Perfil TC: Geraldo Alckmin assume viés reformista em programa econômico

- Agenda econômica: acredita na redução de gastos e diminuição do tamanho do Estado como formas de alavancar o crescimento e a participação do setor privado na economia. Tem como meta zerar o déficit primário até 2020 eliminando isenções tributárias, cortando estatais e racionalizando tributos.
- Reforma da Previdência: pretende fazê-la nos primeiros seis meses de governo. Defende um regime previdenciário unificado.
- Reforma tributária: defende a simplificação tributária e quer apresentar esta reforma junto com a da Previdência. Quer criar um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) para substituir ICMS, ISS, PIS, Cofins e IPI.
- Reforma trabalhista: é favorável e não pretende retomar a contribuição sindical.
- Autonomia do Banco Central: não é prioridade para ele, mas defende a autonomia da autarquia e a manutenção de Ilan Goldfajn como presidente.
- Estatais: pretende privatizar a área de refino da Petrobras e os campos maduros, para que a petroleira possa se concentrar na exploração do pré-sal. Não vai privatizar o Banco do Brasil. Defende parcerias com o setor privado para atrair investimentos.
- Equipe econômica: é assessorado por Pérsio Arida e Edmar Bacha.
Créditos da imagem: Wilson Dias/Agência Brasil
DISCLAIMER: este texto foi elaborado com declarações públicas do candidato e/ou assessores e equipe econômica.