Robert Wilson, ganhador do Nobel de Economia (2020)

Apresentamos a biografia de Robert Wilson, ganhador do prêmio Nobel de Economia de 2020 com a Teoria dos Leilões, especialista em Teoria dos Jogos e renomado professor universitário nos Estados Unidos da América.

Se liga neste material bacana que preparamos para você, dividido nos seguintes tópicos:

  • Quem é Robert Wilson
  • Prêmio Nobel de Economia de 2020
  • Frases de Robert Wilson

Boa leitura!

Quem é Robert Wilson

Robert Butler Wilson nasceu em 1937 em Geneva, Nebraska, nos Estados Unidos. Ficou famoso ao redor do mundo em 2020 quando, ao lado de Paul Milgrom, ganhou o prêmio Nobel de Economia ao aprofundarem os estudos sobre o funcionamento de leilões e promoverem novos formatos de atuação destes eventos para possibilitar a comercialização de itens que geralmente não tinham boa performance nesse tipo de negociação.

Formação universitária

A carreira de Robert Wilson dentro do universo das Ciências Econômicas já começa na renomada Universidade de Harvard onde concluiu o seu bacharelado em 1959, aos 22 anos de idade. Apenas 2 anos depois concluiu MBA, e novamente dois anos depois, em 1964, aos 27 anos, concluía seu DBA (Doutorado em Administração de Empresas) também em Harvard.

Após a extensa formação acadêmica, Robert Wilson iniciou sua trajetória profissional também dentro do universo acadêmico como professor na Stanford Graduate School of Business. Ao longo de sua carreira como professor em Stanford, assumiu as cadeiras de Economia e de Gestão Corporativa. Nesse meio tempo, elaborou e publicou mais de 100 artigos científicos.

Ao longo de sua vida como professor universitário, Robert Wilson foi bastante sucedido, tanto que foi nomeado professor honorário nas Universidades de Chicago e na Norwegian School of Economics, respectivamente em 1995 e 1986. Além de professor, Robert Wilson também foi diretor do Stanford Institute of Theoretical Economics, de 1993 a 1995.

Dentre os artigos que produziu, o mais famoso é o “The Theory of the Syndicates”. Datado de 1968, o paper inspirou uma geração de estudantes de cursos como Economia, Finanças e Contabilidade.

Nele, Robert Wilson estudava um grupo de indivíduos apostadores de loteria, os quais, compartilhavam entre si o risco eficiente em Pareto. Ou seja, o risco para que o apostador com bilhete premiado ganhe na loteria, todos os outros percam o dinheiro apostado. E, analisando-os, buscava identificar quais eram as condições as quais a utilidade esperada dos apostadores de loteria descreveria o comportamento destes.

Um dos principais responsáveis para que o economista se tornasse um grande pesquisador da Teoria dos Jogos foi o seu mentor Howard Raiffa. Este foi o responsável por introduzir Wilson à Teoria de Decisão, a qual dentro de sua abordagem e conteúdos, trata sobre a Teoria dos Jogos.

Prêmio Nobel de Economia de 2020

Teoria dos leilões

Paul Migram e Robert Wilson ganharam juntos o Nobel de Economia de 2020, no dia 12 de outubro daquele ano. O trabalho desenvolvido por ambos era a melhoria da teoria dos leilões e invenções de novos formatos de leilões.

Como já sabemos, os leilões são um modelo de venda de qualquer produto onde o bem apresentado é arrematado pelo participante que der o maior lance. À luz da economia, Wilson e Migram queriam saber qual o ponto de equilíbrio dos lances do leilão que maximizariam a receita do proprietário do bem que está sendo leiloado.

Para isto, eles tiveram que teorizar e desenvolver um modelo que compreendesse e explicasse o comportamentos dos participantes do leilão. A partir disso, eles conseguiram identificar como os participantes do leilão poderiam evitar a maldição do vendedor, ou seja, pagar mais do que o produto vale por conta da euforia no momento do leilão gerado pelo leiloeiro.

Desse modo, explicava como se saíam aquelas participantes do leilão que possuíam maior expertise em identificar o valor do produto que buscava no leilão.

Um forte destaque da pesquisa elaborada por Robert Wilson e Paul Migram é que eles não só destrincharam economicamente os funcionamentos dos leilões, como também aprimoram seu falho desenvolvimento em casos bem particulares, como leilão de bens que dificilmente são vendidos ou até mesmo fora desse formato de venda.

Outro ponto importante é que os novos modelos de leilões adaptados que ambos desenvolveram na pesquisa se davam à luz da economia, pois os modelos que eles propuseram geravam utilidade praticamente a todos os participantes envolvidos. Não é atoa que governos pelo mundo decidiram adotar os leilões desenvolvidos por Robert Wilson e Paul Migram, como o leilão de frequências de rádio do governo estadunidense, em 1994.

Há quem desacredite da importância da tese elaborada por esses economistas, mas diferente do que a maioria da população pensa, os leilões possuem influência direta na economia. Afinal, não muito comuns entre as pessoas físicas, os leilões são corriqueiramente utilizados pelos agentes econômicos (pessoas jurídicas), os quais respondem por boa parte do funcionamento da economia e dos equilíbrios de mercado dos bens transacionados.

O próprio presidente do comitê de premiação do Nobel de Economia, Peter Fredriksson reportou em nota que o fato de Robert Wilson e Paul Milgram levarem sua teoria à aplicação prática, e por conseguinte colherem resultados positivos ocasionando em sua dispersão global, trouxe inúmeros benefícios à sociedade.

Frases de Robert Wilson

Descobri que muitos dos problemas da análise econômica poderiam ser resolvidos usando as técnicas da teoria da decisão multi-pessoa, incluindo a teoria dos jogos.

A modalidade [dos leilões] ganhou forte impulso na internet, não só em sites de compra e venda, mas em transições financeiras.

Queria contribuir com a teoria básica sobre como pessoas racionais analisam problemas de decisão complexos.

A complexidade dos modelos [de análise econômica] dificultava seu uso em estimativas empíricas; eram necessárias melhores técnicas de modelagem e análise.

Não deixe de conferir o canal do TC School no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Pablo Paz
Pablo Paz
Estagiário do TradersClub
Estudante de Economia da UFPB e membro do Projeto Quantum

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub