Steve Jobs, um dos fundadores da Apple Inc.

Apresentamos a biografia de Steve Jobs, um dos fundadores da Apple Inc. ao lado de Steve Wozniak e Mike Markkula, e um dos criadores do “Macintosh”, “iPhone”, entre outros aparelhos da Apple.

Ícone para profissionais da geração Z (nascidos a partir da década de 1990), Steve Jobs, por meio de suas ideias criativas e gestão arrojada, deixou um legado imenso para todos que gostam de tecnologia.

Inovação distingue um líder de um seguidor”. Com frases de efeito como esta, a história de vida do empreendedor é uma inspiração. No texto a seguir, falamos sobre a sua infância, educação, formação, projetos em tecnologia, empresas, filmes, frases e livros.

Se liga neste material bacana que preparamos pra você! Está dividido da seguinte forma:

  • Quem foi Steve Jobs
  • Formação de Steve Jobs
  • Apple Computer Inc.
  • Filme Jobs
  • Frases de Steve Jobs

Steve Jobs

Steven Paul Jobs nasceu no dia 24 de março de 1955 em São Francisco, Califórnia. Filho de Joanne Schieble Jandali Simpson e Abdulfattah Jandali, foi adotado por Paul Reinhold Jobs e Clara Hagopian Jobs e mudou-se para Palo Alto.

A adoção ocorreu por questões religiosas. Os avós maternos de Jobs não aceitam o relacionamento da filha Joanne com Abdulfattah. Dessa forma, o bebê vai à adoção.

Entretanto, com todo cuidado, a mãe de Steve Jobs acompanha o processo e exige que os pais adotivos garantam a educação para o filho, visto que os mesmos não possuem formação superior.

O pai adotivo era mecânico e foi uma grande influência para Steve Jobs começar a se interessar por eletrônica. O jovem Jobs passava os dias conversando com vizinhos que trabalhavam na mesma área, afinal a região do Vale do Silício já vinha tornando-se polo tecnológico e muitos profissionais atuavam com componentes eletrônicos.

Um destes vizinhos era o engenheiro Larry Lang, que futuramente iria lhe conseguir um emprego para trabalhar na HP – Hewlett-Packard.

Foi nesta década que conheceu Steve Wozniak, estudante de eletrônica e engenheiro especialista em circuitos integrados na HP. Os dois tornaram-se grandes amigos.

Formação de Steve Jobs

No ano de 1972, Steve Jobs ingressou no curso de Física na Universidade Reed College, em Oregon – Portland, Estados Unidos. Estudou apenas o primeiro semestre e não chegou a concluir a formação.

O gosto por componentes eletrônicos fez com que Jobs torna-se um jovem inventor. Ele passava horas procurando sucatas de eletrônicos para juntar peças que pudessem ser reaproveitadas.

Apple Computer Inc.

Dessa forma, em 1976 ao lado de Wozniak fundou a Apple Computer Inc.

Batizado de “Apple I”, com apenas uma placa mãe, passaram a vender o primeiro protótipo de computador pessoal do mundo. E logo venderam as primeiras máquinas custando US$ 500 cada.

Com o capital da venda do primeiro lote de computadores pessoais, os jovens investiram e montaram uma verdadeira fábrica de computadores em uma garagem.

No ano seguinte, em 1977, a equipe lançou o “Apple II”, mais moderno, incluindo mouse e um disco rígido interno. Steve Jobs tinha sempre o desafio de tornar o protótipo cada vez menor em tamanho, com mais eficiência tecnológica.

Macintosh

Finalmente em janeiro de 1984 é lançado o “Macintosh” competindo com os computadores pessoais da IBM. Foi nesta época que por desavenças internas, Steve Jobs deixa a Apple.

A partir daí, todos já conhecem o sucesso dos produtos desenvolvidos pelo time da Apple, liderado por Steve Jobs até 1985, quando deixou a companhia por desavenças internas. Na ocasião, a Apple havia acabado de lançar o “Macintosh”, competindo com os computadores pessoais da IBM.

Em 1997, Jobs retornou à Apple, tornando-se CEO. Permaneceu no cargo até 2009 quando passou a liderança da empresa para Tim Cook para cuidar da saúde.

Neste segundo momento na companhia, Steve Jobs passa a desenvolver cada vez mais produtos inovadores, como o iPod, o iPhone e o iPad. Todo esforço valeu a pena, e a Apple que estava em crise, consolidou-se com uma empresa de ponta.

Jobs gostava de dizer que os computadores pessoais e outros acessórios eletrônicos deveriam ser simples o suficiente para que qualquer pessoa pudesse tornar-se usuário.

O empreendedor de fato construiu uma visão de simplicidade no mercado tecnológico. Como Steve Jobs gostava de dizer e repetir “it just works” (ou simplesmente funciona).

Morte de Steve Jobs

Steve Jobs foi diagnosticado com um câncer raro no pâncreas em 2004 e veio a falecer em 5 de outubro de 2011.

Jobs teve 4 filhos – Lisa Jobs, com sua primeira namorada Chrisann Brennan, e Erin Jobs, Eve Jobs e Reed Jobs com Laurene Powell Jobs, sua esposa, com quem se casou em 2011.

Filme Jobs (2013)

Frases de Steve Jobs

“Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona”

“Eu quero colocar uma marca no universo”

“Inovação distingue um líder de um seguidor.”

“Ser o homem mais rico do cemitério não me interessa. Ir para a cama à noite dizendo que fizemos algo maravilhoso, isso importa para mim.”

“Às vezes, a vida bate com um tijolo na sua cabeça. Não perca a fé.”

“É melhor ser pirata do que entrar na Marinha.”

“As coisas não precisam mudar o mundo para serem importantes.”

“Trocava toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates.”

“Se tu o desejas, podes voar, só tens de confiar muito em ti.”

redator seo
Danilo Hadek
Analista de conteúdo do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub