empresa deixou de atender os 15 pontos (abordados mais a frente); e
  3. Outro negócio com um potencial de retorno maior.

Livros de Philip Fisher

Diferentemente de outros grandes investidores da época, Philip Fisher era uma pessoa bastante discreta. O investidor conseguiu permanecer por muito tempo longe dos olhos do grande público, entretanto, com o lançamento e sucesso do seu primeiro livro, em 1958, “Common Stocks, Uncommon Profits”, a fama foi inevitável.

O livro capturou a atenção de tantas pessoas na época que foi o primeiro livro de investimentos a parar na lista do New York Times best-sellers. Confira abaixo outras obras publicadas pelo megainvestidor:

  • Ações comuns, lucros extraordinários (1958);
  • Investidores conservadores dormem tranquilos (1975);
  • Paths to wealth through common stocks (1960); e
  • Developing an investment philosophy (1980).

Ações comuns, lucros extraordinários

Em seu primeiro livro, Philip Fisher difundiu sua metodologia de investimentos chamada “Scuttle Buttin”, a qual consistia em: (i) empresas líderes em market share; (ii) que tivessem uma boa gestão; e (iii) perspectivas de crescimento no longo prazo sustentáveis.

Segundo o Diretor Educacional e de P&D do TC, Felipe Pontes, “Ações Comuns, Lucros Extraordinários” é um dos melhores livros de análise fundamentalista que ele já leu e o livro que melhor representa a sua filosofia de investimento.

O processo de selecionar e elencar essas empresas, com análise de boas ações para investir — value investing, consistia no estudo e reflexão de 15 pontos distintos e fundamentais:

  1. Os produtos e serviços possuem potencial de se manter em bom crescimento?
  2. Possui uma administração inovadora?
  3. A companhia é dedicada aos gastos com P&D?
  4. Possui uma estrutura de vendas e marketing acima da média?
  5. Possui uma boa margem de lucro?
  6. O que a empresa está fazendo para melhor essa margem?
  7. Possui bom relacionamento com seus funcionários?
  8. Possui excelente política de executivos?
  9. É uma companhia que vai a fundo em sua administração?
  10. Boa análise de custos e controle de gastos?
  11. Quais os aspectos críticos no segmento da empresa que dão pistas importantes sobre a superioridade dela em relação aos seus concorrentes?
  12. Possui horizonte estratégico de longo prazo?
  13. A empresa vai possuir capacidade financeira de desenvolver seu negócio com recursos da propria empresa: é necessário mais capital próprio?
  14. A companhia possui um bom relacionamento com o investidor (RI)?
  15. A companhia possui uma administração de integridade inquestionável?

Investidores conservadores dormem tranquilos

Já no livro “Investidores conservadores dormem tranquilo”, Philip Fisher aborda o investimento sobre a ótica das 4 dimensões – algumas inclusas nos 15 pontos listados acima, porém com mais profundamente.

O (i) alto custo de produção, marketing, P&D e capacidade financeira da firma; (ii) análise dos stakeholders – funcionários, fornecedores e clientes; (iii) características inerentes ao negócio da companhia e suas vantagens competitivas; e (iv) a relação entre preço e desempenho/rentabilidade.

Frases de Philip Fisher

I have already made up my mind, don’t confuse me with facts.” Tradução livre: “Já me decidi, não me confunda com fatos.”

Never promote someone who hasn’t made some bad mistakes, because if you do, you are promoting someone who has never done anything.” Tradução livre: “Nunca promova alguém que não cometeu erros graves, porque, se o fizer, estará promovendo alguém que nunca fez nada.”

The stock market is filled with individuals who know the price of everything, but the value of nothing.” Tradução livre: “O mercado de ações está cheio de indivíduos que sabem o preço de tudo, mas o valor de nada.”

The successful investor is usually an individual who is inherently interested in business problems.” Tradução livre: “O investidor de sucesso geralmente é um indivíduo que está intrinsecamente interessado em problemas de negócios.”

In the stock market a good nervous system is even more important than a good head.” Tradução livre: “No mercado de ações, um bom sistema nervoso é ainda mais importante do que uma boa cabeça.”

If the job has been correctly done when a common stock is purchased, the time to sell it is – almost never.” Tradução livre: “Se o trabalho foi feito corretamente quando uma ação comum é comprada, a hora de vendê-la é – quase nunca.”

Não deixe de conferir o canal do TC School no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Daniel Santos
Daniel Santos
Estagiário do TradersClub
Graduando em Ciências Contábeis pela UFRN Ex-membro da Liga de Finanças e vencedor do 1º Campeonato de Análise Fundamentalista do TC.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub