Zeina Latif, investidora e consultora de investimentos

Apresentamos a biografia de Zeina Latif, ex- economista chefe da XP e consultora na Gibraltar Consultoria. A executiva possui trajetória profissional robusta, tendo ocupado cargos importantes em grandes bancos e instituições financeiras.

Falamos sobre a sua formação, currículo até chegar na XP, influência e a atuação das mulheres no mercado financeiro, investimentos, livros e frases. Portanto, se liga nesse conteúdo que preparamos para você. Está dividido nos seguintes tópicos:

  • Quem é Zeina Latif
  • Trajetória profissional
  • Economista-Chefe da XP Investimentos
  • Influência de Zeina Latif: mulheres no mercado financeiro
  • Frases de Zeina Latif

Boa leitura!

Quem é Zeina Latif

Zeina Latif nasceu em 1967 na cidade de Campinas, SP. Cursou faculdade de Economia na Universidade de São Paulo (USP), onde após a formação, fez mestrado e doutorado.

A decisão de carreira de Zeina foi fortemente incentivada pela conjuntura econômica do Brasil na década de 1980. Nessa época, o país vivia em um descontrole de inflação e crises sucessivas, o que despertou em Zeina a curiosidade em estudar conceitos de economia e finanças.

Em entrevista, a economista diz que uma das coisas que tem certeza que herdara de seus pais fora a ética no trabalho, pois tudo que ela conseguiu conquistar em sua carreira profissional veio do trabalho do patriarca da família.

Além disso, sua mãe saiu do interior de São Paulo para estudar na capital paulista em uma época que não era comum uma mulher fazer faculdade. O valor aos estudos foram decisivos para a sólida a formação de Zeina em Economia.

Zeina Latif: trajetória profissional

A vida profissional de Zeina Latif começa nos tempos da pós graduação, tendo iniciado a carreira acadêmica como professora de economia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, onde lecionou por 2 anos.

Já como pesquisadora no Instituto de Pesquisas Econômicas da USP , onde fez o mestrado e o doutorado, permaneceu até o ano 2.000. Ao todo, Zeina exerceu atividades ligadas à pesquisa científica e à academia por 7 anos.

A carreira no mercado financeiro de fato, começa como economista-sênior da Tendências Consultoria Integrada, uma empresa de consultoria econômica especializada em atender clientes dos mais variados setores e segmentos, identificando riscos e oportunidades de negócios e investimentos.

Economista chefe

Em 2002 Zeina assumiu o cargo de economista-chefe no banco espanhol, Bilbao Vizcaya (BBVA), onde permaneceu por aproximadamente um ano. O cargo trouxe reconhecimento à Zeina, e, em julho de 2003, a executiva recebe a proposta para ser a economista-chefe do HSBC Asset Management, onde permaneceu até 2005.

Após a passagem pelo HSBC, Zeina Latif ingressa no ABN-Amro Real, assumindo o mesmo cargo, onde ficou por mais 2 anos. De 2008 a 2010 atuou no IGN Bank, um banco neerlandês que oferece produtos para o varejo, private banking, banco de investimentos, comercial, seguros e asset management.

Foi apenas em 2010 que Zeina Latif atua em cargo diferente do qual estava acostumada. A executiva assume o cargo de economista-sênior do Royal Bank of Scotland – um dos maiores bancos do Reino Unido, protagonista do filme “The Bank That Almost Broke Britain”.

Já em 2012, Zeina Latif passa a atuar na Gibraltar Consultoria, uma empresa especializada em serviços de consultoria na área de economia, (semelhante ao seu primeiro emprego no mercado financeiro na Tendências Consultoria Integrada) onde permanece até os dias atuais como consultora de investimentos. Zeina também escrever artigos em coluna sobre economia para o jornal Estado de São Paulo.

Economista chefe da XP Investimentos

Zeina Latif ingressou na XP em 2014, onde permaneceu como economista chefe até o início de 2020. Na época, algumas revistas noticiaram que Zeina Latif teria sido demitida da XP por conta de opiniões contrárias ao governo Bolsonaro.

Fato é que a investidora ficou na instituição por cerca de seis anos, onde teve papel relevante na consolidação da empresa como a principal corretora de investimentos do país. Ao jornal Correio Braziliense ela afirmou, “Momento de seguir meu caminho. Ciclo se completou”.

Influência de Zeina Latif

Mulheres no mercado financeiro

É possível afirmar que poucas pessoas assumiram tantos postos de alta influência e renome como Zeina Latif o fez durante sua carreira no mercado financeiro. Já é sabido que o mercado financeiro é composto predominantemente por homens e repleto de preconceito e machismos contra as mulheres.

Para ela, o pior tipo de preconceito não é aquele em que alguém se surpreende ao saber que uma mulher está assumindo aquele cargo, mas o preconceito velado, o qual uma relação de trabalho não consegue avançar e fica implícita uma barreira entre os profissionais.

Para Zeina Latif, comentários machistas e cantadas desrespeitosas não a incomodam, pois uma hora, a mulher saberá resolver a situação. O que a deixa preocupada é ver mulheres que desejam crescer na companhia e não são ouvidas em um ambiente machista.

Zeina Latif é, sem dúvida, um grande exemplo de mulher bem sucedida no mercado financeiro. O reconhecimento veio em 2006, quando foi eleita pela Revista Forbes como uma das mulheres mais influentes do mercado financeiro no Brasil. Além disso, neste mesmo ano também é condecorada como a melhor economista-chefe pela Ordem dos Economistas do Brasil.

Frases de Zeina Latif

A educação não é apenas uma questão moral, mas também de crescimento econômico. Deveria interessar a todos.”

Se fôssemos acompanhar o aumento de gastos, teríamos de criar uma cpmf por ano. E mesmo assim não adiantaria.

As empresas têm de se adaptar aos negócios online. Mas esse novo consumidor é mais exigente e elas vão ter de fazer um esforço para atendê-lo.”

Não deixe de conferir o canal do TC School no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Daniel Santos
Daniel Santos
Estagiário do TradersClub
Graduando em Ciências Contábeis pela UFRN Ex-membro da Liga de Finanças e vencedor do 1º Campeonato de Análise Fundamentalista do TC.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub