Mover

Baleia tem sido mais governista que Lira em votações

Postado por: TC Mover em 23/12/2020 às 18:46

Brasília, 23 de dezembro – O deputado Baleia Rossi, do MDB, seguiu orientação da Liderança do Governo na Câmara em 90% das votações, segundo o Radar do Congresso Em Foco. Baleia foi anunciado há pouco como o candidato do bloco de partidos de centro e esquerda liderado pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia, a quem a cadeira ainda pertence. Já Arthur Lira, candidato da base aliada, acompanhou o Palácio do Planalto em 88% das votações, menos que Baleia, conforme o portal.

Assim, é possível afirmar que o presidente nacional do MDB tem sido mais governista que o nome do próprio governo para o comando da Câmara. Nesta semana, Maia disse que a aliança dos partidos de centro com os de esquerda não incluía acordos sobre a pauta econômica. 

Fiscal deve ser divisor de água

Porém, a proximidade dos índices de lealdade ao Planalto entre Baleia e Lira confirma tendência apontada pelo líder do governo, Ricardo Barros, de que os nomes colocados com chances de suceder a Maia são aliados da agenda liberal do Poder Executivo. A questão fiscal a ser resolvida em 2021 poderá ser o divisor destas águas. 

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Melina Flynn e Letícia Matsuura
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais