Warren Buffett: o maior investidor do século XX

No texto a seguir apresentamos a biografia de Warren Buffett, o maior investidor do mundo. Falamos sobre sua educação, formação, sociedades e amigos do mercado de ações, o projeto da Berkshire Hathaway e as empresas que ele investe.

Autor de frases de efeito, citado em centenas de livros e até personagem principal de documentário autobiográfico, o maior investidor do mundo é também um homem simples, bem-humorado e filantrópico. “Preço é o que você paga. Valor é o que você ganha”. Quem investe na bolsa de valores certamente já ouviu a célebre frase de Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo.

Se liga neste material bacana que preparamos pra você! Está dividido da seguinte forma:

Boa leitura!

frases warren buffett

A famosa frase de Buffett é quase um mantra para os investidores fundamentalistas

Warren Edward Buffet

Nascido no dia 30 de agosto de 1930, no estado de Nebraska, Estados Unidos, Warren Buffett figura entre os maiores investidores do planeta. O empresário ganhou o apelido de “oráculo de Omaha”, sua cidade natal, e ficou famoso por ter sido um dos investidores mais bem sucedidos do século XX.

Warren Buffett é o principal acionista e CEO do Berkshire Hathaway, holding com dezenas de empresas, que vão desde seguradoras, fábricas, restaurantes, companhias aéreas, tecnologia, bancos e serviços públicos de energia elétrica, gás e ferrovias.

O jovem Warren Buffett

Desde criança Warren já demonstrava interesse por números, matemática financeira e juros compostos. Buffet sempre foi bastante competitivo, até mesmo em brincadeiras infantis, como bolinha de gude. Gostava de calcular a velocidade das esferas de vidro com um cronômetro.

Warren Buffett nasceu em pleno crash de Wall Street, no auge da queda da Bolsa de Nova York, em 1929. Seu pai, Howard Buffett era corretor no mercado financeiro e perdeu o emprego em 1931. Com uma reserva de emergência na poupança, Mr. Buffett pai começou um pequeno negócio de investimentos. Warren era o filho do meio e o único menino do casal Howard Buffett e Leila Buffet.

O pai costumava viajar bastante à Nova York, e trazia fantasias para os filhos, o que entusiasma especialmente o garoto Warren, apelidado de “espoleta” pelo pai. Aos domingos o jovem investidor costumava ir no escritório do pai e brincavam, ele e sua irmã mais nova — Bertie Buffett, com calculadoras antigas. Em um destes finais de semana disse à ela que se tornaria milionário antes dos 30 anos.

Foi no escritório do pai que Warren Buffett começou a ler livros sobre investimentos. E diz ter lido todos, até mais de uma vez. Imaginem que com menos de 12 anos de idade já lia grandes teóricos do mercado de ações, como Benjamin Graham. Aos 13 anos declarou seu primeiro imposto de renda, afirmando ao fisco americano que sua bicicleta e relógio eram essenciais para o seu trabalho de entregador, pedindo restituição do imposto pago pelos itens adquiridos.

Como Warren Buffett ficou rico?

Warren Buffett começou a trabalhar cedo. Ganhava dinheiro vendendo garrafas de Coca-Cola, revistas e jornais pela vizinhança. Segundo ele, entregava 500 jornais ao dia, ganhando apenas um centavo por exemplar entregue. Entretanto, o que mais o motivava era pensar nos juros compostos poupando e investindo o dinheiro ganho.

warren buffett frases

Frase de Warren Buffett, investidor fundamentalista

Acima, a frase de Warren Buffett inspira o investidor da renda variável. Afinal, se você confia na empresa em que está investindo, basta deixar o tempo fazer o resto do trabalho. Ao longo de sua juventude, Warren Buffett trabalhou bastante ao lado do pai, amigos e sócios, como Charlie Münger. Fez fortuna na bolsa de valores, mas podemos dizer que ficou rico mesmo com o seu trabalho, vendendo de tudo de casa em casa, batendo de porta em porta na pequena cidade no coração dos EUA.

O jovem Buffett adquiriu cedo o hábito da leitura, e ainda adolescente se interessou por uma balança que funcionava com moedas. E foi assim que começou um de seus primeiros empreendimentos: balanças de pesagem. Ele e um amigo compraram o aparelho e estrategicamente decidiram colocá-lo em um ponto comercial movimentado da cidade.

Como gostava de matemática financeira, montava tabelas de juros compostos para saber quando teria dinheiro suficiente para comprar uma nova máquina e expandir o empreendimento. A ideia deu tão certo que os sócios começaram a investir no negócio e depois de muito trabalho, tinham balanças em inúmeros pontos da cidade. Com o dinheiro ganho deste projeto, fez seu primeiro investimento em ações em viagem com seu pai à Nova York.

Formação de Warren Buffett

Foi nesta época que o pai virou congressista. Naquela eleição americana todos na casa de Buffett eram republicanos, e fizeram ampla campanha eleitoral para o pai, especialmente a mãe, uma mulher bastante sociável. Leila Buffett, a mãe de Warren, sofria de crises de enxaqueca e ficava muito irritada, o que deixava as crianças aflitas. Contudo, ela era muito competitiva e ótima em matemática. Era capaz de fazer contas mais rápido do que as antigas máquinas calculadoras. Segundo as irmãs, o jovem Buffett herdou dela tais habilidades.

Formação de Warren Buffett, o grande investidor do século XX

Certa vez, Warren fugiu de casa com alguns colegas da escola, mas foi localizado pela polícia em poucas horas. Em casa, seu pai não lhe deu bronca, apenas disse que ele poderia ter feito melhor. O próprio Buffett atesta que o pai confiava nele mesmo quando errava, e isso o fortificou para se tornar o grande investidor do século. Antes de terminar o high school o jovem já acumulava a riqueza de US$ 90 mil. Parece que desde sempre ele alimenta a ideia de uma de famosas frases de Warren Buffett:

“A primeira regra é não perder dinheiro. A segunda regra é nunca esquecer a primeira regra”.

Bacharel em Administração

Com o emprego no Capitólio, a família mudou-se para Washington-DC. Contudo, na cidade, especialmente na escola, o jovem Buffett não se adaptou e acabou perdendo o interesse pelos estudos. Ele gostava de irritar os professores. Uma curiosidade é que ao saber que seus mestres estavam comprando ações de telefonia da AT&T, fez uma operação a descoberto das ações da empresa na bolsa para ganhar apostando na queda do preço.

Comprou um lote de ações e levou à nota da corretora na sala dos professores, de pirraça. Ele sabia o que estava fazendo, entendia onde estava investindo. Aliás, até achava divertido ganhar dinheiro na bolsa. Com uma inteligência acima da média, Warren Buffett terminou a high school aos 16 anos.

Entretanto, apenas ingressou na Universidade de Nebraska por incentivo do pai. Em 1950, aos 19 anos, formou-se bacharel em Administração. Após a formação, Warren Buffett tentou especialização em Harvard Business School – foi reprovado na entrevista de seleção e afirma ter sido uma das melhores coisas que lhe aconteceu.

Mestrado em Economia e Finanças

Afinal, acabou ingressando no mestrado em Economia na Columbia Business School, tendo aulas com Benjamin Graham e David Dodd. Ou seja, os mesmos analistas e autores dos livros que costumava ler no escritório do pai Howard Buffett, como “O Investidor Inteligente”. Posteriormente, já em Nova York, fez curso de Finanças.

Nas aulas com Graham aprendeu sobre value investing, teoria sobre valor intrínseco e margem de segurança. É um fundamento essencial em seu jeito de investir. Para quem está começando na bolsa é um mindset essencial, pois a principal característica do value investing é aliar a rentabilidade do longo prazo com empresas de valor que estão com suas ações negociadas abaixo do preço que de fato vale.

Warren Buffett e a Berkshire Hathaway

No início da década de 1960, Warren Buffett começou a comprar ações da Berkshire Hathaway, uma empresa do setor têxtil. Com a queda dos preços foi comprando mais e mais ações até adquirir 49% da companhia em 1965 e trocar a diretoria.

Gráfico das ações da Berkshire Hathaway | Fonte: Google

Em pouco tempo ampliou os negócios da empresa, transformando-a na holding que é hoje. A Berkshire Hathaway tem, hoje, participações em muitas empresas renomadas, como American Express, Coca-Cola, Duracell e Gillette.

Warren Buffett é o único empresário que começou uma empresa do zero, estando entre as 10 maiores fortunas da lista de 500 empresas com mais capital acumulado segundo a revista Forbes. Nos corredores da sede da Berkshire Hathaway, há um quadro com capas antigas do The New York Times com momentos de pânico na bolsa como uma forma de lembrar de que no mercado financeiro tudo pode acontecer.

Os jornais foram comprados pelo próprio empresário em uma biblioteca local e são considerados como “arte educativa”, nas palavras de Buffett. Por curiosidade, vale a pena ler os relatórios técnicos do conglomerado desde 1977, muitos deles escritos pelo próprio Warren Buffett. Confira o gráfico com o histórico do preço das ações (BERK34) acima.

Quais ações Buffett tem na carteira

Dentre as ações que tem Warren Buffett tem na carteira, destacamos a Apple (sua maior participação), Kraft Heinz, IBM, Coca-Cola, Philips 66, General Motors, e nas companhias aéreas Delta, Southwest e American. Porém, estas últimos se desfez em março de 2020.

frases warren buffett

Algumas ações da carteira de W. Buffett

Com a crise do covid-19, Warren Buffett vendeu recentemente ações de bancos do seu portfólio e vem comprando ações de uma mineradora de ouro canadense, a Barrick Gold. É um homem de visão, talvez seja hora de investir em ouro?

Por fim, para quem ainda é iniciantes na bolsa de valores ou até mesmo para quem já investidor na renda variável, Warren Buffett, é sem dúvida, um dos grandes nomes do mercado de ações. Espelhar-se nestas personalidades da renda variável, é motivador.

Fortuna de Warren Buffett

Warren Buffett já foi o homem mais rico do planeta. Obteve o título em disputa com o amigo Bill Gates, em 2008. Com 90 anos de idade, comemorado em agosto de 2020, o multimilionário norte americano possui fortuna estimada em cerca de US$ 80 bilhões. E, apesar de ter sofrido grandes prejuízos por conta da pandemia, ainda mantém a quarta posição na lista de bilionários, segundo a Forbes:

NET WORTH OVER TIME

Patrimônio líquido ao longo do tempo do investidor Warren Buffett

Em abril de 2020, o patrimônio de Warren Buffett caiu para US$ 67.5 bilhões, ainda segundo a publicação da revista norte americana.

Livros sobre Warren Buffett

Warren Buffett é personagem central de inúmeros livros sobre grandes investidores. Um dos mais emblemáticos é a sua biografia “Bola de Neve: Warren Buffett e o negócio da vida”, da escritora Alice Schroeder. O livro revela o segredo do sucesso do multimilionário, que seria investir dinheiro em empresas com boa governança corporativa e reinvestir os lucros em outras boas empresas. Ademais, jamais tomar dinheiro emprestado.

Outro livro recomendado é um clássico da literatura financeira – “O jeito Warren Buffett de investir: Os segredos do maior investidor do mundo”, de Robert G. Hagstrom e Maria Silvia Mourão Netto. Para saber mais sobre a história de Warren Buffett, vale a pena conferir o documentário “Como ser Warren Buffett“, uma produção da HBO.

Melhores frases de Warren Buffett

“Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo”

“Veja as flutuações de mercado como uma amiga e não como uma inimiga, lucre com suas bobagens e não participe delas”

“Tenha medo quando as pessoas estão gananciosas, seja ganancioso quando as pessoas têm medo”

“O mercado foi feito para transferir dinheiro dos impacientes para os pacientes”

“Risco vem de você não saber o que está fazendo”

“não tenho, nunca tive, e não penso em ter”

Esta última frase de Warren Buffett ganhou os sites de notícia brasileiros – por meio de comunicado, a Berkshire Hathaway desmentiu as informações divulgadas de que Buffett teria comprado ações IRBR3.

Amigos do mercado financeiro

Suzan Buffett, primeira esposa

Warren conheceu Suzan ainda na faculdade e logo começaram a namorar. Casaram-se em 1952 e tiveram 3 filhos — Susan, Howard e o caçula Peter. Em 1958 comprou a casa em que mora até hoje. A ex-esposa de Warren Buffett teve câncer bucal e complicações da doença a levaram a morte, em 2004.

Durante o tratamento, ele viajava todos os finais de semana até o hospital para ficar ao lado dela. E ao longo da internação, ambos contribuíram com milhares de dólares em pesquisas para a doença. Ela era ativista dos direitos civis. Em 2006, Buffett casou-se com Astrid Menks, sua colega de trabalho da Berkshire Hathaway, e continua com ela até hoje.

Warren Buffett e Bill Gates

Warren Buffett e Bill Gates são amigos de longa data, e tem projetos filantrópicos juntos. Em 2010, a parceria lançou a campanha Giving Pledge, uma grande ação social com objetivo de fazer os bilionários do mundo todo doarem parte de suas fortunas para causas solidárias, seja em vida ou em morte. Projetos como este mostram que os melhores e maiores investidores do mundo não são apenas ricos, mas ostentam valores e humanidade.

Por fim, uma curiosidade em relação à dieta de Warren Buffett: é conhecido por ser aquele vô “formiga”. Com paladar de criança, adora McDonald’s, Coca-Cola, sorvete e guloseimas. Vale lembrar também que Warren Buffett não é adepto às redes sociais, portanto qualquer perfil no Instagram, Twitter ou Facebook certamente é fake. Mr Buffett diz ter enviado um único e-mail em sua vida toda. Contudo, para quem admira este grande investidor vale seguir postagens #WarrenBuffett no Instagram.

redator seo
Danilo Hadek
Redator do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub