Rubens Menin, investidor e fundador da MRV Engenharia

Apresentaremos a biografia de Rubens Menin Teixeira de Souza, fundador da MRV Engenharia e controlador da companhia, com mais de 37% de participação nas ações ordinárias (MRVE3), além de atual presidente do Conselho de Administração. Seu filho, Rafael Nazareth Menin Teixeira de Souza, é o atual CEO da Companhia.

Se liga neste material bacana que preparamos para você, dividido nos seguintes tópicos:

  • Quem é Rubens Menin Teixeira de Souza
  • MRV Engenharia (MRVE3)
  • O empresário Rubens Menin
  • Dicas de empreendedorismo
  • Frases de Rubens Menin

Boa leitura!

Rubens Menin Teixeira de Souza

Rubens Menin Texeira de Souza nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 12 de março de 1956. Vindo de uma família de classe média, o trabalho sempre esteve presente na vida de Menin. Segundo ele, trabalhou como engraxate e lavador de carros, abordando vizinhos e moradores do bairro a fim de ganhar uns “trocados”. Com isso, afirma ter aprendido a importância de economizar desde cedo e carrega essa filosofia para a sua vida.

Formação

Estudou no Colégio Estadual Central e posteriormente cursou a faculdade de Engenharia Civil na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Com o avanço nos estudos no curso de Engenharia da UFMG, conseguiu um emprego para trabalhar na construtora do seu primo, a Veja Engenharia, da qual se tornou sócio, dando início à carreira como empresário no ramo da construção civil.

A MRV Engenharia

A carreira de Rubens Menin como empresário começa após concluir a formação universitária. Após a graduação em Engenharia Civil, na UFMG, os 22 anos de idade, se torna sócio de seu primo – seu antigo empregador – e funda a MRV Engenharia, em 1979. Sua primeira empreitada foi a construção de casas de alvenaria no bairro de Vila Clóris, em Belo Horizonte.

É daí que surge a MRV Engenharia, acrônimo dos sócios Mário Menin (M), Rubens Menin (R) e Veja Engenharia (V). A ideia era focar no setor da construção civil, com foco no público de menor renda (classe baixa/média).

Segundo o empresário Rubens Menin, o segmento era chamado de “patinho feio”, aja visto que o Brasil passara por diversas crises internas e externas e o difícil acesso a financiamento de imóveis não ajudava. Dessa forma, o histórico do segmento indicava que as empresas que mais prosperavam tinham como público-alvo as classes A e B, as quais dependiam menos de financiamento imobiliário.

Em entrevista, Rubens Menin relata que no início das atividades, o PIB brasileiro oscilava muito. Em suas palavras, “começamos a MRV em 1979 e o PIB caiu 4,5% naquele ano. Respiramos um pouquinho, e depois caímos ainda mais. Era igual caranguejo: um passo pra frente, um pra trás. Fomos vivendo de crise em crise”.

O executivo diz que não tinha parâmetros de desempenho e nem sabia como melhorar, especialmente por conta da dependência do setor de infraestrutura em geral ao desempenho Produto Interno Bruto de um País, sem contar a inflação do período, a qual chegou a taxas de 233,5% de média anual de 1980 a 1989, segundo a FIPE.

As coisas começam a melhorar para o setor da construção civil, e para a empresa, com a estabilização do câmbio e a criação do Plano Real, em 1994. A partir desse momento, os empresários não poderiam mais ter como desculpas a instabilidade monetária.

Em 2009, com o programa público de subsídios e taxas de juros mais baixas para o financiamento habitacional de baixa renda, o “Minha Casa, Minha Vida”, a MRV Engenharia toma outras proporções. Especialista com custos e processos que envolvem moradias populares, a MRV nadou de braçada durante esse período e se tornou a maior empresa do setor de construção Civil na Bovespa (B3), com R$ 8,2 bilhões de valor de mercado (dados de março de 2021).

Rubens Menin, o empresário

O empresário expandiu seus negócios para outras áreas, realizando investimentos em empresas de comunicação, fintechs e no setor imobiliário, como um todo. Em 2019, conseguiu licenciamento da marca CNN para trazer o canal de telejornalismo para o Brasil junto ao ex-diretor e vice-presidente de jornalismo da Record, Douglas Tavolaro.

Rubens Menin Teixeira de Souza é especialmente investidor no segmento de fintechs, com a participação aproximadamente 8% nas ações ordinárias do Banco Inter S.A. (BIDI4) e no segmento de galpões logísticos, com participação na Log Commercial Properties, como Presidente do Conselho de Administração. Além disso, tem investimentos no exterior (Estados Unidos) também no ramo da construção civil, bem como a criação da Urbamais Desenvolvimento Urbano, em 2012.

Para o investidor Rubens Menin, um dos segredos que mantiveram a MRV de pé até os dias atuais, foi a capacidade de se inovar constantemente, estando o negócio sempre aberto às novas tecnologias. Estes são os pontos fortes da MRV numa análise SWOT. Hoje, a construtora conta com mais de 80 startups trabalhando em parceria com o objetivo de trazer mais segurança e eficiência à construção civil.

Patrocínio esportivo

Além de investimentos em empresas dos mais diversos segmentos da economia, Rubens Menin investe no esporte. Como torcedor fanático do clube de futebol Atlético Mineiro, a empresa MRV é a patrocinadora do clube, além de já ter patrocinado Bruno Senna, na Fórmula 1.

Rubens Menin também atua na política, sendo um dos fundadores do “Instituto Muda Brasil”, um movimento sem vinculação político partidário que nasceu como protesto dos escândalos do mensalão, em 2006.

Como reconhecimento por seu empreendedorismo, em 2018, Rubens Menin recebeu o prêmio de “empreendedor do ano” – World Entrepreneur Of The Year, da Ernst & Young, sendo considerado o primeiro empreendedor da América do Sul a vencer o prêmio, criado em 1986.

Além disso, no mesmo ano, a empresa MRV Engenharia ganhou o Prêmio Whow!. Além de vencedora, se consagrando a maior companhia com potencial de inovação do segmento de construção civil, a MRV ficou em 28º lugar no ranking geral da premiação.

Frases de Rubens Menin

Dicas de empreendedorismo

O sucesso da empresa é construído a base de muita dedicação.”

Se eu ficar trancado na minha sala, perco metade da visão que tenho hoje sobre a empresa.”

O empreendedor precisa saber trabalhar sua mão de obra.”

O segredo do sucesso é manter o foco.”

Toda empresa de muito sucesso tem foco bem definido.”

O empreendedor tem que saber que horas ele vai virar a chave, quando vai ser mais agressivo ou mais conservador. E esse ‘quando’ é difícil.”

Precisamos estar conscientes de que a inteligência é maior fora da empresa que dentro dela.”
“Propósito é uma palavra mágica.”

Não deixe de conferir o canal do TC School no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Daniel Santos
Daniel Santos
Estagiário do TradersClub
Graduando em Ciências Contábeis pela UFRN Ex-membro da Liga de Finanças e vencedor do 1º Campeonato de Análise Fundamentalista do TC.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub