Rafael Ferri, trader profissional, empresário e influenciador do TC

No texto a seguir apresentamos o perfil de investidor de Rafael Ferri, empresário e especulador da Bolsa de valores. Falamos sobre o caso da bolha do alicate, sua formação, sociedades e investimentos, além de suas estratégias com uso de robôs no mercado de opções.

Se liga neste conteúdo que preparamos pra você! Está dividido da seguinte forma:

Boa leitura!

Quem é Rafael Ferri

Rafael Ferri atua no mercado financeiro desde 1997. É um dos investidores mais polêmicos, arrojados e irônicos da Bolsa de valores. Avesso ao buy and hold, Ferri parece gostar mesmo é de estratégias com opções, trading, provocar e especular.

Bolha do alicate

Em 2011 Ferri sofreu processo da CVM na “bolha do alicate” – caso especulativo envolvendo a empresa Mundial S.A. (MNDL3). As ações subiram mais de 2.000% no ano. Rafael foi absolvido da acusação de insider trading, mas condenado por manipulação de mercado e ficou impedido de operar por 5 anos na Bolsa. Aliás, esta foi apenas uma das sete vezes que, por diversos motivos, Ferri saiu da B3.

Para entender melhor o caso da “bolha do alicate”, que envolveu diversas pessoas, além de Rafael Ferri e Michel Ceitlin, vale conferir a entrevista que Ferri concedeu ao jornalista Duda Garbi no YouTube. O próprio Rafael explica o caso em detalhes e os processos que sofreu:

Seja na Bolsa ou nas redes sociais, Rafael Ferri gera sentimentos contraditórios nas pessoas. É amado e odiado. Ao passo que desperta a admiração e o respeito de uma legião de fãs, é também repudiado por outros esquadrões. Rafael Ferri não é ingênuo, é um investidor ambicioso que também gosta de especular na Bolsa.

Recentemente publicou em seu Instagram entrevista de Milton Friedman onde o economista diz: “é claro que nenhum de nós é ganancioso, são sempre os outros que são“. E se Rafael Ferri é polêmico, fala besteira ou não, fato é que tem experiência de trading e entende do mercado de opções.

Especulação na Bolsa

Não é de hoje que o mercado financeiro se depara com bolhas especulativas. A história das bolhas na bolsa remetem aos tempos da Monarquia, vejam só! Conhecida como a “crise do encilhamento”, por volta de 1889, tivemos uma grave bolha de crédito por conta de estímulos à industrialização do Brasil.

E quem não se lembra da bolha da Internet, entre 1994 e 2000, com a forte alta das ações de empresas de tecnologia? Além da bolha X das empresas de Eike Batista, até as recentes altas da MMXM11.

Trade de 80.000%

Em 2016, de volta ao mercado, transformou vinte mil reais em uma fortuna de R$ 800.000,00 naquele ano operando opções de estatais durante o processo de impeachment da Dilma Rousseff. Nada mal, hein? O investidor é ambicioso e arrojado, não tem jeito.

Trader profissional

Rafael Ferri nasceu na cidade de Porto Alegre. É formado em Administração pela PUCRS, com especialização em Mercado de Capitais pela UFRGS, MBA em Finanças pela FGV e MBA em Administração pela FIA.

Ainda jovem, por volta dos 18 anos, Ferri começou a carreira profissional como estagiário no Banco ABN Amro S.A. Já em 2000, ingressou como trainee no Banco Itaú. Conquistou 7 cargos em aproximadamente 6 anos, chegando a posição de Private Banker Regional.

No Itaú era responsável por carteira de investimentos on-shore do banco, “obtendo retornos acima de 1.800%”, ostenta o autocrático investidor em seu currículo no LinkedIn. Já em 2006, Rafael Ferri começou a sua empreitada no mundo dos negócios e fundou a TBCS Investimentos, uma empresa independente de corretagem, que movimentou bastante grana na época.

Desafio do Milhão

Em 2021, Rafael Ferri lançou o “desafio do milhão”. Pela primeira vez, o trader de opções tentará transformar R$ 100 mil em 1 milhão dentro da comunidade do TC. Todas as operações serão postadas, em primeira mão, no Trade Ideas. Acompanhe!

O investidor Rafael Ferri

StartUpBR

Com a saída do mercado, impedido de operar na Bolsa, Ferri passou a empreender em startups. Primeiro idealizou o Portal Invest, um site e mídia alternativa com informações e notícias sobre economia e mercado financeiro.

Em 2012 investiu capital na startup MyTraining, um app para celular que ajuda na rotina com os exercícios físicos. O empresário acredita no projeto. “É uma rede social, mas é diferente de tudo o que há no mercado hoje”, diz o anjo investidor. Hoje o aplicativo fitness já está presente em mais de 70 países.

TradersClub Rafael Ferri

Dentre as suas atividades como empresário, fundou a StartUpBR, em Porto Alegre. Com o projeto, Rafael Ferri investe em novos negócios. Aliás, a StartUpBR é uma das sócias do TradersClub. Ou seja, além de sócio do TC, Ferri é também investidor da plataforma.

Desta forma, no final de 2016, Rafael Ferri, ao lado dos sócios Pedro Albuquerque e Israel Massa fundam o TradersClub, um serviço de inteligência de mercado voltado a investidores pessoa física. O TC é hoje, a maior comunidade de investidores da América Latina.

A primeira coisa é começar a aprender

Ao lado dos sócios, Ferri acompanhou o nascimento do TradersClub. O conselho que ele dá para quem está iniciando na Bolsa é que “a primeira coisa é começar a aprender. Se tu não sabe nada tem que começar a aprender“, reforça.

Café com Ferri

Quem acompanha o perfil @cafecomferri nas redes sociais sabe como o cara é malicioso em seus comentários. É comum o trader profissional abrir mão da moral no Twitter. Rafael Ferri não perde a chance de provocar e não economiza nos fintweets ácidos, comentando sobre macroeconomia e as expectativas para o mercado financeiro.

Fico feliz que podemos dar opinião. Ainda não viramos a Venezuela”, alfineta em reportagem da Veja sobre os efeitos da FinTwit nas recentes bolhas da Bolsa.

Como ele mesmo escreve em seu perfil, “contém ironia”. No auge da pandemia, fez vídeo bastante provocativo com 10 motivos para comprar ações na Bolsa de valores:

Toda semana, em seu canal, Ferri faz Live com balanço das melhores oportunidades. Aliás, se você é um investidor iniciante já fica esperto. Se liga em todo conteúdo que temos aqui no TC-School. Antes de se aventurar com trades, estude e conheça o mercado. Como diz Warren Buffett, “o risco vem de não saber o que você está fazendo”.

redator seo
Danilo Hadek
Redator do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub