Walter J. Schloss, gestor do fundo WJS Partnership - TC

Walter J. Schloss, grande investidor e gestor

No artigo a seguir, apresentaremos a biografia de Walter J. Schloss, investidor norte-americano e um grandes gestores de fundos de investimento da década de 1940. Adepto da escola de value investing, é discípulo dos professores Benjamin Graham e David Dodd.

Ao longo do texto, vamos discorrer sobre as aspirações, desafios e conquistas do investidor, bem como investimentos, ações, estratégias, método, fortuna e livros de Walter Schloss. Para facilitar a leitura, dividimos o artigo nos seguintes tópicos:

  • Quem foi Walter J. Schloss
  • A WJS Partnership
  • Livros de Walter Schloss
  • Frases de Walter J. Schloss

Boa leitura!

Quem foi Walter J. Schloss

Walter J. Schloss nasceu em 28 de agosto de 1916, na cidade de Nova York. Veio a falecer aos 95 anos de idade, em 2012, vítima de leucemia. Diferentemente de seus amigos Benjamin Graham e Warren Buffett, Walter Schloss não adveio do meio acadêmico.

Aos 18 anos começou a trabalhar em Wall Street como runner (um iniciante que trabalha no pregão de uma Bolsa de Valores entregando ordens de compra e venda), e como estava envolvido naquele ambiente, teve a oportunidade de fazer um curso ministrado por Benjamin Graham, o qual já conhecia devido ao livro Security Analysis, na New York Stock Exchange Institute. No curso, Walter Schloss teve a oportunidade de conhecer pessoas como Gus Levy – futuro presidente do Goldman Sachs.

Após o curso, Walter Schloss se interessou pela área de investimentos e finanças e acabou indo trabalhar entre os anos de 1940 e 1950 na Graham-Newman Partnership, fundo de investimento de Benjamin Graham e Jerome Newman. Lá conheceu um dos grandes amigos que teve na vida, Mr. Warren Buffett.

Uma curiosidade para o nosso leitor é que nesse meio tempo, Walter Schloss chegou a ingressar nas forças armadas, servindo por quatro anos o exército americano durante a Segunda Guerra Mundial.

Em depoimento póstumo, Buffett comentou que Walter Schloss era um investidor único, com suas próprias filosofias de investimento e que pessoas ao seu redor, como o próprio Buffett, apesar de toda a reputação, não tinham influência em suas decisões.

O WJS Partnership

O fundo de investimentos de Walter Schloss

Em 1955 Walter deixa seu trabalho na Graham-Newman Partnership para abrir o seu próprio fundo de investimentos, o WJS Partnership. Como gestor, continuou seguindo a escola de ensinamentos do value investing, perpetuando os ensinamentos de Benjamin Graham.

Quando perguntado sobre o que um investidor mediano deveria fazer para investir bem, W. Schloss responde: “comprar companhias que não possuam muita dívida, comprar quando as companhias estiverem negociando a um preço baixo em relação ao seus ativos, lucros e dividendos. O problema é quando a ação começa a cair, as pessoas se desesperam.

Estratégias e método de investimento

Em suas estratégias e método de investimento, Walter Schloss considerava avaliar algumas características na hora de comprar uma ação:

  1. Companhias com ativos reais e com quase nenhuma dívida, promovendo uma alta margem de segurança em caso de falência;
  2. Ação com 20% ou mais de desconto em relação “book value” (valor dos ativos contabilizados no balanço patrimonial da companhia). Ele calculava com base na conta de disponibilidades e ativos tangíveis, em geral;
  3. Um bom dividend yield;
  4. Executivos que acreditam no negócio, que possuam participação acionária e que não recebam um salário exagerado;
  5. Não tenha medo de ter um caixa alto – de não ter 100% do patrimônio sempre investido em algum ativo; e
  6. Comprar ações depois de cortes de dividendo.

O fundo de investimentos de W. Schloss ficou ativo por 45 anos e ao longo dessas 4 décadas e meia, geriu o capital de 92 investidores, os quais obtiveram um retorno médio anual de 15,3% contra 10% do S&P 500. O fundo apenas foi fechado em 2000 – Walter administrou o capital de seus investidores por mais 3 anos antes de encerrar completamente suas atividades.

Após o fechamento do fundo, o empresário deixa as atividades como gestor para se tornar tesoureiro da Freedom House, um grupo sem fins lucrativos com o objetivo de promover a Democracia e os Direitos Humanos.

Warren Buffett chama seu amigo de “super investidor”. Viveu e sobreviveu nada menos do que a 17 bear markets. O maior investidor do século XX se refere ao amigo como uma prova em carne e osso de que a hipótese de mercado eficiente não existe. Quando perguntado, Walter Schloss costuma dizer, “…bem, não gosto de perder dinheiro.

Livros de Walter Schloss

Schloss foi citado em revistas como a “The Superinvestors of Graham-and-Doddsville” publicada pela Columbia Business School Magazine, por Warren Buffett, como sendo um dos maiores discípulos do filosofia de investimento da escola de value investing, um verdadeiro value-minded investor.

Em 2003, Walter publica o livro de sua autobiografia. Entitulado “The Memoirs of Walter J. Schloss“, explicando o que o fez tornar-se um grande investidor e como ele lidava com os investimentos em ações e outros ativos do mercado financeiro, além de relatos acerca de sua trajetória dentro da escola de análise fundamentalista.

Além disso, Walter é citado em vários artigos de revistas e entrevistas ao longo de sua carreira.

Frases de Walter Schloss

It’s an irrational world, so you can’t always do things logically.” Tradução livre: “É um mundo irracional, então você nem sempre pode fazer as coisas logicamente.”

…Basically we like to buy stocks which we feel are undervalued, and then we have to have the guts to buy more when they go down…and that’s really the history of Ben Graham…” Tradução livre: “…Basicamente, gostamos de comprar ações que achamos que estão subvalorizadas, e então temos que ter a coragem de comprar mais quando elas caem … e essa é realmente a história de Ben Graham…”

One of the tricks of this business is, keep your losses down.” Tradução livre: “Um dos truques deste negócio é manter suas perdas baixas.”

I’m not very good on timing. In fact, I’ve stayed away from it.” Tradução livre: “Eu não sou muito bom em acertar o momento certo. Na verdade, passei longe nesse quesito.”

When I buy a stock, I have kind of an idea where I want to sell it.” Tradução livre: “Quando eu compro uma ação, costumo já ter uma ideia de onde quero vendê-la.”

When it comes to investing, my suggestion is to first understand your strengths and weaknesses, and then devise a simple strategy so that you can sleep at night!” Tradução livre: “Quando se trata de investir, minha sugestão é primeiro entender seus pontos fortes e fracos, e então traçar uma estratégia simples que te permita dormir tranquilo à noite!”

Não deixe de conferir o canal do TC School no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Daniel Santos
Daniel Santos
Estagiário do TradersClub
Graduando em Ciências Contábeis pela UFRN Ex-membro da Liga de Finanças e vencedor do 1º Campeonato de Análise Fundamentalista do TC.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub