Mover

Após instalação de CPI, Jair Bolsonaro critica isolamento, STF e governadores

Postado por: TC Mover em 14/04/2021 às 14:50
CPI - Jair Bolsonaro

São Paulo, 14 de abril – Um dia depois da leitura de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, que investigará ações e omissões de seu governo no combate à pandemia, o presidente Jair Bolsonaro voltou a fazer duras críticas a medidas de restrição a circulação, aos ministros do Supremo Tribunal Federal, STF, e a governadores e prefeitos.

 

CPI deveria investigar repasses de verbas federais aos estados, defendeu o presidente

Segundo ele, os efeitos econômicos dos confinamentos serão graves e mais latentes que os da pandemia. Em conversa com apoiadores, Jair Bolsonaro disse ainda que a abertura da comissão serve “apenas para atingir o presidente”.

O presidente repetiu que o governo federal fez repasses milionários aos representantes estaduais, e, por isso, a CPI deveria investigar “quem recebeu o dinheiro”. Para Jair Bolsonaro, as decisões dos ministros do STF se baseiam em convicções partidárias e causarão “enorme crise” no país.

 

Plenário do STF deve manter decisão que levou à instalação da CPI

Ainda na conversa com apoiadores, Jair Bolsonaro não entrou em detalhes, mas disse por duas vezes que está “aguardando o povo” para tomar providências contra as decisões do STF e do Congresso.

Os ministros do STF iniciaram às 14h00 uma sessão para considerar se mantêm a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que determinou a instalação da CPI diretamente ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A tendência é que a decisão seja mantida pelo plenário do Supremo.

Ainda hoje, o plenário do STF começará a avaliar a validade da decisão do ministro Edson Fachin, que anulou os processos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligados a casos no âmbito da operação Lava Jato. Com a decisão, o político ficou liberado para concorrer nas eleições de 2022.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Lucia Boldrini e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Ministro da Saúde anuncia 15 milhões de doses da Pfizer para primeiro semestre

Pandemia, cenário macro atrasam retomada de educacionais, diz Bradesco BBI

Mansano: Inflação no radar de investidores e consumidores

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais