Mover

Apagão no Amapá pode impactar no Marco do Gás

Postado por: TC Mover em 09/11/2020 às 18:32

Brasília, 09 de novembro – As consequências imediatas do apagão que atinge o estado do Amapá poderão ser sentidas na votação do Marco do Gás, com o eventual apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a maior participação estatal no fomento à infraestrutura de gasodutos, confirmaram à TC Mover fontes que acompanham a crise no Parlamento. 

O apagão e as eleições municipais

O novo marco está pronto para o plenário e integra a lista de reformas que o Planalto articula para pautar depois do primeiro turno das eleições municipais.

Por esta razão, consideramos que esta possibilidade é, por enquanto, apenas uma forma do senador Alcolumbre, cujo irmão concorre à prefeitura da capital, Macapá, pressionar o governo a dar um ponto final à situação. 

Durante o fim de semana, ele afirmou que vai exigir da Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, uma investigação das responsabilidades da concessionária local, Isolux, para que a empresa perca a concessão e a Eletronorte assuma o controle da subestação de energia no Amapá.

De olho na governabilidade, o presidente Jair Bolsonaro planeja ir ao Amapá, onde a eletricidade voltou, mas com rodízio e intervalos de seis horas, conforme o Valor.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Guillermo Parra-Bernal e Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais