TC Mover
Mover

Autonomia do BC deve reproduzir maioria que elegeu Lira, dizem fontes

Postado por: TC Mover em 09/02/2021 às 16:40
Autonomia do BC

Brasília, 9 de fevereiro – O projeto de autonomia do Banco Central deve ser aprovado com cerca de 300 votos, uma reprodução da maioria formada para eleger Arthur Lira presidente da Câmara, reforçando a tendência de reaglutinação do centro político em torno dele e para sinalizar fortemente pelo avanço da pauta econômica, disseram à TC Mover duas fontes próximas ao governo no Congresso.

Apenas a oposição discorda do mérito, que manterá o texto do projeto de autonomia votado pelo Senado, em que foi incluída, entre os objetivos secundários da autoridade monetária, a busca pelo pleno emprego.

Texto será votado na quarta-feira após acordo da base do governo

A base do governo na Câmara fechou um acordo para votar amanhã o projeto de autonomia. Os deputados analisam a partir das 15h00 desta tarde um pedido de urgência para a proposta, que prevê mandatos fixos de quatro anos, não coincidentes com os do chefe do Poder Executivo, para os dirigentes do BC.

De acordo com o relator, o deputado Sílvio Costa Filho, seu parecer sobre a autonomia do Banco Central já obteve concordância do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do próprio presidente da instituição, Roberto Campos Neto.

Marco do Câmbio será analisado no mesmo dia do projeto de autonomia do BC

Além da autonomia do BC, outro projeto que pode ser finalizado hoje é o novo Marco do Câmbio, cujo texto-base foi aprovado no ano passado, faltando a análise dos destaques. O parecer aprovado aumenta o limite de dinheiro vivo que cada passageiro pode portar ao sair ou entrar no país.

Os deputados decidirão se a nova legislação também permitirá aos bancos e instituições financeiras nacionais investirem no exterior recursos captados no Brasil ou em outros países, assim como usar esses recursos para financiar ou emprestar em território nacional ou no estrangeiro.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Kariny Leal e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Lira marca instalação da Comissão de Orçamento para quarta-feira

Itaú BBA vê Banco Inter (BIDI11) no índice MSCI em revisão trimestral

Especial: Para investidores, Autonomia do BC terá impacto limitado em ativos

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais