TC Mover
Mover

Baleia Rossi será o candidato de Maia, diz TV; PT resiste ao nome

Postado por: TC Mover em 23/12/2020 às 17:00

Brasília, 23 de dezembro – O deputado Baleia Rossi será o candidato do bloco liderado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para sua sucessão em fevereiro de 2021, segundo a CNN Brasil. 

O nome do presidente nacional do MDB teria sido definido em reunião nesta tarde por dirigentes do DEM, PSDB, MDB, Cidadania e PSL, o grupo original de Maia, e das legendas de esquerda PT, PCdoB, PDT, PSB, PV e Rede. Na semana passada, estes partidos anunciaram uma aliança para derrotar o candidato da base governista, Arthur Lira, do Centrão.

Impasse com escolha de Baleia para eleição

No entanto, havia resistências importantes na bancada petista para endossar o nome de Baleia, pela vinculação do MDB com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Isto pode gerar turbulências na composição, segundo uma fonte que acompanha as articulações. 

Com a bancada dividida, inclusive com setores dispostos a apoiar Lira, o PT ensaiava apresentar ao bloco de Maia um nome para concorrer pelo grupo, conforme diversas agências.

Bloco de Maia conseguiu superar obstruções da base aliada

Nas últimas sessões da Câmara, o bloco de Maia e a oposição, unificados, conseguiram superar com facilidade obstruções realizadas pela base aliada e a impor reveses a esta, como na votação que proibiu repasses do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica para o ensino privado, quando chegou a alcançar 280 votos. São necessários 257 para eleger o sucessor de Maia.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Kariny Leal e Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais